Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Yuri Ribeiro Guerra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-16062023-120504
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender estratégias adotadas, em ambiente familiar, no ensino e manutenção do português como LH durante a pandemia da Covid-19. Para realizar a investigação, foi utilizado um questionário online, contendo 26 questões, voltado para pais de crianças e adolescentes falantes de português que vivem em países diversos. Considerando o isolamento social, hipotetiza-se que, em muitos contextos, tenha havido menor garantia na preservação da LH durante o surto do coronavírus. Contudo, como o uso da internet tem sido fator-chave pelas famílias na comunicação diária, dado o período dramático de cuidados com saúde, espera-se que interações via web tenha sido o principal recurso para manutenção e ensino da LH, ao par da comunicação cotidiana no seio familiar. As ferramentas metodológicas para análise decorrem do arcabouço teóricometodológico da Linguística Cognitivo-funcional (Givón, 2009), enriquecido com diálogo interdisciplinar entre Neurociências e Psicologia Cognitiva (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), em uma perspectiva sociocultural e antropológica (Hymes, 1968; Geertz, 1997). Os resultados advindos da investigação poderão possibilitar resgate dos procedimentos aplicados nesse período conturbado, de modo que planejamentos familiares prévios possam ser aplicados no futuro em novas e possíveis dificuldades vindouras, assegurando menores danos ao ensino e aprendizado de LHs.
id USP_564d6ee5e74f3227dc40b71edf4c0bc7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16062023-120504
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico Strategies adopted in familiar environment in the maintenance of Portuguese as a HL in pandemic context 2022-10-21Maria Célia Pereira Lima HernandesRoberval Teixeira e SilvaCristina Lopomo DefendiCamila de Lira SantosLidia SpazianiAlexandre Yuri Ribeiro GuerraUniversidade de São PauloFilologia e Língua PortuguesaUSPBR Anthropology, Heritage Language Antropologia Cognitive Psychology Cognitive-functional Linguistics Língua de Herança Língua Portuguesa Linguística Cognitivo-funcional Portuguese Language Psicologia Cognitiva Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender estratégias adotadas, em ambiente familiar, no ensino e manutenção do português como LH durante a pandemia da Covid-19. Para realizar a investigação, foi utilizado um questionário online, contendo 26 questões, voltado para pais de crianças e adolescentes falantes de português que vivem em países diversos. Considerando o isolamento social, hipotetiza-se que, em muitos contextos, tenha havido menor garantia na preservação da LH durante o surto do coronavírus. Contudo, como o uso da internet tem sido fator-chave pelas famílias na comunicação diária, dado o período dramático de cuidados com saúde, espera-se que interações via web tenha sido o principal recurso para manutenção e ensino da LH, ao par da comunicação cotidiana no seio familiar. As ferramentas metodológicas para análise decorrem do arcabouço teóricometodológico da Linguística Cognitivo-funcional (Givón, 2009), enriquecido com diálogo interdisciplinar entre Neurociências e Psicologia Cognitiva (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), em uma perspectiva sociocultural e antropológica (Hymes, 1968; Geertz, 1997). Os resultados advindos da investigação poderão possibilitar resgate dos procedimentos aplicados nesse período conturbado, de modo que planejamentos familiares prévios possam ser aplicados no futuro em novas e possíveis dificuldades vindouras, assegurando menores danos ao ensino e aprendizado de LHs. This research has the objective to analyze and understand strategies adopted, in familiar environment, in the teaching and maintenance of Portuguese as a HL during the pandemic of Covid-19. It was applied an online questionnaire, containing 26 questions, targeting parents of children and teenagers speakers of Portuguese language as a HL living in different countries. Taking into consideration the actual global social isolation, it is hypothesized that, there have been a reduced guarantee in the maintenance of the HL during the coronavirus outbreak. However, considering that the Internet use became a key-factor for families in daily communication, it is expected that web-based interactions have been the main resource for the maintenance and teaching of the HL. The methodological tools for the analysis derive from the Cognitive-functional Linguistics theory (Givón, 2009), enhanced with interdisciplinary dialogue between the Neuroscience and the Cognitive Psychology (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), in a sociocultural and anthropological perspective (Hymes, 1968; Geertz, 1997). The results coming from this investigation will be able to provide a rescue of the applied procedures in this difficult period, in order to preliminary family planning could be done in the future during further and possible difficulties succeeding, ensuring less damage to teaching and learning of HLs. https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-16062023-120504info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:06:44Zoai:teses.usp.br:tde-16062023-120504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:45:06.963298Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Strategies adopted in familiar environment in the maintenance of Portuguese as a HL in pandemic context
title Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
spellingShingle Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
Alexandre Yuri Ribeiro Guerra
title_short Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
title_full Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
title_fullStr Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
title_full_unstemmed Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
title_sort Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
author Alexandre Yuri Ribeiro Guerra
author_facet Alexandre Yuri Ribeiro Guerra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Célia Pereira Lima Hernandes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Roberval Teixeira e Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cristina Lopomo Defendi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Camila de Lira Santos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lidia Spaziani
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Yuri Ribeiro Guerra
contributor_str_mv Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Roberval Teixeira e Silva
Cristina Lopomo Defendi
Camila de Lira Santos
Lidia Spaziani
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender estratégias adotadas, em ambiente familiar, no ensino e manutenção do português como LH durante a pandemia da Covid-19. Para realizar a investigação, foi utilizado um questionário online, contendo 26 questões, voltado para pais de crianças e adolescentes falantes de português que vivem em países diversos. Considerando o isolamento social, hipotetiza-se que, em muitos contextos, tenha havido menor garantia na preservação da LH durante o surto do coronavírus. Contudo, como o uso da internet tem sido fator-chave pelas famílias na comunicação diária, dado o período dramático de cuidados com saúde, espera-se que interações via web tenha sido o principal recurso para manutenção e ensino da LH, ao par da comunicação cotidiana no seio familiar. As ferramentas metodológicas para análise decorrem do arcabouço teóricometodológico da Linguística Cognitivo-funcional (Givón, 2009), enriquecido com diálogo interdisciplinar entre Neurociências e Psicologia Cognitiva (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), em uma perspectiva sociocultural e antropológica (Hymes, 1968; Geertz, 1997). Os resultados advindos da investigação poderão possibilitar resgate dos procedimentos aplicados nesse período conturbado, de modo que planejamentos familiares prévios possam ser aplicados no futuro em novas e possíveis dificuldades vindouras, assegurando menores danos ao ensino e aprendizado de LHs.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-16062023-120504
url https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-16062023-120504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Filologia e Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502782361796608