O sujeito coletivo do fazer fílmico na produção audiovisual do MST
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-11072023-145925/ |
Resumo: | O fazer fílmico se coloca como uma forma de representação e disputa de hegemonia em nossa sociedade. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é o maior movimento social da América Latina e um dos mais longevos, pretendo aqui, analisar a produção audiovisual dos sujeitos que o fazem a partir da margem, em geral longe das instituições cinematográficas e dos meios de difusão tradicionais. Nesse caso, a produção oficial do movimento se dá a partir da construção de um Sujeito Coletivo, é a partir deste sujeito que faço uma análise comparativa entre o vídeo do 4º e do 5º Congresso Nacional do MST, sua maior instância organizativa. O primeiro vídeo é realizado por amigos/as do movimento, o segundo é produzido pelo próprio movimento, quais são as mudanças estéticas que apontam mudanças nessa produção? O que a linguagem construída nos diz sobre o próprio movimento? |
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O sujeito coletivo do fazer fílmico na produção audiovisual do MSTThe collective subject of filmmaking within MST audiovisual productionCollective SubjectDocumentárioDocumentaryMovimento SocialMSTMSTRepresentaçãoRepresentationSocial MovementSujeito ColetivoO fazer fílmico se coloca como uma forma de representação e disputa de hegemonia em nossa sociedade. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é o maior movimento social da América Latina e um dos mais longevos, pretendo aqui, analisar a produção audiovisual dos sujeitos que o fazem a partir da margem, em geral longe das instituições cinematográficas e dos meios de difusão tradicionais. Nesse caso, a produção oficial do movimento se dá a partir da construção de um Sujeito Coletivo, é a partir deste sujeito que faço uma análise comparativa entre o vídeo do 4º e do 5º Congresso Nacional do MST, sua maior instância organizativa. O primeiro vídeo é realizado por amigos/as do movimento, o segundo é produzido pelo próprio movimento, quais são as mudanças estéticas que apontam mudanças nessa produção? O que a linguagem construída nos diz sobre o próprio movimento?Filmmaking is a form of representation and a battle for hegemony in our society. The Landless Worker\'s Movement (MST) is Latin America\'s most significant social movement and has thirty-eight years of progressive history. I analyze the movement\'s audiovisual production led by marginalized voices independent of cinematographic institutions, media, and mainstream diffusion. The movement production reveals the construction of a Collective Subject. In this study, I compare the video of the 4th and 5th National Congress of the MST, the highest organizational instance. The movement allies produced the first video, and the movement produced the second one. What are the aesthetic changes between both productions? What does the film language tell us about the movement itself?Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa, Mauro Wilton deChiavon, Luara Dal2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-11072023-145925/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-11T18:27:17Zoai:teses.usp.br:tde-11072023-145925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-11T18:27:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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