O tratamento de crianças com autismo na perspectiva da Análise Institucional do Discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramicoli, Luisa Guirado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21122021-115036/
Resumo: Verifica o método da Análise Institucional do Discurso (AID) como uma forma de tratamento para crianças com o diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa que apresenta a partir da análise do atendimento dessas crianças pela AID, como é conferido a elas um lugar de enunciação na cena discursiva do tratamento clínico, ainda que, em alguns casos, não falem. São apresentadas análises de 6 atendimentos, em situação de acompanhamento escolar ou atendimento clínico em consultório, com foco no resgate dos diferentes caminhos trilhados pelas crianças como efeito de suas terapias, tendo em vista a ideia básica do brincar como discurso e de seu caráter terapêutico. Também, como essa abordagem contribuiu com a redução dos sintomas associados ao TEA, mensurados pela escala diagnóstica Autistic Diagnostic Observation Schedule (ADOS-2). Tais atendimentos receberam supervisão sob orientação da AID, e foram registrados na ocasião em que ocorreram. Foi observado o protagonismo da criança na cena analítica, em sua história como ponto de partida para sua terapia, bem como os efeitos na terapêutica
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