New brands & new bands: o marketing e a gestão no lançamento de uma nova banda independente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, João Pedro Rodrigues Lima Mestre da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11414
Resumo: Esta dissertação pretende dar uma luz sobre a atual forma de gestão das bandas independentes no mercado da música em Portugal, especialmente no momento do seu lançamento. O foco deste estudo está nas bandas independentes e o universo em que as mesmas se movem. Pretende-se através da análise das perspetivas de vários sujeitos de interesse, perceber o estado atual da gestão das bandas independentes em Portugal e se de alguma forma essa gestão é efetuada de uma maneira estruturada onde são empregues conceitos de marketing e gestão estratégica. Pretende-se ainda perceber se é possível através desta forma estratégica de pensar e planear o caminho a percorrer por parte da banda, potenciar o lançamento da mesma de uma forma autónoma e independente. Também foi relevante ter em conta qual o papel e o impacto dos principais intervenientes do universo das bandas independentes em todos estes processos. Utilizou-se uma metodologia de análise qualitativa à base de entrevistas semiestruturadas em profundidade, sendo que os entrevistados-chave foram compostos por três grupos de interesse: profissionais da indústria da música em Portugal; gestores de start-ups; músicos. Através dos testemunhos obtidos foi possível concluir sobre alguns dos principais desafios e oportunidades que as novas bandas independentes encaram, assim como sobre alguns fatores críticos para o seu sucesso com especial enfoque no ecossistema a que estas pertencem.
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