De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramirez, Miguel Angel Barrera
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28092023-114232/
Resumo: O Combate Cênico tem escopos mais profundos do que aqueles imediatamente atribuídos a ele em relação à sua utilidade na resolução de uma luta dentro de uma peça. Ou seja, é uma disciplina que nutre o desempenho de um ator, do seu modo de concebê-lo ao seu modo de executá-lo, o que o distancia completamente de uma prática esportiva. O corpo do ator deve assimilar a técnica do Combate Cênico a partir de seus princípios mecânicos para poder traduzir com sinceridade e segurança o que a ação pede; o que levou ao personagem que encarna para atacar outro personagem, outro ser humano na ficção. Então a palavra emitida deixa de ter força e se torna, necessariamente, ação. O golpe é a extensão da palavra e a palavra é a origem do golpe. Há um diálogo não verbal que é comunicado através da violência projetada no palco; portanto, é essencial saber onde surgem os impulsos básicos de agressão que existem na personalidade do ator. O estudo do Combate Cênico canaliza todos esses impulsos de violência e os leva à cena para continuar contando uma história. Nessa direção agir e pensar se dão numa mesma escala temporal. Dessa percepção compreendemos que a metodologia de combate cênico explora potências do e no corpo na atuação teatral. Autores como BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola (2009), BASTOS, Helena (2017), DUKLIN, Keith & WALLER, John (2001), EWAN Vanessa & GREEN, Debie (2014), LECOQ, Jaques (2003), TRASTOY, Beatriz Alicia (2013), WACQUANT, Loïc (2000), entre outros, são importantes nesta Investigação.
id USP_5b014fd928c97e95aa8ffc674e64b8c0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092023-114232
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuaciónDe la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuaciónactuaciónatuaçãocombate cênicocombate escénicocorpocuerpopalabrapalavrateatroteatroO Combate Cênico tem escopos mais profundos do que aqueles imediatamente atribuídos a ele em relação à sua utilidade na resolução de uma luta dentro de uma peça. Ou seja, é uma disciplina que nutre o desempenho de um ator, do seu modo de concebê-lo ao seu modo de executá-lo, o que o distancia completamente de uma prática esportiva. O corpo do ator deve assimilar a técnica do Combate Cênico a partir de seus princípios mecânicos para poder traduzir com sinceridade e segurança o que a ação pede; o que levou ao personagem que encarna para atacar outro personagem, outro ser humano na ficção. Então a palavra emitida deixa de ter força e se torna, necessariamente, ação. O golpe é a extensão da palavra e a palavra é a origem do golpe. Há um diálogo não verbal que é comunicado através da violência projetada no palco; portanto, é essencial saber onde surgem os impulsos básicos de agressão que existem na personalidade do ator. O estudo do Combate Cênico canaliza todos esses impulsos de violência e os leva à cena para continuar contando uma história. Nessa direção agir e pensar se dão numa mesma escala temporal. Dessa percepção compreendemos que a metodologia de combate cênico explora potências do e no corpo na atuação teatral. Autores como BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola (2009), BASTOS, Helena (2017), DUKLIN, Keith & WALLER, John (2001), EWAN Vanessa & GREEN, Debie (2014), LECOQ, Jaques (2003), TRASTOY, Beatriz Alicia (2013), WACQUANT, Loïc (2000), entre outros, são importantes nesta Investigação.El Combate Escénico tiene alcances más profundos que los que se le atribuyen de manera inmediata respecto a su utilidad para resolver una pelea dentro de una obra de teatro. Es decir, que se trata de una disciplina que nutre el desempeño de un actor desde su manera de concebirla hasta su forma de ejecutarla, lo que lo aleja por completo de una práctica deportiva. El cuerpo del actor debe asimilar la técnica del Combate Escénico desde sus principios mecánicos para poder traducir de forma veraz y segura lo que le pide la actuación; lo que llevó al personaje que encarna a agredir a otro personaje, a otro ser humano dentro de la ficción. Entonces la palabra emitida deja de tener fuerza y se convierte, por necesidad, en acción. El golpe es la extensión de la palabra y la palabra es el origen del golpe. Hay un diálogo no verbal que se comunica a través de la violencia que se proyecta en un escenario, por lo tanto, es indispensable conocer de dónde surgen las pulsiones básicas de agresión que existen en la personalidad del actor. El estudio del Combate Escénico canaliza todos esos impulsos de violencia y los lleva a escena para seguir contando una historia. En esta dirección, actuar y pensar ocurren en la misma escala temporal. Desde esta percepción, entendemos que la metodología del \"Combate Escénico\" explota los poderes del y en el cuerpo en la representación teatral. Autores como BARBA, Eugenio & SAVARESE Nicola (2009), BASTOS, Helena (2017), DUKLIN, Keith & WALLER, John (2001), EWAN Vanessa & GREEN, Debie (2014), LECOQ, Jaques (2003), TRASTOY, Beatriz Alicia (2013), WACQUANT, Loïc (2000), entre otros, son importantes en esta investigación.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBastos, Maria Helena Franco de AraujoRamirez, Miguel Angel Barrera2021-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28092023-114232/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-28T19:07:06Zoai:teses.usp.br:tde-28092023-114232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-28T19:07:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
title De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
spellingShingle De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
Ramirez, Miguel Angel Barrera
actuación
atuação
combate cênico
combate escénico
corpo
cuerpo
palabra
palavra
teatro
teatro
title_short De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
title_full De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
title_fullStr De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
title_full_unstemmed De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
title_sort De la espada a la palabra y de la palabra a la espada: el combate escénico como estrategia para la actuación
author Ramirez, Miguel Angel Barrera
author_facet Ramirez, Miguel Angel Barrera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramirez, Miguel Angel Barrera
dc.subject.por.fl_str_mv actuación
atuação
combate cênico
combate escénico
corpo
cuerpo
palabra
palavra
teatro
teatro
topic actuación
atuação
combate cênico
combate escénico
corpo
cuerpo
palabra
palavra
teatro
teatro
description O Combate Cênico tem escopos mais profundos do que aqueles imediatamente atribuídos a ele em relação à sua utilidade na resolução de uma luta dentro de uma peça. Ou seja, é uma disciplina que nutre o desempenho de um ator, do seu modo de concebê-lo ao seu modo de executá-lo, o que o distancia completamente de uma prática esportiva. O corpo do ator deve assimilar a técnica do Combate Cênico a partir de seus princípios mecânicos para poder traduzir com sinceridade e segurança o que a ação pede; o que levou ao personagem que encarna para atacar outro personagem, outro ser humano na ficção. Então a palavra emitida deixa de ter força e se torna, necessariamente, ação. O golpe é a extensão da palavra e a palavra é a origem do golpe. Há um diálogo não verbal que é comunicado através da violência projetada no palco; portanto, é essencial saber onde surgem os impulsos básicos de agressão que existem na personalidade do ator. O estudo do Combate Cênico canaliza todos esses impulsos de violência e os leva à cena para continuar contando uma história. Nessa direção agir e pensar se dão numa mesma escala temporal. Dessa percepção compreendemos que a metodologia de combate cênico explora potências do e no corpo na atuação teatral. Autores como BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola (2009), BASTOS, Helena (2017), DUKLIN, Keith & WALLER, John (2001), EWAN Vanessa & GREEN, Debie (2014), LECOQ, Jaques (2003), TRASTOY, Beatriz Alicia (2013), WACQUANT, Loïc (2000), entre outros, são importantes nesta Investigação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28092023-114232/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28092023-114232/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257443789176832