Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01102020-110429/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de crianças leitoras em diferentes situações de leitura (SLs). As crianças colaboradoras são estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo, cursam o 3o, o 4o e o 5o anos do ensino fundamental e foram observadas em diferentes SLs em diferentes espaços da escola, a saber: a sala de leitura, a sala de aula da professora polivalente, um corredor e a sala de artes. Partindo-se inicialmente de reflexões sobre práticas culturais e práticas de leitura à luz da fortuna crítica, chegou-se ao corpo dessas crianças leitoras e sua relação com os elementos da SL: o texto (literário ou não literário), o suporte do texto, o leitor, o propósito de leitura e o espaço onde a leitura ocorre. A reflexão sobre tais elementos nas SLs, especialmente no que se refere à definição de leitor de Britto (2015), possibilitou a formulação da seguinte pergunta norteadora: Em que medida os elementos de uma SL impactam na pluralidade de comportamentos leitores? Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por diversos registros dessas SLs: fotografias, gravações em vídeo, registros em diário de campo e entrevistas. A análise dos registros tornou possível a verificação de que a alteração de um único elemento da SL pode gerar mudanças maiores ou menores no comportamento das crianças leitoras, principalmente no que diz respeito aos seus corpos. |
id |
USP_956b5e00a1bd50997ca50b0c19aa1cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01102020-110429 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitoresReading situations: contributions to the studies on readers\' developmentBodyComportamento leitorCorpoEnsino fundamentalFormação de leitoresLeituraPrimary schoolReader behaviorReaders developmentReadingEste trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de crianças leitoras em diferentes situações de leitura (SLs). As crianças colaboradoras são estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo, cursam o 3o, o 4o e o 5o anos do ensino fundamental e foram observadas em diferentes SLs em diferentes espaços da escola, a saber: a sala de leitura, a sala de aula da professora polivalente, um corredor e a sala de artes. Partindo-se inicialmente de reflexões sobre práticas culturais e práticas de leitura à luz da fortuna crítica, chegou-se ao corpo dessas crianças leitoras e sua relação com os elementos da SL: o texto (literário ou não literário), o suporte do texto, o leitor, o propósito de leitura e o espaço onde a leitura ocorre. A reflexão sobre tais elementos nas SLs, especialmente no que se refere à definição de leitor de Britto (2015), possibilitou a formulação da seguinte pergunta norteadora: Em que medida os elementos de uma SL impactam na pluralidade de comportamentos leitores? Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por diversos registros dessas SLs: fotografias, gravações em vídeo, registros em diário de campo e entrevistas. A análise dos registros tornou possível a verificação de que a alteração de um único elemento da SL pode gerar mudanças maiores ou menores no comportamento das crianças leitoras, principalmente no que diz respeito aos seus corpos.The goal of this dissertation is to analyze childrens reading behavior in various reading situations. The participants were children attending years 3, 4, and 5 of primary school in public school from São Paulo. They were observed during many different RSs in various school environments, namely: the reading room; their homeroom; a hallway; and the art classroom. Initially deriving from reflections on the cultural and reading practices presented on critical literature, the analyses focus on these childrens bodies and their connection to the following RS elements: the text (literary or non-literary), the text support, the reader, the reading purpose, and the environment where the reading occurs. Reflecting on these RS elements, especially considering Brittos (2015) definition of reader, enabled the formulation of the following research question: To what extent do the elements of a RS affect the diversity of reading behaviors? Thus, the research corpus comprises various recordings of these RSs: photographs, video recordings, field journal entries, and interviews. This record analysis leads to investigations on how altering a single element of the RS can cause major or minor changes in the childrens reading behavior, mainly in regards to their bodies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarzotto, Valdir HeitorForster, Larissa Gonçalves2020-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01102020-110429/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-10T06:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-01102020-110429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-10T06:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores Reading situations: contributions to the studies on readers\' development |
title |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores |
spellingShingle |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores Forster, Larissa Gonçalves Body Comportamento leitor Corpo Ensino fundamental Formação de leitores Leitura Primary school Reader behavior Readers development Reading |
title_short |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores |
title_full |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores |
title_fullStr |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores |
title_full_unstemmed |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores |
title_sort |
Situações de leitura: contribuição aos estudos sobre formação de leitores |
author |
Forster, Larissa Gonçalves |
author_facet |
Forster, Larissa Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barzotto, Valdir Heitor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forster, Larissa Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Body Comportamento leitor Corpo Ensino fundamental Formação de leitores Leitura Primary school Reader behavior Readers development Reading |
topic |
Body Comportamento leitor Corpo Ensino fundamental Formação de leitores Leitura Primary school Reader behavior Readers development Reading |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de crianças leitoras em diferentes situações de leitura (SLs). As crianças colaboradoras são estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo, cursam o 3o, o 4o e o 5o anos do ensino fundamental e foram observadas em diferentes SLs em diferentes espaços da escola, a saber: a sala de leitura, a sala de aula da professora polivalente, um corredor e a sala de artes. Partindo-se inicialmente de reflexões sobre práticas culturais e práticas de leitura à luz da fortuna crítica, chegou-se ao corpo dessas crianças leitoras e sua relação com os elementos da SL: o texto (literário ou não literário), o suporte do texto, o leitor, o propósito de leitura e o espaço onde a leitura ocorre. A reflexão sobre tais elementos nas SLs, especialmente no que se refere à definição de leitor de Britto (2015), possibilitou a formulação da seguinte pergunta norteadora: Em que medida os elementos de uma SL impactam na pluralidade de comportamentos leitores? Assim, o corpus desta pesquisa é constituído por diversos registros dessas SLs: fotografias, gravações em vídeo, registros em diário de campo e entrevistas. A análise dos registros tornou possível a verificação de que a alteração de um único elemento da SL pode gerar mudanças maiores ou menores no comportamento das crianças leitoras, principalmente no que diz respeito aos seus corpos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01102020-110429/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01102020-110429/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256589220708352 |