Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fábio Luís Alves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-31082006-160603/
Resumo: O trabalho inicia apresentando a teoria econômica, incluindo as teorias empresariais e das estruturas de mercado e constrói um alinhamento entre estratégia de negócios e de formação de preços, explorando os principais conceitos derivados. Estes conceitos terão sua aplicabilidade verificada através de estudos de casos em empresas nacionais. Estes estudos exploram empresas de diferentes mercados com produtos ou serviços em diferentes estágios de ciclo de vida. As análises pretendem mostrar como alinhar as estratégias de negócio e competição das empresas e suas estratégias e táticas operacionais de formação de preços. Os resultados obtidos indicam que apesar das empresas procurarem alinhar seus objetivos estratégicos com os objetivos de formação de preço ainda há possíveis oportunidades no uso de técnicas e conceitos em dimensões estratégicas específicas de seu negócio, bem como oportunidades advindas da integração e estruturação destes processos.
id USP_4aaa73ef54d295fcc178d1832b821859
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31082006-160603
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.Multiple case studies on business and pricing strategies alignment.estratégiaspreçopricingstrategyO trabalho inicia apresentando a teoria econômica, incluindo as teorias empresariais e das estruturas de mercado e constrói um alinhamento entre estratégia de negócios e de formação de preços, explorando os principais conceitos derivados. Estes conceitos terão sua aplicabilidade verificada através de estudos de casos em empresas nacionais. Estes estudos exploram empresas de diferentes mercados com produtos ou serviços em diferentes estágios de ciclo de vida. As análises pretendem mostrar como alinhar as estratégias de negócio e competição das empresas e suas estratégias e táticas operacionais de formação de preços. Os resultados obtidos indicam que apesar das empresas procurarem alinhar seus objetivos estratégicos com os objetivos de formação de preço ainda há possíveis oportunidades no uso de técnicas e conceitos em dimensões estratégicas específicas de seu negócio, bem como oportunidades advindas da integração e estruturação destes processos.The work initiates introducing the economic theory, including the managerial and market structures theories and builds an alignment between business and pricing strategies, exploring the main derived concepts. These concepts are to be verified through a multiple case study in Brazilian companies. These studies explore companies acting in different market structures with products and services in different life cycle stages. The analyses intend to show how to align company’s business and competition strategies with its pricing strategies and operational tactics. The gotten results indicate that despite the companies are looking for the alignment between its strategical and pricing objectives they still have improvements opportunities derived from the use of techniques and concepts in specific strategical dimensions of its business, as well as of the integration and organization of these processes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Reinaldo Pacheco daPereira, Fábio Luís Alves2006-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-31082006-160603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-31082006-160603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
Multiple case studies on business and pricing strategies alignment.
title Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
spellingShingle Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
Pereira, Fábio Luís Alves
estratégias
preço
pricing
strategy
title_short Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
title_full Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
title_fullStr Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
title_full_unstemmed Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
title_sort Estudo de casos sobre o alinhamento entre as estratégias empresariais e de formação de preços.
author Pereira, Fábio Luís Alves
author_facet Pereira, Fábio Luís Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Reinaldo Pacheco da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fábio Luís Alves
dc.subject.por.fl_str_mv estratégias
preço
pricing
strategy
topic estratégias
preço
pricing
strategy
description O trabalho inicia apresentando a teoria econômica, incluindo as teorias empresariais e das estruturas de mercado e constrói um alinhamento entre estratégia de negócios e de formação de preços, explorando os principais conceitos derivados. Estes conceitos terão sua aplicabilidade verificada através de estudos de casos em empresas nacionais. Estes estudos exploram empresas de diferentes mercados com produtos ou serviços em diferentes estágios de ciclo de vida. As análises pretendem mostrar como alinhar as estratégias de negócio e competição das empresas e suas estratégias e táticas operacionais de formação de preços. Os resultados obtidos indicam que apesar das empresas procurarem alinhar seus objetivos estratégicos com os objetivos de formação de preço ainda há possíveis oportunidades no uso de técnicas e conceitos em dimensões estratégicas específicas de seu negócio, bem como oportunidades advindas da integração e estruturação destes processos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-31082006-160603/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-31082006-160603/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091223499046912