O design universal na editoração de material didático como agente motivador e estimulador da autoeficácia para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiziotto, Simone Aparecida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-04072013-093527/
Resumo: No contexto da Educação a Distância Superior no Brasil, o material didático tem figurado como um dos principais recursos, no qual, realiza-se a aplicação dos pressupostos do design universal para a aprendizagem, que se trata de um modelo de universalização que propõem o oferecimento de andaimes que visem a eliminar as barreiras desnecessárias, sem eliminar os desafios necessários para beneficiar/proporcionar a aprendizagem do maior número possível de alunos. Ressalta-se que a motivação e a autoeficácia para a aprendizagem tem sido utilizadas em trabalhos brasileiros que as apresentam como importantes dimensões de aprendizagem. Contudo, há escassez de pesquisas que avaliem e mensurem os efetivos impactos destas dimensões no processo de aprendizagem permeado por implementações de propostas didáticas baseadas em princípios do design universal para a aprendizagem. O presente trabalho tem, portanto, o objetivo de avaliar o impacto dos princípios do design universal para a aprendizagem nas dimensões de motivação e autoeficácia do processo de aprendizagem em cursos superiores de Educação a Distância. Portanto, propõem a incorporação de princípios do design universal para a aprendizagem por meio da implementação de quatro propostas didáticas (leitura ou audição voz feminina ou masculina de texto; videoaula convencional ou com legenda parcialmente ambientada; controle de velocidade da expectação da videoaula; fórum com participação escrita, falada ou gravada com imagem e som) na editoração do material didático e testa sua aplicabilidade e efetividade para aumentar os índices de a motivação e a autoeficácia para a aprendizagem. A pesquisa é multimodal e foi arquitetada como um experimento verdadeiro, no modelo de pré-teste/pós-teste, utilizando-se os instrumentos Escala de Motivação Acadêmica e a Escala de Autoeficácia Acadêmica Percebida para aplicação em uma amostra de 238 alunos de cursos EAD de uma IES brasileira. Os resultados qualitativos e quantitativos apresentados evidenciam o potencial do design universal para melhoria dos índices de autoeficácia para a aprendizagem e da motivação, em uma proposta que visa mais que permitir a participação, mas possibilitar o sucesso de todos!
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spelling O design universal na editoração de material didático como agente motivador e estimulador da autoeficácia para a aprendizagemThe universal design in publication of courseware as motivator factor and stimulator of self-efficacy for learningAutoeficácia para a aprendizagemDesign universal para a aprendizagemDistance learningEducação a distância (EAD)Educação superiorEducational materialHigher educationInclusãoInclusionMaterial didáticoMotivaçãoMotivationSelf-efficacy for learningUniversal design for learningNo contexto da Educação a Distância Superior no Brasil, o material didático tem figurado como um dos principais recursos, no qual, realiza-se a aplicação dos pressupostos do design universal para a aprendizagem, que se trata de um modelo de universalização que propõem o oferecimento de andaimes que visem a eliminar as barreiras desnecessárias, sem eliminar os desafios necessários para beneficiar/proporcionar a aprendizagem do maior número possível de alunos. Ressalta-se que a motivação e a autoeficácia para a aprendizagem tem sido utilizadas em trabalhos brasileiros que as apresentam como importantes dimensões de aprendizagem. Contudo, há escassez de pesquisas que avaliem e mensurem os efetivos impactos destas dimensões no processo de aprendizagem permeado por implementações de propostas didáticas baseadas em princípios do design universal para a aprendizagem. O presente trabalho tem, portanto, o objetivo de avaliar o impacto dos princípios do design universal para a aprendizagem nas dimensões de motivação e autoeficácia do processo de aprendizagem em cursos superiores de Educação a Distância. Portanto, propõem a incorporação de princípios do design universal para a aprendizagem por meio da implementação de quatro propostas didáticas (leitura ou audição voz feminina ou masculina de texto; videoaula convencional ou com legenda parcialmente ambientada; controle de velocidade da expectação da videoaula; fórum com participação escrita, falada ou gravada com imagem e som) na editoração do material didático e testa sua aplicabilidade e efetividade para aumentar os índices de a motivação e a autoeficácia para a aprendizagem. A pesquisa é multimodal e foi arquitetada como um experimento verdadeiro, no modelo de pré-teste/pós-teste, utilizando-se os instrumentos Escala de Motivação Acadêmica e a Escala de Autoeficácia Acadêmica Percebida para aplicação em uma amostra de 238 alunos de cursos EAD de uma IES brasileira. Os resultados qualitativos e quantitativos apresentados evidenciam o potencial do design universal para melhoria dos índices de autoeficácia para a aprendizagem e da motivação, em uma proposta que visa mais que permitir a participação, mas possibilitar o sucesso de todos!In the context of distance higher education in Brazil, the courseware has figured as one of the main resources in which executes the application of the assumption of universal design for learning, which it is about a template of universalization that propose the offering of \"scaffoldings\" that aim to eliminate the unnecessary barriers, without eliminating the necessary challenges to benefit/provide the learning of the greatest number of students as possible. It is noteworthy that the Motivation and Self Efficacy for Learning has been used in Brazilian works that present as important dimensions of learning. However, there is a shortage of searches that evaluate and measure the actual impact of these dimensions in the learning process permeated by implementations of didactic proposals based on the principles of universal design for learning. The present project has therefore the objective to evaluate the impact of the principles of universal design for learning in the dimensions of motivation and self-efficacy of the learning process in distance higher education courses. Propose the incorporation of principles of the universal design for learning through the implementation of four didactic proposals (reading or listening - female or male voice - text; conventional video lesson or partially acclimated with subtitles; video lesson expectation speed control; board with participation written, spoken or recorded with image and sound) on courseware publication and test its applicability and effectiveness to increase the rates of motivation and self-efficacy for learning. The research is multimodal and is architected as a true experiment, in the template of pre-test/pos-test, using the instruments of Academic Motivation Scale and the Scale of Perceived Academic Self-efficacy for using in a sample of 238 students of EAD courses of a Brazilian Institute of Higher Education. The qualitative and quantitative results presented highlight the potential of universal design to improve rates of self efficacy for learning and motivation, in a proposal that aims more than to allow participation, but enable the success of all!Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira Neto, José Dutra deTiziotto, Simone Aparecida2013-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-04072013-093527/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-04072013-093527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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description No contexto da Educação a Distância Superior no Brasil, o material didático tem figurado como um dos principais recursos, no qual, realiza-se a aplicação dos pressupostos do design universal para a aprendizagem, que se trata de um modelo de universalização que propõem o oferecimento de andaimes que visem a eliminar as barreiras desnecessárias, sem eliminar os desafios necessários para beneficiar/proporcionar a aprendizagem do maior número possível de alunos. Ressalta-se que a motivação e a autoeficácia para a aprendizagem tem sido utilizadas em trabalhos brasileiros que as apresentam como importantes dimensões de aprendizagem. Contudo, há escassez de pesquisas que avaliem e mensurem os efetivos impactos destas dimensões no processo de aprendizagem permeado por implementações de propostas didáticas baseadas em princípios do design universal para a aprendizagem. O presente trabalho tem, portanto, o objetivo de avaliar o impacto dos princípios do design universal para a aprendizagem nas dimensões de motivação e autoeficácia do processo de aprendizagem em cursos superiores de Educação a Distância. Portanto, propõem a incorporação de princípios do design universal para a aprendizagem por meio da implementação de quatro propostas didáticas (leitura ou audição voz feminina ou masculina de texto; videoaula convencional ou com legenda parcialmente ambientada; controle de velocidade da expectação da videoaula; fórum com participação escrita, falada ou gravada com imagem e som) na editoração do material didático e testa sua aplicabilidade e efetividade para aumentar os índices de a motivação e a autoeficácia para a aprendizagem. A pesquisa é multimodal e foi arquitetada como um experimento verdadeiro, no modelo de pré-teste/pós-teste, utilizando-se os instrumentos Escala de Motivação Acadêmica e a Escala de Autoeficácia Acadêmica Percebida para aplicação em uma amostra de 238 alunos de cursos EAD de uma IES brasileira. Os resultados qualitativos e quantitativos apresentados evidenciam o potencial do design universal para melhoria dos índices de autoeficácia para a aprendizagem e da motivação, em uma proposta que visa mais que permitir a participação, mas possibilitar o sucesso de todos!
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