Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luiz Henrique Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3064
Resumo: No Brasil, in?meras s?o as pesquisas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino m?dio. Com o passar do tempo e com o avan?o da tecnologia, novos trabalhos de pesquisas est?o sendo desenvolvidos. Muitos destes apontam novos caminhos para melhorar o ensino b?sico, outros descrevem as principais dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, principalmente, depois do in?cio da pandemia da Covid-19 em 2020. O cen?rio da educa??o b?sica, os mecanismos de ensino e metodologias adotadas em sala de aula mudou bastante depois do in?cio da pandemia. Logo, diante desta realidade, o presente estudo tem por objetivo, descrever e analisar materiais e m?todos de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica do ensino b?sico, durante e depois da pandemia do Covid-19. Diante da an?lise das metodologias adotadas neste per?odo por trabalhos dispon?veis na literatura, foram revisados neste estudo 20 trabalhos cient?ficos e acad?micos ao todo. O presente estudo constatou que o professor deve preparar diferentes estrat?gias de ensino, seja ele presencial ou remoto, que muitas foram as dificuldades encontradas no per?odo de pandemia. Entretanto, as Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDICs) na Educa??o ganharam bastante espa?o no meio acad?mico de forma geral. Pode-se observar tamb?m, que, mesmo com o fim do distanciamento social, as TICs (Tecnologias da Informa??o e Comunica??o) e TDICs continuam sendo um dos principais recursos no ensino e na aprendizagem da educa??o b?sica.
id IFPB_1ecc5255d9a21803d5d8a821ef0dba10
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3064
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Almeida, Luiz Henrique Batista2023-08-07T12:55:38Z2023-08-07T12:55:38Z2023-07-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3064No Brasil, in?meras s?o as pesquisas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino m?dio. Com o passar do tempo e com o avan?o da tecnologia, novos trabalhos de pesquisas est?o sendo desenvolvidos. Muitos destes apontam novos caminhos para melhorar o ensino b?sico, outros descrevem as principais dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, principalmente, depois do in?cio da pandemia da Covid-19 em 2020. O cen?rio da educa??o b?sica, os mecanismos de ensino e metodologias adotadas em sala de aula mudou bastante depois do in?cio da pandemia. Logo, diante desta realidade, o presente estudo tem por objetivo, descrever e analisar materiais e m?todos de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica do ensino b?sico, durante e depois da pandemia do Covid-19. Diante da an?lise das metodologias adotadas neste per?odo por trabalhos dispon?veis na literatura, foram revisados neste estudo 20 trabalhos cient?ficos e acad?micos ao todo. O presente estudo constatou que o professor deve preparar diferentes estrat?gias de ensino, seja ele presencial ou remoto, que muitas foram as dificuldades encontradas no per?odo de pandemia. Entretanto, as Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDICs) na Educa??o ganharam bastante espa?o no meio acad?mico de forma geral. Pode-se observar tamb?m, que, mesmo com o fim do distanciamento social, as TICs (Tecnologias da Informa??o e Comunica??o) e TDICs continuam sendo um dos principais recursos no ensino e na aprendizagem da educa??o b?sica.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-08-07T12:55:38Z No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 668266 bytes, checksum: 7df589b6a1210da4d0ea23cc2b88a0a7 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 564255 bytes, checksum: 85a851b02375e7f8fc39466caaa7f33f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T12:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 668266 bytes, checksum: 7df589b6a1210da4d0ea23cc2b88a0a7 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 564255 bytes, checksum: 85a851b02375e7f8fc39466caaa7f33f (MD5) Previous issue date: 2023-07-06Ensino remotoEstrat?gias de ensinoAprendizagemEstrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf668266http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3064/1/TCC.pdf7df589b6a1210da4d0ea23cc2b88a0a7MD51Termo de autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o.pdfapplication/pdf564255http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3064/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf85a851b02375e7f8fc39466caaa7f33fMD52177683/30642023-08-07 09:55:38.665oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-07T12:55:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
title Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
spellingShingle Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
Almeida, Luiz Henrique Batista
Ensino remoto
Estrat?gias de ensino
Aprendizagem
title_short Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
title_full Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
title_fullStr Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
title_full_unstemmed Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
title_sort Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
author Almeida, Luiz Henrique Batista
author_facet Almeida, Luiz Henrique Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luiz Henrique Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Estrat?gias de ensino
Aprendizagem
topic Ensino remoto
Estrat?gias de ensino
Aprendizagem
description No Brasil, in?meras s?o as pesquisas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino m?dio. Com o passar do tempo e com o avan?o da tecnologia, novos trabalhos de pesquisas est?o sendo desenvolvidos. Muitos destes apontam novos caminhos para melhorar o ensino b?sico, outros descrevem as principais dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, principalmente, depois do in?cio da pandemia da Covid-19 em 2020. O cen?rio da educa??o b?sica, os mecanismos de ensino e metodologias adotadas em sala de aula mudou bastante depois do in?cio da pandemia. Logo, diante desta realidade, o presente estudo tem por objetivo, descrever e analisar materiais e m?todos de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica do ensino b?sico, durante e depois da pandemia do Covid-19. Diante da an?lise das metodologias adotadas neste per?odo por trabalhos dispon?veis na literatura, foram revisados neste estudo 20 trabalhos cient?ficos e acad?micos ao todo. O presente estudo constatou que o professor deve preparar diferentes estrat?gias de ensino, seja ele presencial ou remoto, que muitas foram as dificuldades encontradas no per?odo de pandemia. Entretanto, as Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDICs) na Educa??o ganharam bastante espa?o no meio acad?mico de forma geral. Pode-se observar tamb?m, que, mesmo com o fim do distanciamento social, as TICs (Tecnologias da Informa??o e Comunica??o) e TDICs continuam sendo um dos principais recursos no ensino e na aprendizagem da educa??o b?sica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T12:55:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T12:55:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3064
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3064/1/TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3064/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7df589b6a1210da4d0ea23cc2b88a0a7
85a851b02375e7f8fc39466caaa7f33f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660449435942912