O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Filho, Odair Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22072020-084056/
Resumo: Neste trabalho partimos do pressuposto de que a educação geográfica deve desenvolver práticas propositivas que visem a reflexão sobre os problemas socioambientais, tanto em escala global quanto local, para possibilitar aos alunos o exercício de sua própria cidadania. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva levantar e caracterizar práticas pedagógicas de Geografia de cinco professores participantes em um projeto de ensino que desenvolveu ações entre os anos de 2017 e 2019, nos municípios paulistas de Marília, Ibitinga, Serrana e Mococa. As ações estão vinculadas a um projeto mais amplo, de abrangência iberoamericana, originado em Portugal, desde 2011/2012, denominado \"Nós Propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica\". As práticas pedagógicas colocam o aluno como agente protagonista em sua realidade local, ideia que vai ao encontro de uma Educação que valoriza o estudo da localidade e do cotidiano na Geografia. O projeto promove o estudo do meio, entendido como uma estratégia de ensino interdisciplinar, realizada por meio do trabalho de campo, com o propósito de despertar o olhar crítico-reflexivo dos participantes sobre o espaço geográfico. As ações envolvem investigação e proposição de soluções para problemas locais aos alunos participantes, como agentes ativos da cidadania. A investigação, de cunho qualitativo, coletou dados por meio de revisão bibliográfica da temática sobre educação geográfica e sobre o próprio projeto. Além disso, entrevistou cinco professores participantes buscando responder a seguinte questão: como se configuram as práticas pedagógicas de Geografia vinculadas ao projeto, no estado de São Paulo? Os resultados explicitam formas particulares e próprias de desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores, dentro de suas realidades locais e dos limites possibilitados pelas escolas. Consideramos que existem limites e avanços nas três categorias de análise da investigação, a saber: o projeto e a formação cidadã, a relevância da saída da sala de aula e as contribuições do projeto para os professores e para os alunos. Neste cenário, os professores promoveram práticas pedagógicas voltadas à autonomia e a solidariedade, com atitudes coletivas e cidadãs e com perspectivas para um ensino de Geografia, em direção a uma Educação crítica e propositiva.
id USP_54c7381aec4ad419ff25819c760e5d26
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22072020-084056
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/BrasilThe geography teaching and the location studying: the project We Propose! in the state of São Paulo, BrazilCidadaniaCitizenshipEducação geográficaEstudo do localGeographic educationNós Propomos!Pedagogical practicesPráticas pedagógicasStudy ofthe locationWe propose!Neste trabalho partimos do pressuposto de que a educação geográfica deve desenvolver práticas propositivas que visem a reflexão sobre os problemas socioambientais, tanto em escala global quanto local, para possibilitar aos alunos o exercício de sua própria cidadania. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva levantar e caracterizar práticas pedagógicas de Geografia de cinco professores participantes em um projeto de ensino que desenvolveu ações entre os anos de 2017 e 2019, nos municípios paulistas de Marília, Ibitinga, Serrana e Mococa. As ações estão vinculadas a um projeto mais amplo, de abrangência iberoamericana, originado em Portugal, desde 2011/2012, denominado \"Nós Propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica\". As práticas pedagógicas colocam o aluno como agente protagonista em sua realidade local, ideia que vai ao encontro de uma Educação que valoriza o estudo da localidade e do cotidiano na Geografia. O projeto promove o estudo do meio, entendido como uma estratégia de ensino interdisciplinar, realizada por meio do trabalho de campo, com o propósito de despertar o olhar crítico-reflexivo dos participantes sobre o espaço geográfico. As ações envolvem investigação e proposição de soluções para problemas locais aos alunos participantes, como agentes ativos da cidadania. A investigação, de cunho qualitativo, coletou dados por meio de revisão bibliográfica da temática sobre educação geográfica e sobre o próprio projeto. Além disso, entrevistou cinco professores participantes buscando responder a seguinte questão: como se configuram as práticas pedagógicas de Geografia vinculadas ao projeto, no estado de São Paulo? Os resultados explicitam formas particulares e próprias de desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores, dentro de suas realidades locais e dos limites possibilitados pelas escolas. Consideramos que existem limites e avanços nas três categorias de análise da investigação, a saber: o projeto e a formação cidadã, a relevância da saída da sala de aula e as contribuições do projeto para os professores e para os alunos. Neste cenário, os professores promoveram práticas pedagógicas voltadas à autonomia e a solidariedade, com atitudes coletivas e cidadãs e com perspectivas para um ensino de Geografia, em direção a uma Educação crítica e propositiva.In this research we begin from the assumption that Geographic education must develop purposeful practices that aim at reflecting on socio-environmental problems, both on a global and local scale, to enable students to exercise their own citizenship. In these terms, the present research aims to raise and characterize pedagogical practices of five Geography teachers participating in a teaching project that developed actions between the years of 2017 to 2019 in the São Paulo municipalities of Marília, Ibitinga, Serrana and Mococa. The actions are linked to a broader project, of Ibero-American scope, originating in Portugal, since 2011/2012, called \"We Propose! Citizenship and innovation in Geographic education\". Pedagogical practices place the student as a protagonist agent in his local reality, an idea that takes account of Education that values the study of the locality and daily life in Geography. The project promotes the Milieu Analysis, regarded as an interdisciplinary teaching strategy, carried out through fieldwork, with the purpose of awakening the critical-reflective look of the participants on the geographical space. The actions involve examination and proposing solutions to local problems to participating students, as active citizenship agents. The investigation, of a qualitative tone, collected data through bibliographic review of topic on Geographic education and on the project itself. In conjunction with, he interviewed five participating teachers seeking to answer how are configured the pedagogical practices of Geography linked to the project in the state of São Paulo.The results detailing peculiar and specific forms of development of pedagogical practices by teachers, within their local realities and of the possible limits by schools. We consider that there are limits and advances in the three categories of research analysis, namely: the project and citizen training, the relevance of leaving the classroom and the project\'s contributions to teachers and students. In this scenario, teachers promote pedagogical practices aimed at autonomy and solidarity, with collective and citizen attitudes and with prospects for teaching Geography, towards a critical and propositive Education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLastória, Andrea CoelhoCarvalho Filho, Odair Ribeiro de2020-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22072020-084056/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-19T21:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-22072020-084056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-19T21:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil
The geography teaching and the location studying: the project We Propose! in the state of São Paulo, Brazil
title O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil
spellingShingle O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil
Carvalho Filho, Odair Ribeiro de
Cidadania
Citizenship
Educação geográfica
Estudo do local
Geographic education
Nós Propomos!
Pedagogical practices
Práticas pedagógicas
Study ofthe location
We propose!
title_short O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil
title_full O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil
title_fullStr O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil
title_full_unstemmed O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil
title_sort O ensino de geografia e o estudo do local: o \"Projeto Nós Propomos!\" no estado de São Paulo/Brasil
author Carvalho Filho, Odair Ribeiro de
author_facet Carvalho Filho, Odair Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lastória, Andrea Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Filho, Odair Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Citizenship
Educação geográfica
Estudo do local
Geographic education
Nós Propomos!
Pedagogical practices
Práticas pedagógicas
Study ofthe location
We propose!
topic Cidadania
Citizenship
Educação geográfica
Estudo do local
Geographic education
Nós Propomos!
Pedagogical practices
Práticas pedagógicas
Study ofthe location
We propose!
description Neste trabalho partimos do pressuposto de que a educação geográfica deve desenvolver práticas propositivas que visem a reflexão sobre os problemas socioambientais, tanto em escala global quanto local, para possibilitar aos alunos o exercício de sua própria cidadania. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva levantar e caracterizar práticas pedagógicas de Geografia de cinco professores participantes em um projeto de ensino que desenvolveu ações entre os anos de 2017 e 2019, nos municípios paulistas de Marília, Ibitinga, Serrana e Mococa. As ações estão vinculadas a um projeto mais amplo, de abrangência iberoamericana, originado em Portugal, desde 2011/2012, denominado \"Nós Propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica\". As práticas pedagógicas colocam o aluno como agente protagonista em sua realidade local, ideia que vai ao encontro de uma Educação que valoriza o estudo da localidade e do cotidiano na Geografia. O projeto promove o estudo do meio, entendido como uma estratégia de ensino interdisciplinar, realizada por meio do trabalho de campo, com o propósito de despertar o olhar crítico-reflexivo dos participantes sobre o espaço geográfico. As ações envolvem investigação e proposição de soluções para problemas locais aos alunos participantes, como agentes ativos da cidadania. A investigação, de cunho qualitativo, coletou dados por meio de revisão bibliográfica da temática sobre educação geográfica e sobre o próprio projeto. Além disso, entrevistou cinco professores participantes buscando responder a seguinte questão: como se configuram as práticas pedagógicas de Geografia vinculadas ao projeto, no estado de São Paulo? Os resultados explicitam formas particulares e próprias de desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores, dentro de suas realidades locais e dos limites possibilitados pelas escolas. Consideramos que existem limites e avanços nas três categorias de análise da investigação, a saber: o projeto e a formação cidadã, a relevância da saída da sala de aula e as contribuições do projeto para os professores e para os alunos. Neste cenário, os professores promoveram práticas pedagógicas voltadas à autonomia e a solidariedade, com atitudes coletivas e cidadãs e com perspectivas para um ensino de Geografia, em direção a uma Educação crítica e propositiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22072020-084056/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22072020-084056/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257275116290048