Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciente, Meryelle Nogueira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-15052009-153352/
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar hipóteses de destacados violoncelistas e professores de violoncelo sobre o processo de aprendizagem e o ensino da técnica e da interpretação do instrumento, com a finalidade de proporcionar importantes reflexões sobre o assunto, meios de pesquisa no instrumento, alem de ser uma iniciativa de pesquisa sobre e para o meio violoncelístico brasileiro. Fundamentalmente, este trabalho consiste na apreciação da literatura especifica sobre o instrumento, produzida, na maioria das vezes, por mestres consagrados. Isso foi complementado por entrevistas e por idéias transmitidas oralmente, por meio de aulas de violoncelo (talvez o mais importante por meio de transmissão de conhecimentos musicais), alem da experiência pessoal desta autora, em sua pratica docente. Resultou desta pesquisa uma grande quantidade de dados, divergentes e convergentes, sobre os inúmeros aspectos do estudo do violoncelo, tais como: maneiras de se pensar o estudo, relaxamento, postura, respiração, escolas de técnica de arco, vibrato, mão esquerda, construção a interpretação, assim como problemas referentes ao ensino e ao estudo do violoncelo no Brasil, bem como idéias para possíveis soluções.
id USP_4df9c1309ac9bd9ddcd511593b76dc45
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15052009-153352
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadoresAspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadoresAprendizagemCelloCordasEnsinoLearningStringsTeachingTechniqueTécnicaViolonceloO objetivo deste trabalho é apresentar hipóteses de destacados violoncelistas e professores de violoncelo sobre o processo de aprendizagem e o ensino da técnica e da interpretação do instrumento, com a finalidade de proporcionar importantes reflexões sobre o assunto, meios de pesquisa no instrumento, alem de ser uma iniciativa de pesquisa sobre e para o meio violoncelístico brasileiro. Fundamentalmente, este trabalho consiste na apreciação da literatura especifica sobre o instrumento, produzida, na maioria das vezes, por mestres consagrados. Isso foi complementado por entrevistas e por idéias transmitidas oralmente, por meio de aulas de violoncelo (talvez o mais importante por meio de transmissão de conhecimentos musicais), alem da experiência pessoal desta autora, em sua pratica docente. Resultou desta pesquisa uma grande quantidade de dados, divergentes e convergentes, sobre os inúmeros aspectos do estudo do violoncelo, tais como: maneiras de se pensar o estudo, relaxamento, postura, respiração, escolas de técnica de arco, vibrato, mão esquerda, construção a interpretação, assim como problemas referentes ao ensino e ao estudo do violoncelo no Brasil, bem como idéias para possíveis soluções.The goal of this to present ideas and hypothesis of remarkable cellists and professors of the cello about the learning process and the teaching of technique and interpretation of the instrument, with the objective of generating important reflections about these issues, ways of researching on the instrument, as well as being a first step towards research about and for Brazilian cellists. The ideas presented have been reached by bibliographical research, interviews, transmitted orally through cello lessons (perhaps the most important way of transmitting musical know ledge), and also obtained by the personal experience of this author over her teaching practice. A great amount of data has resulted from this research, including convergent and divergent ideas dealing with the innumerable aspects of the process of cello study, such as: ways of developing cello study, relaxation with the instrument, posture, breathing, schools of bow technique, vibrato, the left hand, construction of interpretation, problems encountered by those teaching and learning cello in Brazil, as well as ideas for possible solutions to those problems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLacerda, Marcos BrandaMaciente, Meryelle Nogueira2008-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-15052009-153352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-15052009-153352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
title Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
spellingShingle Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
Maciente, Meryelle Nogueira
Aprendizagem
Cello
Cordas
Ensino
Learning
Strings
Teaching
Technique
Técnica
Violoncelo
title_short Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
title_full Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
title_fullStr Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
title_full_unstemmed Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
title_sort Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas - educadores
author Maciente, Meryelle Nogueira
author_facet Maciente, Meryelle Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lacerda, Marcos Branda
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciente, Meryelle Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cello
Cordas
Ensino
Learning
Strings
Teaching
Technique
Técnica
Violoncelo
topic Aprendizagem
Cello
Cordas
Ensino
Learning
Strings
Teaching
Technique
Técnica
Violoncelo
description O objetivo deste trabalho é apresentar hipóteses de destacados violoncelistas e professores de violoncelo sobre o processo de aprendizagem e o ensino da técnica e da interpretação do instrumento, com a finalidade de proporcionar importantes reflexões sobre o assunto, meios de pesquisa no instrumento, alem de ser uma iniciativa de pesquisa sobre e para o meio violoncelístico brasileiro. Fundamentalmente, este trabalho consiste na apreciação da literatura especifica sobre o instrumento, produzida, na maioria das vezes, por mestres consagrados. Isso foi complementado por entrevistas e por idéias transmitidas oralmente, por meio de aulas de violoncelo (talvez o mais importante por meio de transmissão de conhecimentos musicais), alem da experiência pessoal desta autora, em sua pratica docente. Resultou desta pesquisa uma grande quantidade de dados, divergentes e convergentes, sobre os inúmeros aspectos do estudo do violoncelo, tais como: maneiras de se pensar o estudo, relaxamento, postura, respiração, escolas de técnica de arco, vibrato, mão esquerda, construção a interpretação, assim como problemas referentes ao ensino e ao estudo do violoncelo no Brasil, bem como idéias para possíveis soluções.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-15052009-153352/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-15052009-153352/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090739856998400