Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melhado, Tatiana Terabayashi
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20220712-123717/
Resumo: Sabemos que todos os modelos estatísticos envolvem uma certa imprecisão, de forma que uma avaliação da influência de pequenas perturbações no modelo torna-se importante. Se essas perturbações alterarem os resultados principais de uma análise de forma significativa, temos motivos para nos preocupar com o modelo utilizado. Caso contrário, temos que o modelo é robusto com respeito às peeturbações induzidas. Em 1995, Cadigan desenvolveu o método de influência local para modelos de equações estruturadas utilizando os métodos de estimação demáxima verossimilhança, mínimos quadrados generalizados e não-ponderados, baseado na medida de curvatura normal introduzida por Cook. Uma suposição usual nos modelos de equações estruturais é de que o vetor de variáveis observadas tem distribuição normal multivariada. Porém, quando esta suposição é violada, os resultados dos testes de hipóteses ficam comprometidos. Na prática, muitas vezes essa suposição é violada e, assim torna-se necessária a utilização de outros métodos de estimação ou até mesmo de outras distribuições com caudas mais leves ou mais pesadas do que as da normal. A classe de distribuições elípticas engloba as distribuições com as características citadas anteriormente e, portanto, no presente trabalho, desenvolvemos o ajuste do modelo e as medidas de curvatura para verificar infuência local em modelos de equações estruturais com distribuição elíptica para diferentes esquemas de perturbação e, então, fizemos uma aplicação utilizando a distribuição t multivariada, que tem caudas mais pesadas que as da normal. Disponibilizamos duas bibliotecas para o pacote R, uma para o ajuste do modelo e a outra para avaliação da influência local.
id USP_5dc5913c9dcb296f1c66bac6168449ca
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20220712-123717
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.not availableAnálise MultivariadaSabemos que todos os modelos estatísticos envolvem uma certa imprecisão, de forma que uma avaliação da influência de pequenas perturbações no modelo torna-se importante. Se essas perturbações alterarem os resultados principais de uma análise de forma significativa, temos motivos para nos preocupar com o modelo utilizado. Caso contrário, temos que o modelo é robusto com respeito às peeturbações induzidas. Em 1995, Cadigan desenvolveu o método de influência local para modelos de equações estruturadas utilizando os métodos de estimação demáxima verossimilhança, mínimos quadrados generalizados e não-ponderados, baseado na medida de curvatura normal introduzida por Cook. Uma suposição usual nos modelos de equações estruturais é de que o vetor de variáveis observadas tem distribuição normal multivariada. Porém, quando esta suposição é violada, os resultados dos testes de hipóteses ficam comprometidos. Na prática, muitas vezes essa suposição é violada e, assim torna-se necessária a utilização de outros métodos de estimação ou até mesmo de outras distribuições com caudas mais leves ou mais pesadas do que as da normal. A classe de distribuições elípticas engloba as distribuições com as características citadas anteriormente e, portanto, no presente trabalho, desenvolvemos o ajuste do modelo e as medidas de curvatura para verificar infuência local em modelos de equações estruturais com distribuição elíptica para diferentes esquemas de perturbação e, então, fizemos uma aplicação utilizando a distribuição t multivariada, que tem caudas mais pesadas que as da normal. Disponibilizamos duas bibliotecas para o pacote R, uma para o ajuste do modelo e a outra para avaliação da influência local.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarroso, Lúcia PereiraMelhado, Tatiana Terabayashi2009-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20220712-123717/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T15:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-20220712-123717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T15:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.
not available
title Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.
spellingShingle Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.
Melhado, Tatiana Terabayashi
Análise Multivariada
title_short Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.
title_full Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.
title_fullStr Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.
title_full_unstemmed Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.
title_sort Influência local para modelos de equações estruturais com distribuição elíptica.
author Melhado, Tatiana Terabayashi
author_facet Melhado, Tatiana Terabayashi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Lúcia Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Melhado, Tatiana Terabayashi
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Multivariada
topic Análise Multivariada
description Sabemos que todos os modelos estatísticos envolvem uma certa imprecisão, de forma que uma avaliação da influência de pequenas perturbações no modelo torna-se importante. Se essas perturbações alterarem os resultados principais de uma análise de forma significativa, temos motivos para nos preocupar com o modelo utilizado. Caso contrário, temos que o modelo é robusto com respeito às peeturbações induzidas. Em 1995, Cadigan desenvolveu o método de influência local para modelos de equações estruturadas utilizando os métodos de estimação demáxima verossimilhança, mínimos quadrados generalizados e não-ponderados, baseado na medida de curvatura normal introduzida por Cook. Uma suposição usual nos modelos de equações estruturais é de que o vetor de variáveis observadas tem distribuição normal multivariada. Porém, quando esta suposição é violada, os resultados dos testes de hipóteses ficam comprometidos. Na prática, muitas vezes essa suposição é violada e, assim torna-se necessária a utilização de outros métodos de estimação ou até mesmo de outras distribuições com caudas mais leves ou mais pesadas do que as da normal. A classe de distribuições elípticas engloba as distribuições com as características citadas anteriormente e, portanto, no presente trabalho, desenvolvemos o ajuste do modelo e as medidas de curvatura para verificar infuência local em modelos de equações estruturais com distribuição elíptica para diferentes esquemas de perturbação e, então, fizemos uma aplicação utilizando a distribuição t multivariada, que tem caudas mais pesadas que as da normal. Disponibilizamos duas bibliotecas para o pacote R, uma para o ajuste do modelo e a outra para avaliação da influência local.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20220712-123717/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20220712-123717/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090936188174336