De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramirez, Miguel Angel Barrera
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28092023-114232/
Resumo: O Combate Cênico tem escopos mais profundos do que aqueles imediatamente atribuídos a ele em relação à sua utilidade na resolução de uma luta dentro de uma peça. Ou seja, é uma disciplina que nutre o desempenho de um ator, do seu modo de concebê-lo ao seu modo de executá-lo, o que o distancia completamente de uma prática esportiva. O corpo do ator deve assimilar a técnica do Combate Cênico a partir de seus princípios mecânicos para poder traduzir com sinceridade e segurança o que a ação pede; o que levou ao personagem que encarna para atacar outro personagem, outro ser humano na ficção. Então a palavra emitida deixa de ter força e se torna, necessariamente, ação. O golpe é a extensão da palavra e a palavra é a origem do golpe. Há um diálogo não verbal que é comunicado através da violência projetada no palco; portanto, é essencial saber onde surgem os impulsos básicos de agressão que existem na personalidade do ator. O estudo do Combate Cênico canaliza todos esses impulsos de violência e os leva à cena para continuar contando uma história. Nessa direção agir e pensar se dão numa mesma escala temporal. Dessa percepção compreendemos que a metodologia de combate cênico explora potências do e no corpo na atuação teatral. Autores como BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola (2009), BASTOS, Helena (2017), DUKLIN, Keith & WALLER, John (2001), EWAN Vanessa & GREEN, Debie (2014), LECOQ, Jaques (2003), TRASTOY, Beatriz Alicia (2013), WACQUANT, Loïc (2000), entre outros, são importantes nesta Investigação.
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