Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Victor Pavesi de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25022021-120246/
Resumo: Esta pesquisa analisa geograficamente o Programa Ensino Integral (PEI), com recorte na cidade de São Paulo, entre 2011 e 2019, buscando compreender como as questões da qualidade educacional se encontram implicadas com a condição espacial. A fim de investigar as conexões existentes entre educação e espaço, revisitaram-se trabalhos da Sociologia da Educação e da Geografia, especificamente na sua perspectiva crítica, identificando as formas que foi abordada a contextualização do fenômeno educacional. Fundamentando-se no campo da Geografia da Educação e reconhecendo a política pública do Programa Ensino Integral como uma expressão da Nova Gestão Pública (NGP), o trabalho se debruçou em dados estatístico-educacionais e elaboração de mapas temáticos que correlacionaram a localização das escolas com temas urbanos e sociodemográficos. As análises dos dados indicaram que após o ingresso das escolas ao Programa houve uma diminuição na complexidade de gestão, dando à escola condições internas privilegiadas; além disso, os mapas revelaram que a maior parte das unidades PEIs estão situadas em áreas valorizadas e com menores índices de vulnerabilidade social. As poucas que se situam em bairros periféricos construíram condições para que as disparidades socioespaciais do entorno não alcançassem o ambiente das salas de aula. Assim, pode-se concluir que houve uma somatória de esforços, por parte do poder público, em produzir um modelo escolar sui generis diante do restante da rede estadual, levando à produção de desigualdades no interior da própria rede de ensino, \"expulsando\" estudantes mais vulneráveis e atraindo outros mais privilegiados (processo que nomeamos como gentrificação escolar). Nesse sentido, a interpretação da política educacional considerando a sua dimensão espacial, notabilizou como as escolas PEI têm aprofundado as desigualdades educacionais e espaciais, inviabilizando a realização do direito à educação.
id USP_5fbca612b4ec6bac958cf4c1abf1890c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25022021-120246
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São PauloGeography, school and educational policy: a study of the Programa Ensino Integral (PEI) (2011 - 2019) in the city of São PauloComplexidade sócio-espacialEducational policyGeografia da EducaçãoGeography of EducationNew Public Management (NPM)Nova gestão pública (NGP)Política educacionalPrograma Ensino IntegralPrograma Ensino Integral (PEI)Social-spatial complexityEsta pesquisa analisa geograficamente o Programa Ensino Integral (PEI), com recorte na cidade de São Paulo, entre 2011 e 2019, buscando compreender como as questões da qualidade educacional se encontram implicadas com a condição espacial. A fim de investigar as conexões existentes entre educação e espaço, revisitaram-se trabalhos da Sociologia da Educação e da Geografia, especificamente na sua perspectiva crítica, identificando as formas que foi abordada a contextualização do fenômeno educacional. Fundamentando-se no campo da Geografia da Educação e reconhecendo a política pública do Programa Ensino Integral como uma expressão da Nova Gestão Pública (NGP), o trabalho se debruçou em dados estatístico-educacionais e elaboração de mapas temáticos que correlacionaram a localização das escolas com temas urbanos e sociodemográficos. As análises dos dados indicaram que após o ingresso das escolas ao Programa houve uma diminuição na complexidade de gestão, dando à escola condições internas privilegiadas; além disso, os mapas revelaram que a maior parte das unidades PEIs estão situadas em áreas valorizadas e com menores índices de vulnerabilidade social. As poucas que se situam em bairros periféricos construíram condições para que as disparidades socioespaciais do entorno não alcançassem o ambiente das salas de aula. Assim, pode-se concluir que houve uma somatória de esforços, por parte do poder público, em produzir um modelo escolar sui generis diante do restante da rede estadual, levando à produção de desigualdades no interior da própria rede de ensino, \"expulsando\" estudantes mais vulneráveis e atraindo outros mais privilegiados (processo que nomeamos como gentrificação escolar). Nesse sentido, a interpretação da política educacional considerando a sua dimensão espacial, notabilizou como as escolas PEI têm aprofundado as desigualdades educacionais e espaciais, inviabilizando a realização do direito à educação.This research analyses geographically the Programa Ensino Integral (PEI), with a focus in the city of São Paulo, between 2011 and 2019, seeking to understand how issues of educational quality are involved with the spatial condition. In order to investigate the existing connections between education and space, the works of Sociology of Education and Geography were revisited, specifically in its critical perspective, identifying the ways in which the contextualization of the educational phenomenon was approached. Based on the field of Geography of Education and recognizing the public policy of the Programa Ensino Integral as an expression of the New Public Management (NPM), the work focused on statistical analysis of educational data and thematic maps that correlated the location of schools with urban and sociodemographic themes. The analysis of the data indicated that after schools to the Program there was a decrease in management complexity, giving the school privileged internal conditions; moreover, the maps revealed that most of the PEI units are located in valued areas with lower rates of social vulnerability. The few that are located in peripheral neighbourhoods have built conditions so that the social and spatial disparities in the surrounding areas do not reach the classroom environment. Thus, it can be concluded that there has been a sum of efforts by public authorities to produce a sui generis school model detached from the rest of the state network, leading to the production of inequalities within the school network itself, \"expelling\" more vulnerable students and attracting others who are more privileged (a process we call school gentrification). In this sense, the interpretation of educational policy, considering its spatial dimension, has demonstrated how PEI schools have deepened educational and spatial inequalities, making it impossible to realize the right to education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGirotto, Eduardo DonizetiOliveira, João Victor Pavesi de2020-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25022021-120246/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-25T19:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-25022021-120246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-25T19:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo
Geography, school and educational policy: a study of the Programa Ensino Integral (PEI) (2011 - 2019) in the city of São Paulo
title Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo
spellingShingle Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo
Oliveira, João Victor Pavesi de
Complexidade sócio-espacial
Educational policy
Geografia da Educação
Geography of Education
New Public Management (NPM)
Nova gestão pública (NGP)
Política educacional
Programa Ensino Integral
Programa Ensino Integral (PEI)
Social-spatial complexity
title_short Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo
title_full Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo
title_fullStr Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo
title_sort Geografia, escola e política educacional: um estudo do Programa Ensino Integral (PEI) (2011 2019) na cidade de São Paulo
author Oliveira, João Victor Pavesi de
author_facet Oliveira, João Victor Pavesi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto, Eduardo Donizeti
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Victor Pavesi de
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade sócio-espacial
Educational policy
Geografia da Educação
Geography of Education
New Public Management (NPM)
Nova gestão pública (NGP)
Política educacional
Programa Ensino Integral
Programa Ensino Integral (PEI)
Social-spatial complexity
topic Complexidade sócio-espacial
Educational policy
Geografia da Educação
Geography of Education
New Public Management (NPM)
Nova gestão pública (NGP)
Política educacional
Programa Ensino Integral
Programa Ensino Integral (PEI)
Social-spatial complexity
description Esta pesquisa analisa geograficamente o Programa Ensino Integral (PEI), com recorte na cidade de São Paulo, entre 2011 e 2019, buscando compreender como as questões da qualidade educacional se encontram implicadas com a condição espacial. A fim de investigar as conexões existentes entre educação e espaço, revisitaram-se trabalhos da Sociologia da Educação e da Geografia, especificamente na sua perspectiva crítica, identificando as formas que foi abordada a contextualização do fenômeno educacional. Fundamentando-se no campo da Geografia da Educação e reconhecendo a política pública do Programa Ensino Integral como uma expressão da Nova Gestão Pública (NGP), o trabalho se debruçou em dados estatístico-educacionais e elaboração de mapas temáticos que correlacionaram a localização das escolas com temas urbanos e sociodemográficos. As análises dos dados indicaram que após o ingresso das escolas ao Programa houve uma diminuição na complexidade de gestão, dando à escola condições internas privilegiadas; além disso, os mapas revelaram que a maior parte das unidades PEIs estão situadas em áreas valorizadas e com menores índices de vulnerabilidade social. As poucas que se situam em bairros periféricos construíram condições para que as disparidades socioespaciais do entorno não alcançassem o ambiente das salas de aula. Assim, pode-se concluir que houve uma somatória de esforços, por parte do poder público, em produzir um modelo escolar sui generis diante do restante da rede estadual, levando à produção de desigualdades no interior da própria rede de ensino, \"expulsando\" estudantes mais vulneráveis e atraindo outros mais privilegiados (processo que nomeamos como gentrificação escolar). Nesse sentido, a interpretação da política educacional considerando a sua dimensão espacial, notabilizou como as escolas PEI têm aprofundado as desigualdades educacionais e espaciais, inviabilizando a realização do direito à educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25022021-120246/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25022021-120246/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091058271780864