Hommages op.18 à Frank Martin, Béla Bartók et Igor Strawinsky para oboé, cordas e tímpano ad libitum de Ernst Widmer - uma visão interpretativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18082021-074119/ |
Resumo: | O tema deste trabalho consiste na abordagem interpretativa da obra Hommages op. 18 à Frank Martin, Béla Bartók et Igor Strawinsky para oboé, cordas e tímpanos ad libitum de Ernst Widmer e foi construída a partir da observância de uma série de aspectos: analíticos, históricos e conceituais. A dedicatória da obra já mostra indícios de influências e foi primordial examinar como estas se manifestaram no texto musical. O trabalho dividese, basicamente, em duas partes. A primeira aborda o conceito de interpretação, execução e performance, bem como sua transformação ao longo da história. Essas modificações estão assinaladas dentro de um recorte histórico que compreende o espaço de tempo no qual os compositores homenageados viveram. A segunda propõe uma perspectiva de interpretação, construída e formatada através do processo analítico, que embasa as escolhas realizadas. Para tanto, foi utilizada a Teoria dos Conjuntos, ferramenta considerada adequada à analise dessa obra não tonal. O processo de investigação das influências que Widmer declara haver recebido daqueles compositores, ao longo de sua trajetória musical, mostrou-se fundamental para a construção de uma referência para cada um dos movimentos que compõem a obra. Foram utilizadas, para este trabalho, cópias dos manuscritos originais que permanecem, atualmente, mantidos na Suíça. Julgou-se oportuno situar a obra no cenário histórico no qual ela se insere, depois da vinda do compositor para o Brasil, assim como examinar outras peças compostas durante o mesmo período com a finalidade de se estabelecer uma visão mais ampla de seu estilo composicional. |
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