Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Afonso Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19062015-135950/
Resumo: Este trabalho baseia-se na pesquisa de campo realizada com professoras do ensino fundamental I, nas redes públicas municipal e estadual em São Paulo (Capital), acerca do modo de representação e do como ensinam a Matemática, observando como essa representação atua na elaboração de suas práticas de ensino, utilizadas para promover o letramento matemático no ensino dessa disciplina. A pesquisa de campo foi feita em três escolas da rede pública, localizadas na Zona Oeste da cidade de São Paulo, e envolveu dezessete professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Desse total, três delas participaram das filmagens de aula e entrevistas e, a partir desse contato e mediante uso de questionários, filmagem de aulas e entrevistas, foi possível coletar muitas informações e identificar questões relacionadas quanto a formação, profissão e prática em sala de aula, desenvolvidas por essas entrevistadas. As questões levantadas apontam para o fato de que as representações assumidas e as práticas de ensino utilizadas em sala de aula pelas professoras indicam conhecimento matemático insuficiente para que as docentes realizem o letramento matemático no 1º ciclo, sobretudo, pelo pouco domínio acerca do conhecimento matemático ensinado aos alunos, além de outras questões periféricas. Essas questões, quando relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática, contribuem para a manutenção de um problema que se avoluma com o passar dos anos o pouco domínio do conteúdo a ser ensinado como apontam os dados coletados. É de se supor que, talvez, o senso de profissionalismo tenha sido subjugado pela necessidade de sobrevivência e há possibilidade de ser apenas uma amostra do total de docentes que convivem com essa dificuldade, a qual gera um problema que se arrasta há décadas, embora não pareça ser de tão difícil solução.
id USP_5c4b7c1faf09d31ab24e7f1e66c4d2ea
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19062015-135950
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professorasMathematics teaching; teachers pedagogues of elementary school; representation and practice in the teaching of mathematicsEnsino de matemáticaMath teachingMath teaching and practice representationPedagogue teachers of the elementary school IProfessoras pedagogas do ensino fundamental IRepresentação e prática no ensino de matemáticaEste trabalho baseia-se na pesquisa de campo realizada com professoras do ensino fundamental I, nas redes públicas municipal e estadual em São Paulo (Capital), acerca do modo de representação e do como ensinam a Matemática, observando como essa representação atua na elaboração de suas práticas de ensino, utilizadas para promover o letramento matemático no ensino dessa disciplina. A pesquisa de campo foi feita em três escolas da rede pública, localizadas na Zona Oeste da cidade de São Paulo, e envolveu dezessete professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Desse total, três delas participaram das filmagens de aula e entrevistas e, a partir desse contato e mediante uso de questionários, filmagem de aulas e entrevistas, foi possível coletar muitas informações e identificar questões relacionadas quanto a formação, profissão e prática em sala de aula, desenvolvidas por essas entrevistadas. As questões levantadas apontam para o fato de que as representações assumidas e as práticas de ensino utilizadas em sala de aula pelas professoras indicam conhecimento matemático insuficiente para que as docentes realizem o letramento matemático no 1º ciclo, sobretudo, pelo pouco domínio acerca do conhecimento matemático ensinado aos alunos, além de outras questões periféricas. Essas questões, quando relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática, contribuem para a manutenção de um problema que se avoluma com o passar dos anos o pouco domínio do conteúdo a ser ensinado como apontam os dados coletados. É de se supor que, talvez, o senso de profissionalismo tenha sido subjugado pela necessidade de sobrevivência e há possibilidade de ser apenas uma amostra do total de docentes que convivem com essa dificuldade, a qual gera um problema que se arrasta há décadas, embora não pareça ser de tão difícil solução.This essay is based in the field research done with teachers from the Elementary School I, from the public education system of the city and state schools in São Paulo, about the representative way and how they teach Math, observing how this representation helps in the creation of the teaching practices, used to promote the Math literacy in teaching this subject. The field research was done with three schools of the public system, located in West Zone in São Paulo city, and involved seventeen teachers from the first cycle of the elementary school. From this total, three of them took part in the classes and interview films, and from this contact and with the use of questionnaires, classes and interviews filming, it was possible to collect very informations and identify questions related their background, job, classroom practice, developed by the interviewed ones. The questions raised lead to the fact that the accepted representations and the teaching practices used in classroom by these teachers indicate not enough Math knowledge for these teachers to perform the Math literacy in the first cycle, specially, by the little mastery on the math knowledge taught to the students, besides other issues. This questions, when related to Math teaching and learning, contribute for the keeping a problem that gets bigger with the time the little master of the content to be taught as the statistics shows. It\'s possible that, maybe, the sense of professionalism has been subdued by the need of surviving and there is the chance that this is only a sample of the total teachers that has to deal with this difficulty, that creates a problem that will last decades, although the solution for this problem is not so difficult.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPenin, Sonia Teresinha de SousaAndrade, Afonso Martins2015-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19062015-135950/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-19062015-135950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
Mathematics teaching; teachers pedagogues of elementary school; representation and practice in the teaching of mathematics
title Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
spellingShingle Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
Andrade, Afonso Martins
Ensino de matemática
Math teaching
Math teaching and practice representation
Pedagogue teachers of the elementary school I
Professoras pedagogas do ensino fundamental I
Representação e prática no ensino de matemática
title_short Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
title_full Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
title_fullStr Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
title_full_unstemmed Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
title_sort Ensino de matemática no 1º ciclo: representação, prática e formação de professoras
author Andrade, Afonso Martins
author_facet Andrade, Afonso Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penin, Sonia Teresinha de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Afonso Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Math teaching
Math teaching and practice representation
Pedagogue teachers of the elementary school I
Professoras pedagogas do ensino fundamental I
Representação e prática no ensino de matemática
topic Ensino de matemática
Math teaching
Math teaching and practice representation
Pedagogue teachers of the elementary school I
Professoras pedagogas do ensino fundamental I
Representação e prática no ensino de matemática
description Este trabalho baseia-se na pesquisa de campo realizada com professoras do ensino fundamental I, nas redes públicas municipal e estadual em São Paulo (Capital), acerca do modo de representação e do como ensinam a Matemática, observando como essa representação atua na elaboração de suas práticas de ensino, utilizadas para promover o letramento matemático no ensino dessa disciplina. A pesquisa de campo foi feita em três escolas da rede pública, localizadas na Zona Oeste da cidade de São Paulo, e envolveu dezessete professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Desse total, três delas participaram das filmagens de aula e entrevistas e, a partir desse contato e mediante uso de questionários, filmagem de aulas e entrevistas, foi possível coletar muitas informações e identificar questões relacionadas quanto a formação, profissão e prática em sala de aula, desenvolvidas por essas entrevistadas. As questões levantadas apontam para o fato de que as representações assumidas e as práticas de ensino utilizadas em sala de aula pelas professoras indicam conhecimento matemático insuficiente para que as docentes realizem o letramento matemático no 1º ciclo, sobretudo, pelo pouco domínio acerca do conhecimento matemático ensinado aos alunos, além de outras questões periféricas. Essas questões, quando relacionadas ao ensino e à aprendizagem da Matemática, contribuem para a manutenção de um problema que se avoluma com o passar dos anos o pouco domínio do conteúdo a ser ensinado como apontam os dados coletados. É de se supor que, talvez, o senso de profissionalismo tenha sido subjugado pela necessidade de sobrevivência e há possibilidade de ser apenas uma amostra do total de docentes que convivem com essa dificuldade, a qual gera um problema que se arrasta há décadas, embora não pareça ser de tão difícil solução.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19062015-135950/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19062015-135950/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257170639323136