Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78483 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_a4754395f4b5d487c77866348e935fe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78483 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violonceloCooperative strategies for cello tecnhical learningAprendizagem cooperativaAutonomia do alunoEnsino do violonceloTécnica do violonceloCello teachingCello techniqueCooperative learningStudent autonomyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaNo presente projeto - Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo - integrado no Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho é abordada a aprendizagem cooperativa como estratégia a ser usada na disciplina de violoncelo. Tendo em conta o tempo disponível para a intervenção em período de estágio, optou-se por focar o projeto de investigação no estudo e promoção de atividades de desenvolvimento técnico e nos modos de abordar a técnica através da aprendizagem cooperativa, no sentido de criar discentes mais autónomos, conscientes e cooperantes. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola profissional artística e num conservatório regional de música nos grupos M25 e M32. Os objetivos do projeto foram proporcionar aos alunos uma maior autonomia e eficácia através do ensino cooperativo por pares e investigar estratégias e modelos de ensino cooperativo adequados à aprendizagem do violoncelo. As estratégias de intervenção passaram por desenvolver nos alunos competências de identificação de problemas, de audição crítica, competências expressivas e de prática em conjunto, e capacidades de autoavaliação e heteroavaliação. Quanto à componente investigativa, os objetivos foram aferir as potencialidades da aprendizagem cooperativa dos aspetos técnicos do violoncelo. Os dados recolhidos através dos registos de observação, e de um inquérito, confirmaram os dados do enquadramento teórico e identificaram que o ensino cooperativo é benéfico e motivador para os alunos, revelando uma aprendizagem musical consistente, funcional, humana e democrática. As conclusões sugerem, por isso, que o ensino cooperativo é necessário, principalmente numa sociedade cada vez mais individualista e competitiva.The present report (Cooperative strategies for the tecnhical learning of the cello) is integrated in the Practicum of the Master of Music Teaching Program of the University of Minho and describes cooperative learning as a strategy to be used in te Cello course. Considering the time available for the Practicum intervention a decision was made to focus the project mainly on the study and promotion of tecnhical development activities and on the ways of approaching technique through cooperative learning, with the final goal of generating students’ autonomy, counsciousness and cooperation. This pedagogical intervention was carried out in a professional music school and in a music academy in the groups M25 and M32. The project goals were to offer students an opportunity to develop autonomy and efficiency through cooperative peer learning and to research cooperative teaching models that might be adequate for cello learning. The pedagogical intervention strategies focused on developing several students’ competences: problem identification, aural skills and critical listening, expression, group performance, self and hétero assessment. The research goals were to evaluate the potencial of cooperative learning for technical development in cello. Data was collected through observation registers and a survey and allowed for confirmation of the ideas in the literature review: cooperative teaching is beneficial and motivating for students, and it promotes a consistent, functional and democratic learning process. The conclusions suggest, therefore, that cooperative learning is needed, especially in a society that is becoming more and more selfish and competitiveVieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoFernandes, Rita Maria Martins2021-12-212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78483por202996794info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:19.725066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo Cooperative strategies for cello tecnhical learning |
title |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo |
spellingShingle |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo Fernandes, Rita Maria Martins Aprendizagem cooperativa Autonomia do aluno Ensino do violoncelo Técnica do violoncelo Cello teaching Cello technique Cooperative learning Student autonomy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo |
title_full |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo |
title_fullStr |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo |
title_full_unstemmed |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo |
title_sort |
Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo |
author |
Fernandes, Rita Maria Martins |
author_facet |
Fernandes, Rita Maria Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Maria Helena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rita Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Autonomia do aluno Ensino do violoncelo Técnica do violoncelo Cello teaching Cello technique Cooperative learning Student autonomy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Autonomia do aluno Ensino do violoncelo Técnica do violoncelo Cello teaching Cello technique Cooperative learning Student autonomy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 2021-12-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78483 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202996794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132557672972288 |