Formação de leitores: a diversidade de situações de ensino em salas de aula de ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filandra, Marina Pontes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20072015-122303/
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo descrever e analisar práticas de leitura literária propostas em salas de aula de Ensino Fundamental I e as relações possíveis entre textos, alunos e professores. Optou-se por investigar tais práticas em duas turmas de 5º ano em duas escolas da cidade de São Paulo, uma particular e uma pública. A coleta de dados, realizada no 2º semestre de 2013, dividiu-se em duas fases. A primeira consistiu em entrevistas com as professoras das turmas selecionadas, por meio das quais se procurou identificar os objetivos que almejavam com o trabalho com leitura literária. Já a segunda fase correspondeu às observações das aulas, a fim de aprofundar as temáticas surgidas a partir das entrevistas e refletir sobre as relações existentes entre textos, alunos e professoras. A análise dos dados coletados permitiu concluir que a diversidade dos usos que são feitos dos livros e da literatura na sala de aula justifica-se nas inúmeras variáveis que interferem nessa prática, e que garantir um espaço de abertura para que os alunos se manifestem e possam se identificar nas leituras que realizam pode minimizar as dificuldades da tarefa de formá-los como leitores. Do ponto de vista teórico, foram levadas em consideração as discussões de Bakhtin (2010) a respeito dos gêneros do discurso, as ideias de Hans Robert Jauss (2011) como principal representante da estética da recepção, os estudos de Wolfgang Iser (1999) sobre a importância do leitor, e as pesquisas dos franceses Vincent Jouve (2002), Catherine Tauveron (2013) e Annie Rouxel (2013) acerca do trabalho com literatura na sala de aula.
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