A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreiras, Ninfa de Freitas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-22082007-142716/
Resumo: O presente estudo realiza uma leitura psicanalítica do brinquedo na literatura para crianças. Aborda-se o conceito e a história da infância, da literatura para crianças e do brinquedo, como as transformações ocorridas com esses conceitos na atualidade. Estabelece-se uma comparação entre o brinquedo e o livro, considerados produtos culturais. São discutidos o brinquedo e sua dupla expressão, como um objeto inventado pelo adulto e reinventado pela criança. Utilizando a Psicanálise como instrumento de interpretação, a pesquisa faz uma análise de duas histórias clássicas da literatura, do século XIX: O soldadinho de chumbo, do dinamarquês Hans Christian Andersen e Conto de escola, do brasileiro Machado de Assis. Mostra diferentes representações do brinquedo na literatura contemporânea para crianças, do final do século XX e início do século XXI, em treze obras literárias estudadas. As obras trabalhadas compreendem edições nacionais e traduzidas, em diferentes gêneros e categorias: prosa e poesia, narrativas com texto e sem texto verbal. O brinquedo, entendido como o objeto cultural que propicia o encontro entre o universo adulto e o infantil, está representado de diversas maneiras, como uma transgressão, uma catarse, uma via de comunicação da criança com o mundo interno e externo. Depois de apresentadas e analisadas as obras, são estudados o brinquedo e sua ausência, o brinquedo como um retorno à infância e a literatura como brinquedo. São trabalhadas algumas referências sobre o brinquedo dos autores da Psicanálise: Sigmund Freud, Sándor Ferenczi e Donald W. Winnicott.
id USP_590d749d2187c81209fbf71b9a0fb6e7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22082007-142716
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A psicanálise do brinquedo na literatura para criançasThe psychoanalyses of the toy in the children\'s literatureChildhoodChildren's literatureInfânciaLiteratura para criançasPsicanálisePsychoanalysesRepresentações do brinquedoSubjectivitySubjetividadeToy's representationsO presente estudo realiza uma leitura psicanalítica do brinquedo na literatura para crianças. Aborda-se o conceito e a história da infância, da literatura para crianças e do brinquedo, como as transformações ocorridas com esses conceitos na atualidade. Estabelece-se uma comparação entre o brinquedo e o livro, considerados produtos culturais. São discutidos o brinquedo e sua dupla expressão, como um objeto inventado pelo adulto e reinventado pela criança. Utilizando a Psicanálise como instrumento de interpretação, a pesquisa faz uma análise de duas histórias clássicas da literatura, do século XIX: O soldadinho de chumbo, do dinamarquês Hans Christian Andersen e Conto de escola, do brasileiro Machado de Assis. Mostra diferentes representações do brinquedo na literatura contemporânea para crianças, do final do século XX e início do século XXI, em treze obras literárias estudadas. As obras trabalhadas compreendem edições nacionais e traduzidas, em diferentes gêneros e categorias: prosa e poesia, narrativas com texto e sem texto verbal. O brinquedo, entendido como o objeto cultural que propicia o encontro entre o universo adulto e o infantil, está representado de diversas maneiras, como uma transgressão, uma catarse, uma via de comunicação da criança com o mundo interno e externo. Depois de apresentadas e analisadas as obras, são estudados o brinquedo e sua ausência, o brinquedo como um retorno à infância e a literatura como brinquedo. São trabalhadas algumas referências sobre o brinquedo dos autores da Psicanálise: Sigmund Freud, Sándor Ferenczi e Donald W. Winnicott.This research brings a psychoanalytic reading of the toy in the children\'s literature. The childhood\'s, literature\'s and toy\'s history and concept are discussed, as well as some changes with these concepts nowadays. There is a comparison between the toy and the book, considered cultural products. The toy and its dual expression are discussed, like an object created by the adult and recreated by the child. Having the psychoanalysis as the interpretation instrument, the research analyses two classical tales, written in the 19th Century, The little lead soldier, by the Dennmark author Hans Christian Andersen and A tale of school, by the Brazilian author Machado de Assis. It also shows different representations of the toy in the contemporary children\"s literature, in thirteen literary works studied. The thirteen works are national and translation editions, in different genres and categories: narrative and poetry, narrative with text and without text. The toy, seen as a cultural object that promotes the meeting between the adult and the child universe, is represented, in different ways, as a trespass, a catharsis, a way of communication for a child with his insight and outsight world. After presenting and analysing the books, it is studied the toy and its absence, the toy as a returning to the childhood and the literature as a toy. Sigmund Freud, Sándor Ferenczi and Donald W. Winnicott are the psychoanalyst authors worked in some reference books - secondary literature.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, Maria dos Prazeres SantosParreiras, Ninfa de Freitas2006-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-22082007-142716/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-22082007-142716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças
The psychoanalyses of the toy in the children\'s literature
title A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças
spellingShingle A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças
Parreiras, Ninfa de Freitas
Childhood
Children's literature
Infância
Literatura para crianças
Psicanálise
Psychoanalyses
Representações do brinquedo
Subjectivity
Subjetividade
Toy's representations
title_short A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças
title_full A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças
title_fullStr A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças
title_full_unstemmed A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças
title_sort A psicanálise do brinquedo na literatura para crianças
author Parreiras, Ninfa de Freitas
author_facet Parreiras, Ninfa de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Maria dos Prazeres Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Parreiras, Ninfa de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Childhood
Children's literature
Infância
Literatura para crianças
Psicanálise
Psychoanalyses
Representações do brinquedo
Subjectivity
Subjetividade
Toy's representations
topic Childhood
Children's literature
Infância
Literatura para crianças
Psicanálise
Psychoanalyses
Representações do brinquedo
Subjectivity
Subjetividade
Toy's representations
description O presente estudo realiza uma leitura psicanalítica do brinquedo na literatura para crianças. Aborda-se o conceito e a história da infância, da literatura para crianças e do brinquedo, como as transformações ocorridas com esses conceitos na atualidade. Estabelece-se uma comparação entre o brinquedo e o livro, considerados produtos culturais. São discutidos o brinquedo e sua dupla expressão, como um objeto inventado pelo adulto e reinventado pela criança. Utilizando a Psicanálise como instrumento de interpretação, a pesquisa faz uma análise de duas histórias clássicas da literatura, do século XIX: O soldadinho de chumbo, do dinamarquês Hans Christian Andersen e Conto de escola, do brasileiro Machado de Assis. Mostra diferentes representações do brinquedo na literatura contemporânea para crianças, do final do século XX e início do século XXI, em treze obras literárias estudadas. As obras trabalhadas compreendem edições nacionais e traduzidas, em diferentes gêneros e categorias: prosa e poesia, narrativas com texto e sem texto verbal. O brinquedo, entendido como o objeto cultural que propicia o encontro entre o universo adulto e o infantil, está representado de diversas maneiras, como uma transgressão, uma catarse, uma via de comunicação da criança com o mundo interno e externo. Depois de apresentadas e analisadas as obras, são estudados o brinquedo e sua ausência, o brinquedo como um retorno à infância e a literatura como brinquedo. São trabalhadas algumas referências sobre o brinquedo dos autores da Psicanálise: Sigmund Freud, Sándor Ferenczi e Donald W. Winnicott.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-22082007-142716/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-22082007-142716/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090990976270336