Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José Eduardo Borges de
Data de Publicação: 1976
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20240301-151241/
Resumo: O presente trabalho teve como objetivos, verificar qual dos métodos utilizados para reduzir a coroa do abacaxi, foi o melhor para as condições do Município de São Pedro, Estado de São Paulo, bem como a influência desta técnica sobre o peso e qualidade do fruto. Os métodos empregados foram: o mecânico (“espátula especial”) e o químico (ácido muriático). Os tratamentos testados foram os seguintes: 1 - Método mecânico em coroas de 4 cm de comprimento; 2 Método mecânico em coroas de 8 cm de comprimento; 3 Método químico em coroas de 4 cm de comprimento; 4 Método químico em coroas de 8 cm de comprimento; 5 - Testemunha para coroas de 4 cm de comprimento; 6 - Testemunha para coroas de 8 cm de comprimento. Pelos resultados obtidos conclui-se que: 1 - Os métodos empregados foram eficientes para reduzir a coroa. 2 O método químico é mais rápido, eficiente e econômico. 3 Nos tratamentos onde se aplicou o método mecânico, em 10%, dos casos houve necessidade de repetir a operação 4 - A redução da coroa não influenciou no peso e qualidade do abacaxi nas condições do Município de São Pedro, Estado de São Paulo.
id USP_4bdad6a400c5ae2afce6f601593bfff7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-151241
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”ABACAXI SMOOTH CAYENNEREDUÇÃO DA COROAO presente trabalho teve como objetivos, verificar qual dos métodos utilizados para reduzir a coroa do abacaxi, foi o melhor para as condições do Município de São Pedro, Estado de São Paulo, bem como a influência desta técnica sobre o peso e qualidade do fruto. Os métodos empregados foram: o mecânico (“espátula especial”) e o químico (ácido muriático). Os tratamentos testados foram os seguintes: 1 - Método mecânico em coroas de 4 cm de comprimento; 2 Método mecânico em coroas de 8 cm de comprimento; 3 Método químico em coroas de 4 cm de comprimento; 4 Método químico em coroas de 8 cm de comprimento; 5 - Testemunha para coroas de 4 cm de comprimento; 6 - Testemunha para coroas de 8 cm de comprimento. Pelos resultados obtidos conclui-se que: 1 - Os métodos empregados foram eficientes para reduzir a coroa. 2 O método químico é mais rápido, eficiente e econômico. 3 Nos tratamentos onde se aplicou o método mecânico, em 10%, dos casos houve necessidade de repetir a operação 4 - A redução da coroa não influenciou no peso e qualidade do abacaxi nas condições do Município de São Pedro, Estado de São Paulo.The present investigation intended to verify which was the best method of pinneaple crown reduction,in the conditions of Munic{pio de São Pedro, Estado de São Paulo, and the in:fluence of this technique on :fruit weight and quality. The methods used weref mechanical with “special spatula”, and chemioal, with oommeroial hydrochlorio acid, The treatments were: l - Mechanical 1n 4 cm crown lenght; 2 - Mechanical 1n 8 cm crown lenght; 3 Chemioal in 4 cm orown lenght; 4 Chemical in 8 cm orown lenght; 5 - Control for 4 cm orown lenght; 6 - Control for 8 cm crown lenght. From the results it was concludod thatr 1 - All methods used were efficient to pi."'lneaple orow:n reduc- tion. 2 - The chemioal method was faster, more effioient and eoono- mioal. 3 - In the mechanioal method it was neoessary to repeat the operation in 10% of the fruits. 4 - Pinneaple crow:n reduction did not influence neither waight nor quality of the fruits.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattos, Jairo Ribeiro deCarvalho, José Eduardo Borges de1976-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20240301-151241/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-27T16:50:03Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-151241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-27T16:50:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”
title Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”
spellingShingle Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”
Carvalho, José Eduardo Borges de
ABACAXI SMOOTH CAYENNE
REDUÇÃO DA COROA
title_short Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”
title_full Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”
title_fullStr Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”
title_full_unstemmed Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”
title_sort Redução da coroa do abacaxi (Ananas comosus L.) Merril, cultivar “Smooth Cayenne”
author Carvalho, José Eduardo Borges de
author_facet Carvalho, José Eduardo Borges de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Jairo Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José Eduardo Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv ABACAXI SMOOTH CAYENNE
REDUÇÃO DA COROA
topic ABACAXI SMOOTH CAYENNE
REDUÇÃO DA COROA
description O presente trabalho teve como objetivos, verificar qual dos métodos utilizados para reduzir a coroa do abacaxi, foi o melhor para as condições do Município de São Pedro, Estado de São Paulo, bem como a influência desta técnica sobre o peso e qualidade do fruto. Os métodos empregados foram: o mecânico (“espátula especial”) e o químico (ácido muriático). Os tratamentos testados foram os seguintes: 1 - Método mecânico em coroas de 4 cm de comprimento; 2 Método mecânico em coroas de 8 cm de comprimento; 3 Método químico em coroas de 4 cm de comprimento; 4 Método químico em coroas de 8 cm de comprimento; 5 - Testemunha para coroas de 4 cm de comprimento; 6 - Testemunha para coroas de 8 cm de comprimento. Pelos resultados obtidos conclui-se que: 1 - Os métodos empregados foram eficientes para reduzir a coroa. 2 O método químico é mais rápido, eficiente e econômico. 3 Nos tratamentos onde se aplicou o método mecânico, em 10%, dos casos houve necessidade de repetir a operação 4 - A redução da coroa não influenciou no peso e qualidade do abacaxi nas condições do Município de São Pedro, Estado de São Paulo.
publishDate 1976
dc.date.none.fl_str_mv 1976-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20240301-151241/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-20240301-151241/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257226458169344