Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rubens Pereira da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-06102022-140947/
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar como proposta didática a produção de uma resenha crítica de canções, em Língua Portuguesa, para o 8º ano do ensino fundamental, valendo-se da análise da escolha lexical como estratégia argumentativa, além de analisar os resultados das produções textuais escritas pelos alunos. A partir de um projeto de rádio na escola onde esta pesquisa foi aplicada, objetiva-se aproximar as atividades da vida escolar com o ensino de língua portuguesa, tornando-o contextualizado e significativo. A opção por trabalhar em sala de aula com o gênero resenha crítica de canções possibilitou aos estudantes dialogarem entre si e argumentarem acerca de suas preferências musicais, além de serem apresentados a algumas canções reconhecidas no cânone brasileiro. Os aportes teóricos para este trabalho centram-se nas contribuições sobre a concepção de língua como atividade social (CASTILHO, 1994); sobre os gêneros como organizadores da atividade discursiva (BAKHTIN, 2011); e sobre os elementos que compõem uma resenha crítica (ANDRADE, 2006); (MACHADO; LOUSADA; ABREU-TARDELLI, 2004); (MOTTA-ROTH; HEDGES, (2010). Em relação ao trabalho em sala de aula, recorremos a Antunes (2009; 2012) para orientar o ensino do léxico, a Koch e Elias (2012) para o ensino do texto, e a Dolz; Noverraz; Schnuewly (2004) para a organização modular da sequência de atividades. Espera-se que os alunos participantes desta pesquisa estejam aptos a analisar as relações de sentido presentes em letras de canções, a relacioná-las aos seus aspectos multimodais e a empregar adequadamente o léxico, a fim de produzir uma resenha crítica de canções
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