Intelectuais na vida pública: Mário de Andrade e Monteiro Lobato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-27062007-152629/ |
Resumo: | Este trabalho compara a atuação e a vida pública de dois intelectuais que tiveram um papel de destaque em meio às discussões que trataram da modernização do Brasil, bem como compara os projetos de país com os quais se envolveram durante as décadas de 20 e 30. A partir da análise das atividades do Departamento de Cultura da prefeitura paulistana entre 1934 e 38 chefiada pelo modernista Mário de Andrade e da vida e obra do escritor e editor Monteiro Lobato, pretende-se avaliar a postura que assumiram diante da modernização inexorável de uma sociedade agrária e exportadora como a brasileira, de reação e defensiva por arte do primeiro, e de adesão ativa ao modelo norte-americano de sociedade afluente a de mercado interno pelo segundo. Defende também que a coerência interna do modelo proposto por Lobato frutificou tanto na esfera pública, tendo o Estado assumido várias de suas bandeiras como a causa da siderurgia e do petróleo, quanto entre os indivíduos, na medida em que a \"pedagogia desenvolvimentista\" que elaborou, se não chegou a resultados materiais expressivos, a formação embutida nela engendrou a geração de militantes políticos das mais audaciosos que já houve no país, encorajando-os indiretamente à ação armada. |
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Intelectuais na vida pública: Mário de Andrade e Monteiro LobatoIntellectuals in the public life: Mário de Andrade and Monteiro LobatoDesenvolvimentoDevelopmentEducação e culturaEducation and cultureHistória socialIntelectuaisIntellectuals.Relações de trabalhoSocial historyWork relationshipEste trabalho compara a atuação e a vida pública de dois intelectuais que tiveram um papel de destaque em meio às discussões que trataram da modernização do Brasil, bem como compara os projetos de país com os quais se envolveram durante as décadas de 20 e 30. A partir da análise das atividades do Departamento de Cultura da prefeitura paulistana entre 1934 e 38 chefiada pelo modernista Mário de Andrade e da vida e obra do escritor e editor Monteiro Lobato, pretende-se avaliar a postura que assumiram diante da modernização inexorável de uma sociedade agrária e exportadora como a brasileira, de reação e defensiva por arte do primeiro, e de adesão ativa ao modelo norte-americano de sociedade afluente a de mercado interno pelo segundo. Defende também que a coerência interna do modelo proposto por Lobato frutificou tanto na esfera pública, tendo o Estado assumido várias de suas bandeiras como a causa da siderurgia e do petróleo, quanto entre os indivíduos, na medida em que a \"pedagogia desenvolvimentista\" que elaborou, se não chegou a resultados materiais expressivos, a formação embutida nela engendrou a geração de militantes políticos das mais audaciosos que já houve no país, encorajando-os indiretamente à ação armada.This thesis compares the action and public life os two intellectuals that played a significative roll among discussions about modernization of Brazil and projects for the country that involved them during 20\'s and 30\'s years. From the analysis of the activities of Departamento de Cultura of São Paulo city\'s prefecture between 1934 and 1938 headed by modernist author Mário de Andrade, and of life and works of writer and publisher Monteiro Lobato, is attempted to value their attitudes facing the inexorable modernization of an agrarian and exporter society like the brazilian one, reactive and defensive by the first of them, and of active adhesion to north-american affluent society model and to inner market by the other. It defends also that inner coherence of Lobato\'s proposed model fructified in public sphare, having State of Vargas assumed several of his causes like steel industry and oil, and among individuals, in so far as the \"developmentist pedagogy\" that elaborated, if it did\'n reach expressive material results, political education inlaid in it engendered a generation of the boldest and most combative militants in history of the country, by it indirectly encouraged to armed fight.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCohn, GabrielMello, Neide Moraes de2007-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-27062007-152629/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-27062007-152629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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