Análise do desempenho motor em uma tarefa praticada em ambiente virtual à distância (telerreabilitação) em pessoas com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-17102024-140451/ |
Resumo: | Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho motor de pessoas com paralisia cerebral, submetidas a um protocolo de telereabilitação com o uso de uma tarefa de realidade virtual. Métodos: O estudo incluiu 38 indivíduos com Paralisia Cerebral (PC), com níveis I a V do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), e um grupo de indivíduos típicos pareados por sexo e idade. Para atender aos objetivos do estudo, foi implementado um protocolo de telereabilitação domiciliar de 10 dias de prática motora em realidade virtual, utilizando o jogo MoveHero. Em cada dia de prática, os participantes realizaram 3 jogos do MoveHero. A avaliação do desempenho motor foi realizada em uma tarefa de time coincidente, usando erro absoluto, erro variável e os acertos. Ao final de 10 dias de prática, os participantes permaneceram de 15 a 30 dias sem praticar e em seguida, realizado mais dia de prática para avaliação da retenção. Resultados: Embora o grupo controle tenha apresentado uma melhora significativa após a prática da tarefa, o protocolo de telereabilitação domiciliar utilizando um jogo de realidade virtual levou a uma melhora progressiva no desempenho motor dos membros superiores de pessoas com paralisia cerebral ao longo dos dias de prática. O melhor desempenho motor ocorreu entre o 6º e o 9º dia de prática. Não foram encontradas diferenças no desempenho motor na comparação entre os grupos, mas foram encontradas semelhanças no desempenho dos níveis I, II e III com pessoas típicas após o protocolo. Conclusão: A prática de RV na telereabilitação domiciliar melhora o desempenho motor de pessoas com PC |
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Análise do desempenho motor em uma tarefa praticada em ambiente virtual à distância (telerreabilitação) em pessoas com paralisia cerebralAnalysis of motor performance in a task practiced in a virtual environment remotely (telerehabilitation) in individuals with cerebral palsyAprendizagemCerebral palsyDesempenho motorHome treatmentLearningMotor performanceParalisia cerebralRealidade virtualTelerehabilitationTelerreabilitaçãoTratamento domiciliarVirtual realityObjetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho motor de pessoas com paralisia cerebral, submetidas a um protocolo de telereabilitação com o uso de uma tarefa de realidade virtual. Métodos: O estudo incluiu 38 indivíduos com Paralisia Cerebral (PC), com níveis I a V do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), e um grupo de indivíduos típicos pareados por sexo e idade. Para atender aos objetivos do estudo, foi implementado um protocolo de telereabilitação domiciliar de 10 dias de prática motora em realidade virtual, utilizando o jogo MoveHero. Em cada dia de prática, os participantes realizaram 3 jogos do MoveHero. A avaliação do desempenho motor foi realizada em uma tarefa de time coincidente, usando erro absoluto, erro variável e os acertos. Ao final de 10 dias de prática, os participantes permaneceram de 15 a 30 dias sem praticar e em seguida, realizado mais dia de prática para avaliação da retenção. Resultados: Embora o grupo controle tenha apresentado uma melhora significativa após a prática da tarefa, o protocolo de telereabilitação domiciliar utilizando um jogo de realidade virtual levou a uma melhora progressiva no desempenho motor dos membros superiores de pessoas com paralisia cerebral ao longo dos dias de prática. O melhor desempenho motor ocorreu entre o 6º e o 9º dia de prática. Não foram encontradas diferenças no desempenho motor na comparação entre os grupos, mas foram encontradas semelhanças no desempenho dos níveis I, II e III com pessoas típicas após o protocolo. Conclusão: A prática de RV na telereabilitação domiciliar melhora o desempenho motor de pessoas com PCObjective: The aim of this study was to analyze the motor performance of people with cerebral palsy, submitted to a telerehabilitation protocol with the use of a remote virtual reality task. Methods: The study included 38 individuals with Cerebral Palsy (CP), with levels I to V of the Gross Functional Motor Measurement (GMFCS) and a group of typical individuals matched by sex and age. To meet the objectives of the study, a 10-day home telerehabilitation protocol of virtual reality motor practice was implemented, using the MoveHero game. On each practice day, participants performed 3 games of MoveHero. Evaluation of motor performance was performed in a coincident timing task using absolute error, variable error, and correct answers. At the end of 10 days of practice, the participants did not perform the activity for 15 to 30 days, after which another practice day was applied to assess retention. Results: Although the control group presented a significant improvement after practicing the task, the home telerehabilitation protocol using a virtual reality game led to progressive improvement in the motor performance of the upper limbs of people with cerebral palsy over the days of practice. The best motor performance occurred between the 6th and 9th days of practice. No differences in motor performance were found in the comparison between groups, but similarities were found in the performance of levels I, II, and III with typical people after the protocol. Conclusion: The practice of VR in home telerehabilitation improves the motor performance of people with CPBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonteiro, Carlos Bandeira de MelloSilva, Paula Lumy da2024-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-17102024-140451/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-06T17:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-17102024-140451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-06T17:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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