Práticas lúdicas na formação vocal em teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/ |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo analisar e discutir a relevância de práticas vocais lúdicas na formação de estudantes de licenciatura e bacharelado do curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste estudo, os jogos tradicionais e a reflexão sobre esses procedimentos foram os propiciadores dessa experiência formativa. Tivemos como fundamentos os princípios da formatividade; o conceito e a estrutura do jogo como fenômeno cultural; a vocalidade originada na unidade psicofísica do sujeito e no meio social em que ele vive; os aspectos da musicalidade presentes no jogo e no teatro e a sala de aula universitária como espaço privilegiado para a construção do conhecimento. Diante dos dados, observamos que a situação lúdica tradicional contribuiu para a formação vocal dos estudantes, levando-os à compreensão e à apropriação dos parâmetros sonoros, de atitudes técnicas na emissão de voz e na exploração de suas potencialidades vocais durante o jogo e as cenas em sala de aula. O jogo, ao compor o quadro de atividades na formação em teatro, amplia e diversifica as experiências dos estudantes, contribuindo para a compreensão e a apropriação de procedimentos vocais, tão necessários à atuação profissional desses sujeitos |
id |
USP_4b64b1d1fae7332476cb8212279c4c73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30082012-152236 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatroExperiência vocal lúdicaJogo tradicional e vozPedagogia do TeatroPedagogy of the TheatrePrática vocalTraditional game and voiceVocal play experienceVocal practiceA pesquisa teve como objetivo analisar e discutir a relevância de práticas vocais lúdicas na formação de estudantes de licenciatura e bacharelado do curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste estudo, os jogos tradicionais e a reflexão sobre esses procedimentos foram os propiciadores dessa experiência formativa. Tivemos como fundamentos os princípios da formatividade; o conceito e a estrutura do jogo como fenômeno cultural; a vocalidade originada na unidade psicofísica do sujeito e no meio social em que ele vive; os aspectos da musicalidade presentes no jogo e no teatro e a sala de aula universitária como espaço privilegiado para a construção do conhecimento. Diante dos dados, observamos que a situação lúdica tradicional contribuiu para a formação vocal dos estudantes, levando-os à compreensão e à apropriação dos parâmetros sonoros, de atitudes técnicas na emissão de voz e na exploração de suas potencialidades vocais durante o jogo e as cenas em sala de aula. O jogo, ao compor o quadro de atividades na formação em teatro, amplia e diversifica as experiências dos estudantes, contribuindo para a compreensão e a apropriação de procedimentos vocais, tão necessários à atuação profissional desses sujeitosThe research aimed to analyze and discuss the relevance of some playful vocal practices in the education of students in the graduation course of theater at the Fine Arts School in the Federal University of Minas Gerais. It was supported by some reflection on traditional games and their procedures. We have based our analysis on the following principles: formativeness, the concept and structure of the game as a cultural phenomenon, the vocality originated from the psychophysical unity of a person and his/her social environment, the musical aspects of the game and the drama studies, as well as the university classroom as a privileged space for the construction of knowledge. From the data analyzed, we have concluded that the playful aspect has contributed a lot on training the voice of such students. They could understand and appropriate the sound parameters, some technical attitudes in the use of their voice and in the exploration of their vocal potentiality during the activities involving games and scenes in the classroom. The playful vocal games, as part of the training activities in the theater curriculum, expand and diversify the students experiences, contributing to their understanding and appropriation of some vocal procedures, which are much necessaries for the professional performance of those peopleBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPupo, Maria Lúcia de Souza BarrosPereira, Eugênio Tadeu2012-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-30082012-152236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro |
title |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro |
spellingShingle |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro Pereira, Eugênio Tadeu Experiência vocal lúdica Jogo tradicional e voz Pedagogia do Teatro Pedagogy of the Theatre Prática vocal Traditional game and voice Vocal play experience Vocal practice |
title_short |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro |
title_full |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro |
title_fullStr |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro |
title_full_unstemmed |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro |
title_sort |
Práticas lúdicas na formação vocal em teatro |
author |
Pereira, Eugênio Tadeu |
author_facet |
Pereira, Eugênio Tadeu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Eugênio Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência vocal lúdica Jogo tradicional e voz Pedagogia do Teatro Pedagogy of the Theatre Prática vocal Traditional game and voice Vocal play experience Vocal practice |
topic |
Experiência vocal lúdica Jogo tradicional e voz Pedagogia do Teatro Pedagogy of the Theatre Prática vocal Traditional game and voice Vocal play experience Vocal practice |
description |
A pesquisa teve como objetivo analisar e discutir a relevância de práticas vocais lúdicas na formação de estudantes de licenciatura e bacharelado do curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste estudo, os jogos tradicionais e a reflexão sobre esses procedimentos foram os propiciadores dessa experiência formativa. Tivemos como fundamentos os princípios da formatividade; o conceito e a estrutura do jogo como fenômeno cultural; a vocalidade originada na unidade psicofísica do sujeito e no meio social em que ele vive; os aspectos da musicalidade presentes no jogo e no teatro e a sala de aula universitária como espaço privilegiado para a construção do conhecimento. Diante dos dados, observamos que a situação lúdica tradicional contribuiu para a formação vocal dos estudantes, levando-os à compreensão e à apropriação dos parâmetros sonoros, de atitudes técnicas na emissão de voz e na exploração de suas potencialidades vocais durante o jogo e as cenas em sala de aula. O jogo, ao compor o quadro de atividades na formação em teatro, amplia e diversifica as experiências dos estudantes, contribuindo para a compreensão e a apropriação de procedimentos vocais, tão necessários à atuação profissional desses sujeitos |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257506637676544 |