Práticas lúdicas na formação vocal em teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eugênio Tadeu
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar e discutir a relevância de práticas vocais lúdicas na formação de estudantes de licenciatura e bacharelado do curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste estudo, os jogos tradicionais e a reflexão sobre esses procedimentos foram os propiciadores dessa experiência formativa. Tivemos como fundamentos os princípios da formatividade; o conceito e a estrutura do jogo como fenômeno cultural; a vocalidade originada na unidade psicofísica do sujeito e no meio social em que ele vive; os aspectos da musicalidade presentes no jogo e no teatro e a sala de aula universitária como espaço privilegiado para a construção do conhecimento. Diante dos dados, observamos que a situação lúdica tradicional contribuiu para a formação vocal dos estudantes, levando-os à compreensão e à apropriação dos parâmetros sonoros, de atitudes técnicas na emissão de voz e na exploração de suas potencialidades vocais durante o jogo e as cenas em sala de aula. O jogo, ao compor o quadro de atividades na formação em teatro, amplia e diversifica as experiências dos estudantes, contribuindo para a compreensão e a apropriação de procedimentos vocais, tão necessários à atuação profissional desses sujeitos
id USP_4b64b1d1fae7332476cb8212279c4c73
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30082012-152236
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Práticas lúdicas na formação vocal em teatroExperiência vocal lúdicaJogo tradicional e vozPedagogia do TeatroPedagogy of the TheatrePrática vocalTraditional game and voiceVocal play experienceVocal practiceA pesquisa teve como objetivo analisar e discutir a relevância de práticas vocais lúdicas na formação de estudantes de licenciatura e bacharelado do curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste estudo, os jogos tradicionais e a reflexão sobre esses procedimentos foram os propiciadores dessa experiência formativa. Tivemos como fundamentos os princípios da formatividade; o conceito e a estrutura do jogo como fenômeno cultural; a vocalidade originada na unidade psicofísica do sujeito e no meio social em que ele vive; os aspectos da musicalidade presentes no jogo e no teatro e a sala de aula universitária como espaço privilegiado para a construção do conhecimento. Diante dos dados, observamos que a situação lúdica tradicional contribuiu para a formação vocal dos estudantes, levando-os à compreensão e à apropriação dos parâmetros sonoros, de atitudes técnicas na emissão de voz e na exploração de suas potencialidades vocais durante o jogo e as cenas em sala de aula. O jogo, ao compor o quadro de atividades na formação em teatro, amplia e diversifica as experiências dos estudantes, contribuindo para a compreensão e a apropriação de procedimentos vocais, tão necessários à atuação profissional desses sujeitosThe research aimed to analyze and discuss the relevance of some playful vocal practices in the education of students in the graduation course of theater at the Fine Arts School in the Federal University of Minas Gerais. It was supported by some reflection on traditional games and their procedures. We have based our analysis on the following principles: formativeness, the concept and structure of the game as a cultural phenomenon, the vocality originated from the psychophysical unity of a person and his/her social environment, the musical aspects of the game and the drama studies, as well as the university classroom as a privileged space for the construction of knowledge. From the data analyzed, we have concluded that the playful aspect has contributed a lot on training the voice of such students. They could understand and appropriate the sound parameters, some technical attitudes in the use of their voice and in the exploration of their vocal potentiality during the activities involving games and scenes in the classroom. The playful vocal games, as part of the training activities in the theater curriculum, expand and diversify the students experiences, contributing to their understanding and appropriation of some vocal procedures, which are much necessaries for the professional performance of those peopleBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPupo, Maria Lúcia de Souza BarrosPereira, Eugênio Tadeu2012-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-30082012-152236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
title Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
spellingShingle Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
Pereira, Eugênio Tadeu
Experiência vocal lúdica
Jogo tradicional e voz
Pedagogia do Teatro
Pedagogy of the Theatre
Prática vocal
Traditional game and voice
Vocal play experience
Vocal practice
title_short Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
title_full Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
title_fullStr Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
title_full_unstemmed Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
title_sort Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
author Pereira, Eugênio Tadeu
author_facet Pereira, Eugênio Tadeu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eugênio Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência vocal lúdica
Jogo tradicional e voz
Pedagogia do Teatro
Pedagogy of the Theatre
Prática vocal
Traditional game and voice
Vocal play experience
Vocal practice
topic Experiência vocal lúdica
Jogo tradicional e voz
Pedagogia do Teatro
Pedagogy of the Theatre
Prática vocal
Traditional game and voice
Vocal play experience
Vocal practice
description A pesquisa teve como objetivo analisar e discutir a relevância de práticas vocais lúdicas na formação de estudantes de licenciatura e bacharelado do curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste estudo, os jogos tradicionais e a reflexão sobre esses procedimentos foram os propiciadores dessa experiência formativa. Tivemos como fundamentos os princípios da formatividade; o conceito e a estrutura do jogo como fenômeno cultural; a vocalidade originada na unidade psicofísica do sujeito e no meio social em que ele vive; os aspectos da musicalidade presentes no jogo e no teatro e a sala de aula universitária como espaço privilegiado para a construção do conhecimento. Diante dos dados, observamos que a situação lúdica tradicional contribuiu para a formação vocal dos estudantes, levando-os à compreensão e à apropriação dos parâmetros sonoros, de atitudes técnicas na emissão de voz e na exploração de suas potencialidades vocais durante o jogo e as cenas em sala de aula. O jogo, ao compor o quadro de atividades na formação em teatro, amplia e diversifica as experiências dos estudantes, contribuindo para a compreensão e a apropriação de procedimentos vocais, tão necessários à atuação profissional desses sujeitos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091204758896640