O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Emillyn
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-01122022-103613/
Resumo: Crianças pequenas e bem pequenas são por vezes excluídas dos processos democráticos nas políticas públicas de e para a participação política, o que motivou o estudo apresentado aqui, sobre o Conselho Mirim, implementado nas creches e escolas do município de Santo André (SP). A ampliação dos direitos das crianças efetivada pelos documentos nacionais e internacionais, presente nos estudos da Sociologia da Infância, e a concepção de democracia e gestão democrática são a fundamentação teórica da pesquisa, que teve como objetivo compreender como os Conselhos Mirins se constituíram e se tornaram uma política pública de participação política infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, de resgate do processo histórico de ações e políticas de gestão municipal, relacionadas aos períodos 1989-1992, 1997-2008 e 2013-2016, composto por entrevistas com representantes da administração e análise documental do que foi divulgado ou publicado, com destaque para o terceiro mandato (2013- 2016), quando o Conselho Mirim se tornou lei municipal. Buscou-se compreender as concepções de infância, de gestão democrática e de participação política presentes nos três períodos, assim como trazer projetos nacionais e internacionais de inclusão das crianças na gestão de cidades, com destaque a Guimarães, em Portugal. Em Santo André (SP), constatouse que as ações de participação popular iniciadas no primeiro período deram início às ações que resultaram na participação política infantil e na construção do Conselho Mirim como uma política pública para a infância, a partir do reconhecimento das crianças como sujeitos sociais e de direitos.
id USP_50771efe4effb79e0d119274ece7533c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01122022-103613
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil The Child Council in the municipal network of Santo André (SP): a public policy of children\'s political participationChild CouncilChildhood SociologyChildren's political participationConselho MirimDemocraciaDemocracyParticipação política infantilPolíticas públicasPublic policySociologia da InfânciaCrianças pequenas e bem pequenas são por vezes excluídas dos processos democráticos nas políticas públicas de e para a participação política, o que motivou o estudo apresentado aqui, sobre o Conselho Mirim, implementado nas creches e escolas do município de Santo André (SP). A ampliação dos direitos das crianças efetivada pelos documentos nacionais e internacionais, presente nos estudos da Sociologia da Infância, e a concepção de democracia e gestão democrática são a fundamentação teórica da pesquisa, que teve como objetivo compreender como os Conselhos Mirins se constituíram e se tornaram uma política pública de participação política infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, de resgate do processo histórico de ações e políticas de gestão municipal, relacionadas aos períodos 1989-1992, 1997-2008 e 2013-2016, composto por entrevistas com representantes da administração e análise documental do que foi divulgado ou publicado, com destaque para o terceiro mandato (2013- 2016), quando o Conselho Mirim se tornou lei municipal. Buscou-se compreender as concepções de infância, de gestão democrática e de participação política presentes nos três períodos, assim como trazer projetos nacionais e internacionais de inclusão das crianças na gestão de cidades, com destaque a Guimarães, em Portugal. Em Santo André (SP), constatouse que as ações de participação popular iniciadas no primeiro período deram início às ações que resultaram na participação política infantil e na construção do Conselho Mirim como uma política pública para a infância, a partir do reconhecimento das crianças como sujeitos sociais e de direitos.Small and very young children are sometimes excluded from democratic processes in public policies from and to political participation, which motivated the study presented here, about the Child Council, implemented in day care centers and schools in the municipality of Santo André (SP). The expansion of children\'s rights carried out by national and international documents, present in the studies of the Sociology of Childhood, and the conception of democracy and democratic management are the theoretical foundation of the research, which aimed to understand how the Child Councils were constituted and became a public policy of children\'s political participation. This is a qualitative study, rescuing the historical process of actions and municipal management policies, related to the periods 1989-1992, 1997-2008 and 2013-2016, composed of interviews with representatives of the administration and documentary analysis of what was disclosed or published, with emphasis on the third term (2013-2016), when the Child Council became a municipal law. We sought to understand the conceptions of childhood, democratic management and political participation present in the three periods, as well as bringing national and international projects for the inclusion of children in the management of cities, with emphasis on Guimarães, in Portugal. In Santo André-SP, it was found that popular participation actions initiated in the first period started the actions that resulted in children\'s political participation and in the construction of the Child Council as a public policy for children, based on the recognition of children as social and rights subjects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Maria Letícia Barros PedrosoRosa, Emillyn2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-01122022-103613/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-05T16:58:57Zoai:teses.usp.br:tde-01122022-103613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-05T16:58:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 
The Child Council in the municipal network of Santo André (SP): a public policy of children\'s political participation
title O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 
spellingShingle O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 
Rosa, Emillyn
Child Council
Childhood Sociology
Children's political participation
Conselho Mirim
Democracia
Democracy
Participação política infantil
Políticas públicas
Public policy
Sociologia da Infância
title_short O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 
title_full O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 
title_fullStr O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 
title_full_unstemmed O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 
title_sort O Conselho Mirim na rede municipal de Santo André (SP): uma política pública de participação política infantil 
author Rosa, Emillyn
author_facet Rosa, Emillyn
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Maria Letícia Barros Pedroso
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Emillyn
dc.subject.por.fl_str_mv Child Council
Childhood Sociology
Children's political participation
Conselho Mirim
Democracia
Democracy
Participação política infantil
Políticas públicas
Public policy
Sociologia da Infância
topic Child Council
Childhood Sociology
Children's political participation
Conselho Mirim
Democracia
Democracy
Participação política infantil
Políticas públicas
Public policy
Sociologia da Infância
description Crianças pequenas e bem pequenas são por vezes excluídas dos processos democráticos nas políticas públicas de e para a participação política, o que motivou o estudo apresentado aqui, sobre o Conselho Mirim, implementado nas creches e escolas do município de Santo André (SP). A ampliação dos direitos das crianças efetivada pelos documentos nacionais e internacionais, presente nos estudos da Sociologia da Infância, e a concepção de democracia e gestão democrática são a fundamentação teórica da pesquisa, que teve como objetivo compreender como os Conselhos Mirins se constituíram e se tornaram uma política pública de participação política infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, de resgate do processo histórico de ações e políticas de gestão municipal, relacionadas aos períodos 1989-1992, 1997-2008 e 2013-2016, composto por entrevistas com representantes da administração e análise documental do que foi divulgado ou publicado, com destaque para o terceiro mandato (2013- 2016), quando o Conselho Mirim se tornou lei municipal. Buscou-se compreender as concepções de infância, de gestão democrática e de participação política presentes nos três períodos, assim como trazer projetos nacionais e internacionais de inclusão das crianças na gestão de cidades, com destaque a Guimarães, em Portugal. Em Santo André (SP), constatouse que as ações de participação popular iniciadas no primeiro período deram início às ações que resultaram na participação política infantil e na construção do Conselho Mirim como uma política pública para a infância, a partir do reconhecimento das crianças como sujeitos sociais e de direitos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-01122022-103613/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-01122022-103613/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256594991022080