Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16062023-120504/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender estratégias adotadas, em ambiente familiar, no ensino e manutenção do português como LH durante a pandemia da Covid-19. Para realizar a investigação, foi utilizado um questionário online, contendo 26 questões, voltado para pais de crianças e adolescentes falantes de português que vivem em países diversos. Considerando o isolamento social, hipotetiza-se que, em muitos contextos, tenha havido menor garantia na preservação da LH durante o surto do coronavírus. Contudo, como o uso da internet tem sido fator-chave pelas famílias na comunicação diária, dado o período dramático de cuidados com saúde, espera-se que interações via web tenha sido o principal recurso para manutenção e ensino da LH, ao par da comunicação cotidiana no seio familiar. As ferramentas metodológicas para análise decorrem do arcabouço teóricometodológico da Linguística Cognitivo-funcional (Givón, 2009), enriquecido com diálogo interdisciplinar entre Neurociências e Psicologia Cognitiva (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), em uma perspectiva sociocultural e antropológica (Hymes, 1968; Geertz, 1997). Os resultados advindos da investigação poderão possibilitar resgate dos procedimentos aplicados nesse período conturbado, de modo que planejamentos familiares prévios possam ser aplicados no futuro em novas e possíveis dificuldades vindouras, assegurando menores danos ao ensino e aprendizado de LHs. |
id |
USP_564d6ee5e74f3227dc40b71edf4c0bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16062023-120504 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmicoStrategies adopted in familiar environment in the maintenance of Portuguese as a HL in pandemic contextAnthropology, Heritage LanguageAntropologiaCognitive PsychologyCognitive-functional LinguisticsLíngua de HerançaLíngua PortuguesaLinguística Cognitivo-funcionalPortuguese LanguagePsicologia CognitivaEsta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender estratégias adotadas, em ambiente familiar, no ensino e manutenção do português como LH durante a pandemia da Covid-19. Para realizar a investigação, foi utilizado um questionário online, contendo 26 questões, voltado para pais de crianças e adolescentes falantes de português que vivem em países diversos. Considerando o isolamento social, hipotetiza-se que, em muitos contextos, tenha havido menor garantia na preservação da LH durante o surto do coronavírus. Contudo, como o uso da internet tem sido fator-chave pelas famílias na comunicação diária, dado o período dramático de cuidados com saúde, espera-se que interações via web tenha sido o principal recurso para manutenção e ensino da LH, ao par da comunicação cotidiana no seio familiar. As ferramentas metodológicas para análise decorrem do arcabouço teóricometodológico da Linguística Cognitivo-funcional (Givón, 2009), enriquecido com diálogo interdisciplinar entre Neurociências e Psicologia Cognitiva (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), em uma perspectiva sociocultural e antropológica (Hymes, 1968; Geertz, 1997). Os resultados advindos da investigação poderão possibilitar resgate dos procedimentos aplicados nesse período conturbado, de modo que planejamentos familiares prévios possam ser aplicados no futuro em novas e possíveis dificuldades vindouras, assegurando menores danos ao ensino e aprendizado de LHs.This research has the objective to analyze and understand strategies adopted, in familiar environment, in the teaching and maintenance of Portuguese as a HL during the pandemic of Covid-19. It was applied an online questionnaire, containing 26 questions, targeting parents of children and teenagers speakers of Portuguese language as a HL living in different countries. Taking into consideration the actual global social isolation, it is hypothesized that, there have been a reduced guarantee in the maintenance of the HL during the coronavirus outbreak. However, considering that the Internet use became a key-factor for families in daily communication, it is expected that web-based interactions have been the main resource for the maintenance and teaching of the HL. The methodological tools for the analysis derive from the Cognitive-functional Linguistics theory (Givón, 2009), enhanced with interdisciplinary dialogue between the Neuroscience and the Cognitive Psychology (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), in a sociocultural and anthropological perspective (Hymes, 1968; Geertz, 1997). The results coming from this investigation will be able to provide a rescue of the applied procedures in this difficult period, in order to preliminary family planning could be done in the future during further and possible difficulties succeeding, ensuring less damage to teaching and learning of HLs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHernandes, Maria Célia Pereira LimaSilva, Roberval Teixeira eGuerra, Alexandre Yuri Ribeiro2022-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16062023-120504/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-16T15:12:32Zoai:teses.usp.br:tde-16062023-120504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-16T15:12:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico Strategies adopted in familiar environment in the maintenance of Portuguese as a HL in pandemic context |
title |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico |
spellingShingle |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico Guerra, Alexandre Yuri Ribeiro Anthropology, Heritage Language Antropologia Cognitive Psychology Cognitive-functional Linguistics Língua de Herança Língua Portuguesa Linguística Cognitivo-funcional Portuguese Language Psicologia Cognitiva |
title_short |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico |
title_full |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico |
title_fullStr |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico |
title_full_unstemmed |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico |
title_sort |
Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico |
author |
Guerra, Alexandre Yuri Ribeiro |
author_facet |
Guerra, Alexandre Yuri Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hernandes, Maria Célia Pereira Lima Silva, Roberval Teixeira e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Alexandre Yuri Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anthropology, Heritage Language Antropologia Cognitive Psychology Cognitive-functional Linguistics Língua de Herança Língua Portuguesa Linguística Cognitivo-funcional Portuguese Language Psicologia Cognitiva |
topic |
Anthropology, Heritage Language Antropologia Cognitive Psychology Cognitive-functional Linguistics Língua de Herança Língua Portuguesa Linguística Cognitivo-funcional Portuguese Language Psicologia Cognitiva |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender estratégias adotadas, em ambiente familiar, no ensino e manutenção do português como LH durante a pandemia da Covid-19. Para realizar a investigação, foi utilizado um questionário online, contendo 26 questões, voltado para pais de crianças e adolescentes falantes de português que vivem em países diversos. Considerando o isolamento social, hipotetiza-se que, em muitos contextos, tenha havido menor garantia na preservação da LH durante o surto do coronavírus. Contudo, como o uso da internet tem sido fator-chave pelas famílias na comunicação diária, dado o período dramático de cuidados com saúde, espera-se que interações via web tenha sido o principal recurso para manutenção e ensino da LH, ao par da comunicação cotidiana no seio familiar. As ferramentas metodológicas para análise decorrem do arcabouço teóricometodológico da Linguística Cognitivo-funcional (Givón, 2009), enriquecido com diálogo interdisciplinar entre Neurociências e Psicologia Cognitiva (Damásio, 2011; Tomasello, 2003), em uma perspectiva sociocultural e antropológica (Hymes, 1968; Geertz, 1997). Os resultados advindos da investigação poderão possibilitar resgate dos procedimentos aplicados nesse período conturbado, de modo que planejamentos familiares prévios possam ser aplicados no futuro em novas e possíveis dificuldades vindouras, assegurando menores danos ao ensino e aprendizado de LHs. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16062023-120504/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16062023-120504/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090771544965120 |