Internacionalização das empresas brasileiras: estudo exploratório sobre processo decisório: fatores indutores e restritivos a internacionalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-12072023-154856/ |
Resumo: | Este estudo investiga um aspecto particular do processo de tomada de decisão nas empresas: a decisão estratégica de se internacionalizar. Trata-se de um estudo de caso envolvendo duas empresas brasileiras que decidiram pela internacionalização de suas operações. O estudo descreve o seu processo de tomada de decisão normal e centra-se no processo específico em que a decisão de internacionalização foi feita. A pesquisa em tomada de decisão organizacional é grande. No entanto, como a internacionalização apresenta às empresas novos ambientes, formas inteiramente novas de fazer negócios e uma série de novos problemas, o autor considera esse tipo de tomada de decisão como um processo especial. Tornar-se internacional significa que uma mudança estratégica fundamental está ocorrendo. Fatores novos e desconhecidos forçam a empresa a entrar no mercado internacional. Este estudo também descreve como os tomadores de decisão identificaram e avaliaram os fatores que podem motivar ou restringir a empresa na busca por oportunidades internacionais. Foram entrevistados dois tomadores de decisão em cada empresa brasileira. Este estudo descreve o processo de tomada de decisão dessas duas empresas. No entanto, as conclusões deste estudo apresentam algumas limitações, quanto ao modelo e ao método de pesquisa utilizado e, por isso, não podem ser generalizados para o universo das empresas brasileiras. |
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Internacionalização das empresas brasileiras: estudo exploratório sobre processo decisório: fatores indutores e restritivos a internacionalizaçãoInternationalization of Brazilian companies: exploratory study on the decision-making process: factors that induce and restrict internationalizationEmpresas multinacionaisInternacionalização de empresasInternationalization of companiesMultinational companiesEste estudo investiga um aspecto particular do processo de tomada de decisão nas empresas: a decisão estratégica de se internacionalizar. Trata-se de um estudo de caso envolvendo duas empresas brasileiras que decidiram pela internacionalização de suas operações. O estudo descreve o seu processo de tomada de decisão normal e centra-se no processo específico em que a decisão de internacionalização foi feita. A pesquisa em tomada de decisão organizacional é grande. No entanto, como a internacionalização apresenta às empresas novos ambientes, formas inteiramente novas de fazer negócios e uma série de novos problemas, o autor considera esse tipo de tomada de decisão como um processo especial. Tornar-se internacional significa que uma mudança estratégica fundamental está ocorrendo. Fatores novos e desconhecidos forçam a empresa a entrar no mercado internacional. Este estudo também descreve como os tomadores de decisão identificaram e avaliaram os fatores que podem motivar ou restringir a empresa na busca por oportunidades internacionais. Foram entrevistados dois tomadores de decisão em cada empresa brasileira. Este estudo descreve o processo de tomada de decisão dessas duas empresas. No entanto, as conclusões deste estudo apresentam algumas limitações, quanto ao modelo e ao método de pesquisa utilizado e, por isso, não podem ser generalizados para o universo das empresas brasileiras.This study investigates a particular aspect of the decision making process in firms: the strategic decision to go international. It is a case study involving two Brazilian companies, which have decided for internationalízing of their operations. The study describes their normal decision making process and focuses on the specific process on which the internationalization decision was done. The research in organizational decision making is large. However, because going international presents the firms with new environments, entirely new ways of doing business, and a host of new problems, the author considers this kind of decision making as a special process. Going international means that a fundamental strategic change is taking place. New and unfamiliar factors force the firm to the international marketplace. This study also describes how the decision makers identified and evaluated the factors, which can motivate or constraint the firm in search for international opportunities. Two decision makers in each Brazilian firms were interviewed. This study describes the decision making process of these two firms. However, the conclusions of this study show some limitations, regarding the model and the research method used and, because of that, it can not be generalized to the universe of the Brazilian companies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYu, Abraham Sin OihCarneiro, Paulo Sergio Medeiros2000-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-12072023-154856/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-12T18:53:14Zoai:teses.usp.br:tde-12072023-154856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-12T18:53:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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