Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rita Maria Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78483
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_a4754395f4b5d487c77866348e935fe3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violonceloCooperative strategies for cello tecnhical learningAprendizagem cooperativaAutonomia do alunoEnsino do violonceloTécnica do violonceloCello teachingCello techniqueCooperative learningStudent autonomyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaNo presente projeto - Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo - integrado no Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho é abordada a aprendizagem cooperativa como estratégia a ser usada na disciplina de violoncelo. Tendo em conta o tempo disponível para a intervenção em período de estágio, optou-se por focar o projeto de investigação no estudo e promoção de atividades de desenvolvimento técnico e nos modos de abordar a técnica através da aprendizagem cooperativa, no sentido de criar discentes mais autónomos, conscientes e cooperantes. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola profissional artística e num conservatório regional de música nos grupos M25 e M32. Os objetivos do projeto foram proporcionar aos alunos uma maior autonomia e eficácia através do ensino cooperativo por pares e investigar estratégias e modelos de ensino cooperativo adequados à aprendizagem do violoncelo. As estratégias de intervenção passaram por desenvolver nos alunos competências de identificação de problemas, de audição crítica, competências expressivas e de prática em conjunto, e capacidades de autoavaliação e heteroavaliação. Quanto à componente investigativa, os objetivos foram aferir as potencialidades da aprendizagem cooperativa dos aspetos técnicos do violoncelo. Os dados recolhidos através dos registos de observação, e de um inquérito, confirmaram os dados do enquadramento teórico e identificaram que o ensino cooperativo é benéfico e motivador para os alunos, revelando uma aprendizagem musical consistente, funcional, humana e democrática. As conclusões sugerem, por isso, que o ensino cooperativo é necessário, principalmente numa sociedade cada vez mais individualista e competitiva.The present report (Cooperative strategies for the tecnhical learning of the cello) is integrated in the Practicum of the Master of Music Teaching Program of the University of Minho and describes cooperative learning as a strategy to be used in te Cello course. Considering the time available for the Practicum intervention a decision was made to focus the project mainly on the study and promotion of tecnhical development activities and on the ways of approaching technique through cooperative learning, with the final goal of generating students’ autonomy, counsciousness and cooperation. This pedagogical intervention was carried out in a professional music school and in a music academy in the groups M25 and M32. The project goals were to offer students an opportunity to develop autonomy and efficiency through cooperative peer learning and to research cooperative teaching models that might be adequate for cello learning. The pedagogical intervention strategies focused on developing several students’ competences: problem identification, aural skills and critical listening, expression, group performance, self and hétero assessment. The research goals were to evaluate the potencial of cooperative learning for technical development in cello. Data was collected through observation registers and a survey and allowed for confirmation of the ideas in the literature review: cooperative teaching is beneficial and motivating for students, and it promotes a consistent, functional and democratic learning process. The conclusions suggest, therefore, that cooperative learning is needed, especially in a society that is becoming more and more selfish and competitiveVieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoFernandes, Rita Maria Martins2021-12-212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78483por202996794info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:19.725066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
Cooperative strategies for cello tecnhical learning
title Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
spellingShingle Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
Fernandes, Rita Maria Martins
Aprendizagem cooperativa
Autonomia do aluno
Ensino do violoncelo
Técnica do violoncelo
Cello teaching
Cello technique
Cooperative learning
Student autonomy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
title_full Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
title_fullStr Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
title_full_unstemmed Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
title_sort Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
author Fernandes, Rita Maria Martins
author_facet Fernandes, Rita Maria Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rita Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Autonomia do aluno
Ensino do violoncelo
Técnica do violoncelo
Cello teaching
Cello technique
Cooperative learning
Student autonomy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Autonomia do aluno
Ensino do violoncelo
Técnica do violoncelo
Cello teaching
Cello technique
Cooperative learning
Student autonomy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
2021-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78483
url https://hdl.handle.net/1822/78483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132557672972288