O uso do teste PEEPS (Profiles of Early Expressive Phonological Skills) adaptado para o português brasileiro na avaliação precoce do desenvolvimento fonológico de crianças com fissura labiopalatina comparativamente a crianças sem fissura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Debora Natalia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-18022022-115639/
Resumo: Crianças com fissura de palato podem apresentar alterações de fala nos aspectos fonéticos e fonológicos. Para a avaliação das alterações fonológicas, em particular, faz-se necessário o uso de protocolos específicos. Autores norte-americanos elaboraram o protocolo Profiles of Early Expressive Phonological Skills (PEEPS), delineado para avaliar e comparar perfis de crianças em desenvolvimento entre os 18 e 36 meses de idade. O PEEPS foi adaptado para o Português Brasileiro (PEEPS:BP) por nosso grupo para avaliar as habilidades fonológicas de crianças com fissura de palato, como parte de um projeto internacional financiado pelo National Institutes of Health (NIH-USA). O presente estudo foi desenvolvido para comparar as habilidades fonológicas de crianças com e sem fissura labiopalatina, com idade entre 18 e 36 meses, utilizando o teste PEEPS:BP. Foram avaliadas, prospectivamente, 33 crianças com fissura palato ± lábio operada (F), 17 do gênero feminino, idade entre 18 e 35 meses (27±5m) e, 47 crianças controle, sem fissura de lábio e palato (C), 26 do gênero masculino, idade entre 18 e 36 meses (28±6m). Não foram incluídas crianças com evidências de síndrome, perda auditiva sensorioneural e falantes multilíngues, e, no caso do grupo C, crianças com alterações de fala. Todos foram submetidos ao teste PEEPS:BP, com gravação audiovisual, composto por 36 vocábulos, eliciados pela apresentação de brinquedos, contemplando ponto e modo articulatório de consoantes da língua portuguesa, assim como diferentes estruturas silábicas e os fonemas surdos e sonoros. Após aplicação do teste, foi realizada a transcrição fonética de todos os vocábulos por dois fonoaudiólogos com experiência na área. Para as discordâncias foi realizada análise por consenso. As transcrições foram tabuladas, sendo analisados os seguintes parâmetros: 1) número de consoantes produzidas no inventário fonético nas posições inicial e medial/final; acurácia, pela porcentagem de consoantes corretas (PCC) em cada modo articulatório (plosivas, fricativas, africativas, nasais e líquidas) e no total da produção das consoantes; 2) produção dos diferentes pontos articulatórios (labial, alveolar, velar e palatal); e 3) porcentagem de alterações de fala (omissão, substituições oral e nasal). A comparação dos grupos foi feita para um nível de significância de 5%. Observou-se que o grupo F apresentou indicadores sugestivos de prejuízo significativo da fala não observados no grupo C, exceto para as substituições orais. Os resultados mostraram que crianças com fissura de palato±lábio, operada, em idade precoce, apresentam déficit nas habilidades fonológicas, conforme demonstrado pelo uso do protocolo PEEPS:BP. Este estudo fornece a primeira comparação normativa.
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O PEEPS foi adaptado para o Português Brasileiro (PEEPS:BP) por nosso grupo para avaliar as habilidades fonológicas de crianças com fissura de palato, como parte de um projeto internacional financiado pelo National Institutes of Health (NIH-USA). O presente estudo foi desenvolvido para comparar as habilidades fonológicas de crianças com e sem fissura labiopalatina, com idade entre 18 e 36 meses, utilizando o teste PEEPS:BP. Foram avaliadas, prospectivamente, 33 crianças com fissura palato ± lábio operada (F), 17 do gênero feminino, idade entre 18 e 35 meses (27±5m) e, 47 crianças controle, sem fissura de lábio e palato (C), 26 do gênero masculino, idade entre 18 e 36 meses (28±6m). Não foram incluídas crianças com evidências de síndrome, perda auditiva sensorioneural e falantes multilíngues, e, no caso do grupo C, crianças com alterações de fala. Todos foram submetidos ao teste PEEPS:BP, com gravação audiovisual, composto por 36 vocábulos, eliciados pela apresentação de brinquedos, contemplando ponto e modo articulatório de consoantes da língua portuguesa, assim como diferentes estruturas silábicas e os fonemas surdos e sonoros. Após aplicação do teste, foi realizada a transcrição fonética de todos os vocábulos por dois fonoaudiólogos com experiência na área. Para as discordâncias foi realizada análise por consenso. As transcrições foram tabuladas, sendo analisados os seguintes parâmetros: 1) número de consoantes produzidas no inventário fonético nas posições inicial e medial/final; acurácia, pela porcentagem de consoantes corretas (PCC) em cada modo articulatório (plosivas, fricativas, africativas, nasais e líquidas) e no total da produção das consoantes; 2) produção dos diferentes pontos articulatórios (labial, alveolar, velar e palatal); e 3) porcentagem de alterações de fala (omissão, substituições oral e nasal). A comparação dos grupos foi feita para um nível de significância de 5%. Observou-se que o grupo F apresentou indicadores sugestivos de prejuízo significativo da fala não observados no grupo C, exceto para as substituições orais. Os resultados mostraram que crianças com fissura de palato±lábio, operada, em idade precoce, apresentam déficit nas habilidades fonológicas, conforme demonstrado pelo uso do protocolo PEEPS:BP. Este estudo fornece a primeira comparação normativa.Children with cleft palate may present speech disorders in phonetic and phonological aspects. The assessment of phonological changes, in particular, requires the use of specific protocols. North American authors developed the protocol Profiles of Early Expressive Phonological Skills (PEEPS) protocol, designed to evaluate and compare profiles of developing children between 18 and 36 months of age. The PEEPS was adapted to Brazilian Portuguese (PEEPS:BP) by our group to assess the phonological skills of children with cleft palate, as part of an international project funded by the National Institutes of Health (NIH-USA). The present study was conducted to compare the phonological skills of children with and without cleft lip and palate, aged 18 to 36 months, using the PEEPS:BP test. The study prospectively evaluated 33 children with repaired cleft palate ± lip (C), 17 females, aged 18 to 35 months (27±5m), and 47 control children, without cleft lip and palate (NC), 26 males, aged 18 to 36 months (28±6m). Children with evidence of syndrome, sensorineural hearing loss and multilingual speakers were not included, and group NC also excluded children with speech disorders. All children were submitted to the PEEPS:BP test with audiovisual recording, composed of 36 words, elicited by the presentation of toys, addressing articulation place and manner of consonants of Portuguese language, as well as different syllabic structures and voiced and unvoiced phonemes. After applying the test, phonetic transcription of all words was performed by two speech therapists experienced in the field. In case of disagreements, consensus analysis was performed. The transcriptions were tabulated and the following parameters were analyzed: 1) number of consonants produced in the phonetic inventory in the initial and medial/final positions; accuracy, by the percentage of correct consonants (PCC) in each articulation manner (plosives, fricatives, affricates, nasal and liquid) and in the total consonant production; 2) production of the different articulation points (labial, alveolar, velar and palatal); and 3) percentage of speech disorders (omission, oral and nasal replacements). The groups were compared at a significance level of 5%. It was observed that group C presented indicators suggestive of significant speech impairment not observed in group NC, except for oral replacements. The results showed that children with cleft palate±lip, repaired at an early age, have a deficit in phonological skills, as demonstrated by the use of the PEEPS:BP protocol. This study provides the first normative comparisonBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScherer, Nancy JeanTrindade, Inge Elly KiemleOliveira, Debora Natalia de2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-18022022-115639/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-18022022-115639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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