O uso de advérbios dêiticos espaciais na produção escrita de aprendizes de alemão como língua estrangeira em escolas teuto-brasileiras de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alessandra Castilho Ferreira da
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-13012023-163140/
Resumo: O presente estudo aborda o uso dos advérbios dêiticos espaciais hier, da e dort do alemão por alunos da oitava série do primeiro grau até a terceira série do segundo grau, de três escolas teuto-brasileiras da cidade de São Paulo. A pesquisa baseia-se em um corpus de redações, escritas em alemão por informantes de três populações: falantes nativos e não-nativos da língua alemã e uma população mista. Como fundamento da análise, utilizam-se as teorias da dêixis, da aquisição de línguas estrangeiras e da linguística textual, em especial, da coesão e da tipologia textual
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spelling O uso de advérbios dêiticos espaciais na produção escrita de aprendizes de alemão como língua estrangeira em escolas teuto-brasileiras de São PauloNicht verfügbarAdverbAdvérbio DêixisAlemãoDeixisDeutschDeutsche Sprache Deutsch als FremdspracheO presente estudo aborda o uso dos advérbios dêiticos espaciais hier, da e dort do alemão por alunos da oitava série do primeiro grau até a terceira série do segundo grau, de três escolas teuto-brasileiras da cidade de São Paulo. A pesquisa baseia-se em um corpus de redações, escritas em alemão por informantes de três populações: falantes nativos e não-nativos da língua alemã e uma população mista. Como fundamento da análise, utilizam-se as teorias da dêixis, da aquisição de línguas estrangeiras e da linguística textual, em especial, da coesão e da tipologia textualDie Ergebnisse der Analyse von de verbalen Funktionsverbgefügen weisen darauf hin. dass sowohl Die vorliegende Studie befasst sich mit der Verwendung der räumlichen Adverbien hier, da und dort des Deutschen durch Schüler der achten Klasse bis zur elften Klasse aus drei deutsch-brasilianischen Schulen in der Stadt São Paulo. Die Forschung basiert auf einem Korpus von Aufsätzen in deutscher Sprache, die von Informanten aus drei Gruppen verfasst wurden: Muttersprachler und Nicht-Muttersprachler der deutschen Sprache sozie eine gemischte Gruppe. Grundlage der Analyse sind die Theorien der Deixis, des Fremdsprachenerwerbs und der Textlinguistik, insbesondere des Kohäsion und der Texttypologie.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBluhdorn, Hardarik Gerhard JuergenCosta, Alessandra Castilho Ferreira da1999-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-13012023-163140/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-13T18:59:30Zoai:teses.usp.br:tde-13012023-163140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-13T18:59:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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