Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forster, Larissa Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01102020-110429/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de crianças leitoras em diferentes situações de leitura (SLs). As crianças colaboradoras são estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo, cursam o 3o, o 4o e o 5o anos do ensino fundamental e foram observadas em diferentes SLs em diferentes espaços da escola, a saber: a sala de leitura, a sala de aula da professora polivalente, um corredor e a sala de artes. Partindo-se inicialmente de reflexões sobre práticas culturais e práticas de leitura à luz da fortuna crítica, chegou-se ao corpo dessas crianças leitoras e sua relação com os elementos da SL: o texto (literário ou não literário), o suporte do texto, o leitor, o propósito de leitura e o espaço onde a leitura ocorre. A reflexão sobre tais elementos nas SLs, especialmente no que se refere à definição de leitor de Britto (2015), possibilitou a formulação da seguinte pergunta norteadora: Em que medida os elementos de uma SL impactam na pluralidade de comportamentos leitores? Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por diversos registros dessas SLs: fotografias, gravações em vídeo, registros em diário de campo e entrevistas. A análise dos registros tornou possível a verificação de que a alteração de um único elemento da SL pode gerar mudanças maiores ou menores no comportamento das crianças leitoras, principalmente no que diz respeito aos seus corpos.
id USP_956b5e00a1bd50997ca50b0c19aa1cab
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01102020-110429
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitoresReading situations: contributions to the studies on readers\' developmentBodyComportamento leitorCorpoEnsino fundamentalFormação de leitoresLeituraPrimary schoolReader behaviorReaders developmentReadingEste trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de crianças leitoras em diferentes situações de leitura (SLs). As crianças colaboradoras são estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo, cursam o 3o, o 4o e o 5o anos do ensino fundamental e foram observadas em diferentes SLs em diferentes espaços da escola, a saber: a sala de leitura, a sala de aula da professora polivalente, um corredor e a sala de artes. Partindo-se inicialmente de reflexões sobre práticas culturais e práticas de leitura à luz da fortuna crítica, chegou-se ao corpo dessas crianças leitoras e sua relação com os elementos da SL: o texto (literário ou não literário), o suporte do texto, o leitor, o propósito de leitura e o espaço onde a leitura ocorre. A reflexão sobre tais elementos nas SLs, especialmente no que se refere à definição de leitor de Britto (2015), possibilitou a formulação da seguinte pergunta norteadora: Em que medida os elementos de uma SL impactam na pluralidade de comportamentos leitores? Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por diversos registros dessas SLs: fotografias, gravações em vídeo, registros em diário de campo e entrevistas. A análise dos registros tornou possível a verificação de que a alteração de um único elemento da SL pode gerar mudanças maiores ou menores no comportamento das crianças leitoras, principalmente no que diz respeito aos seus corpos.The goal of this dissertation is to analyze childrens reading behavior in various reading situations. The participants were children attending years 3, 4, and 5 of primary school in public school from São Paulo. They were observed during many different RSs in various school environments, namely: the reading room; their homeroom; a hallway; and the art classroom. Initially deriving from reflections on the cultural and reading practices presented on critical literature, the analyses focus on these childrens bodies and their connection to the following RS elements: the text (literary or non-literary), the text support, the reader, the reading purpose, and the environment where the reading occurs. Reflecting on these RS elements, especially considering Brittos (2015) definition of reader, enabled the formulation of the following research question: To what extent do the elements of a RS affect the diversity of reading behaviors? Thus, the research corpus comprises various recordings of these RSs: photographs, video recordings, field journal entries, and interviews. This record analysis leads to investigations on how altering a single element of the RS can cause major or minor changes in the childrens reading behavior, mainly in regards to their bodies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarzotto, Valdir HeitorForster, Larissa Gonçalves2020-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01102020-110429/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-10T06:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-01102020-110429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-10T06:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
Reading situations: contributions to the studies on readers\' development
title Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
spellingShingle Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
Forster, Larissa Gonçalves
Body
Comportamento leitor
Corpo
Ensino fundamental
Formação de leitores
Leitura
Primary school
Reader behavior
Readers development
Reading
title_short Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
title_full Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
title_fullStr Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
title_full_unstemmed Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
title_sort Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
author Forster, Larissa Gonçalves
author_facet Forster, Larissa Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barzotto, Valdir Heitor
dc.contributor.author.fl_str_mv Forster, Larissa Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Body
Comportamento leitor
Corpo
Ensino fundamental
Formação de leitores
Leitura
Primary school
Reader behavior
Readers development
Reading
topic Body
Comportamento leitor
Corpo
Ensino fundamental
Formação de leitores
Leitura
Primary school
Reader behavior
Readers development
Reading
description Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de crianças leitoras em diferentes situações de leitura (SLs). As crianças colaboradoras são estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo, cursam o 3o, o 4o e o 5o anos do ensino fundamental e foram observadas em diferentes SLs em diferentes espaços da escola, a saber: a sala de leitura, a sala de aula da professora polivalente, um corredor e a sala de artes. Partindo-se inicialmente de reflexões sobre práticas culturais e práticas de leitura à luz da fortuna crítica, chegou-se ao corpo dessas crianças leitoras e sua relação com os elementos da SL: o texto (literário ou não literário), o suporte do texto, o leitor, o propósito de leitura e o espaço onde a leitura ocorre. A reflexão sobre tais elementos nas SLs, especialmente no que se refere à definição de leitor de Britto (2015), possibilitou a formulação da seguinte pergunta norteadora: Em que medida os elementos de uma SL impactam na pluralidade de comportamentos leitores? Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por diversos registros dessas SLs: fotografias, gravações em vídeo, registros em diário de campo e entrevistas. A análise dos registros tornou possível a verificação de que a alteração de um único elemento da SL pode gerar mudanças maiores ou menores no comportamento das crianças leitoras, principalmente no que diz respeito aos seus corpos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01102020-110429/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01102020-110429/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256589220708352