Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rogério Lourenço dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-22082013-141410/
Resumo: A presente tese teve como motivação inicial a confecção de um método de ensino de piano em grupo para utilização nos cursos de piano complementar das universidades brasileiras. Neste trabalho, relatam-se as etapas e processos reflexivos percorridos por este autor durante esta empreitada. Primeiramente, foi feita uma pesquisa histórica a respeito do surgimento do piano em grupo na Europa e nos Estados Unidos, chegando-se até às tecnologias utilizadas atualmente, assim como uma análise do cenário relativo ao ensino do piano em grupo e da disciplina de piano complementar nas universidades brasileiras. No segundo capítulo, apresenta-se uma análise crítica e comparativa dos mais importantes métodos de ensino em grupo existentes atualmente. O capítulo final descreve a organização do método considerada ideal para uma proposta de método de ensino de piano em grupo nas universidades brasileiras e apresenta parte dos exercícios confeccionados para o desenvolver cada uma das habilidades funcionais que são trabalhadas nos diversos capítulos do método elaborado ao longo desta pesquisa, assim como o porquê das escolhas envolvidas em sua confecção.
id USP_574111a9fc3eaac345ab2d1537c8d7ba
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22082013-141410
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileirasEstudo e ensino do pianoGroup PianoMétodo de pianoPedagogia do pianoPiano MethodPiano complementarPiano em grupoPiano pedagogyPiano skillsPiano study and instructionA presente tese teve como motivação inicial a confecção de um método de ensino de piano em grupo para utilização nos cursos de piano complementar das universidades brasileiras. Neste trabalho, relatam-se as etapas e processos reflexivos percorridos por este autor durante esta empreitada. Primeiramente, foi feita uma pesquisa histórica a respeito do surgimento do piano em grupo na Europa e nos Estados Unidos, chegando-se até às tecnologias utilizadas atualmente, assim como uma análise do cenário relativo ao ensino do piano em grupo e da disciplina de piano complementar nas universidades brasileiras. No segundo capítulo, apresenta-se uma análise crítica e comparativa dos mais importantes métodos de ensino em grupo existentes atualmente. O capítulo final descreve a organização do método considerada ideal para uma proposta de método de ensino de piano em grupo nas universidades brasileiras e apresenta parte dos exercícios confeccionados para o desenvolver cada uma das habilidades funcionais que são trabalhadas nos diversos capítulos do método elaborado ao longo desta pesquisa, assim como o porquê das escolhas envolvidas em sua confecção.This thesis had as its impetus the development of a group piano method designed for college level piano classes in the universities of Brazil. The purpose of this work is to reflect upon the process used in this endeavor. The first chapter presents a historical background from the beginnings of group piano instruction in Europe and the United States until its culmination in the technological era. It also examines group piano teaching in the secondary piano courses among Brazilian universities. The second chapter is a comparative analysis of the most important group piano methods currently in use. The final chapter describes the format and function considered ideal as a basis for the method of group piano teaching in Brazilian universities. Furthermore, it presents a sample of the exercises composed to develop each of the piano skills that are presented throughout the chapters of the method produced alongside with this research, as well as the rationale involved in its creation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonteiro, Eduardo Henrique SoaresSantos, Rogério Lourenço dos2013-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-22082013-141410/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-22082013-141410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
title Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
spellingShingle Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
Santos, Rogério Lourenço dos
Estudo e ensino do piano
Group Piano
Método de piano
Pedagogia do piano
Piano Method
Piano complementar
Piano em grupo
Piano pedagogy
Piano skills
Piano study and instruction
title_short Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
title_full Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
title_fullStr Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
title_full_unstemmed Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
title_sort Uma proposta de método para ensino de piano em grupo destinado ao curso de piano complementar nas universidades brasileiras
author Santos, Rogério Lourenço dos
author_facet Santos, Rogério Lourenço dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Eduardo Henrique Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rogério Lourenço dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo e ensino do piano
Group Piano
Método de piano
Pedagogia do piano
Piano Method
Piano complementar
Piano em grupo
Piano pedagogy
Piano skills
Piano study and instruction
topic Estudo e ensino do piano
Group Piano
Método de piano
Pedagogia do piano
Piano Method
Piano complementar
Piano em grupo
Piano pedagogy
Piano skills
Piano study and instruction
description A presente tese teve como motivação inicial a confecção de um método de ensino de piano em grupo para utilização nos cursos de piano complementar das universidades brasileiras. Neste trabalho, relatam-se as etapas e processos reflexivos percorridos por este autor durante esta empreitada. Primeiramente, foi feita uma pesquisa histórica a respeito do surgimento do piano em grupo na Europa e nos Estados Unidos, chegando-se até às tecnologias utilizadas atualmente, assim como uma análise do cenário relativo ao ensino do piano em grupo e da disciplina de piano complementar nas universidades brasileiras. No segundo capítulo, apresenta-se uma análise crítica e comparativa dos mais importantes métodos de ensino em grupo existentes atualmente. O capítulo final descreve a organização do método considerada ideal para uma proposta de método de ensino de piano em grupo nas universidades brasileiras e apresenta parte dos exercícios confeccionados para o desenvolver cada uma das habilidades funcionais que são trabalhadas nos diversos capítulos do método elaborado ao longo desta pesquisa, assim como o porquê das escolhas envolvidas em sua confecção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-22082013-141410/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-22082013-141410/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090991711322112