O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05072022-152249/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender o processo de construção das corporeidades que se mostram/configuram em travessia pelo universo simbólico do arrollar na Conga em Santiago de Cuba e do jongar no sudeste do Brasil, especificamente na cidade de Piquete, interior de São Paulo. Manifestações culturais de expressão significativa na matriz africana, considerando seus valores ancestrais, sociais, suas performances sonoras, coreográficas, teatral e realidade política. Para isso, estaremos apoiados na oralidade dos mestres e mestras destas culturas, além das interações com os profissionais da arte e da cultura que pautam seus processos criativos e pedagógicos nas manifestações culturais. Para tanto, o percurso metodológico estará ancorado nas abordagens qualitativas que pressupõem o mergulho do pesquisador no campo de investigação de modo a, a partir daí, organizar os modos de coleta e organização do material que é dado pelo campo. O contato com o desempenho do corpo coletivo e individual em trajetória diaspórica na América Latina, de tempos imemoriais, que permanecem distanciados dos contextos educacionais e artísticos, do ponto de vista de uma interação entre o fazer e pensar na dança enquanto processo coletivo e estético. Assim, esperamos que esta Tese cumpra o seu propósito de porta-voz, além das ruas, quilombos, quintais, casas, encruzilhadas, multiplicando-se em possibilidades de transmissão e transformação de uma identidade cultural e que rompa com as fronteiras sociais e históricas e atravesse os espaços em todos os níveis da sociedade brasileira e cubana. |
id |
USP_61c5aacb59306361ba27376e2f631a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05072022-152249 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira-ArtArteBlack CultureBrazilian CultureCongaCongaCuban CultureCultura BrasileiraCultura CubanaCultura NegraDançaDanceJongoJongoOralidadeOralityO presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender o processo de construção das corporeidades que se mostram/configuram em travessia pelo universo simbólico do arrollar na Conga em Santiago de Cuba e do jongar no sudeste do Brasil, especificamente na cidade de Piquete, interior de São Paulo. Manifestações culturais de expressão significativa na matriz africana, considerando seus valores ancestrais, sociais, suas performances sonoras, coreográficas, teatral e realidade política. Para isso, estaremos apoiados na oralidade dos mestres e mestras destas culturas, além das interações com os profissionais da arte e da cultura que pautam seus processos criativos e pedagógicos nas manifestações culturais. Para tanto, o percurso metodológico estará ancorado nas abordagens qualitativas que pressupõem o mergulho do pesquisador no campo de investigação de modo a, a partir daí, organizar os modos de coleta e organização do material que é dado pelo campo. O contato com o desempenho do corpo coletivo e individual em trajetória diaspórica na América Latina, de tempos imemoriais, que permanecem distanciados dos contextos educacionais e artísticos, do ponto de vista de uma interação entre o fazer e pensar na dança enquanto processo coletivo e estético. Assim, esperamos que esta Tese cumpra o seu propósito de porta-voz, além das ruas, quilombos, quintais, casas, encruzilhadas, multiplicando-se em possibilidades de transmissão e transformação de uma identidade cultural e que rompa com as fronteiras sociais e históricas e atravesse os espaços em todos os níveis da sociedade brasileira e cubana.The present work aims to identify and understand the process of construction of corporeities that are shown/configured crossing the symbolic universe of the arrollar in Conga in Santiago de Cuba and the jongar in southeastern Brazil, specifically in the city of Piquete, interior of São Paulo. Cultural manifestations of significant expression in the African matrix, considering its ancestral and social values, its sound, choreographic, theatrical performances and political reality. For this, we will be supported by the orality of the masters and masters of these cultures, in addition to interactions with art and culture professionals who guide their creative and pedagogical processes in cultural manifestations. Therefore, the methodological path will be anchored in qualitative approaches that presuppose the researcher\'s immersion in the field of investigation to, from there, organize the methods of collection and organization of the material provided by the field. The contact with the performance of the collective and individual body in a diasporic trajectory in Latin America, from immemorial times, which remain distant from the educational and artistic contexts, from the point of view of an interaction between doing and thinking in dance as a collective and aesthetic process. Thus, we hope that this Thesis fulfills its purpose as a spokesperson, in addition to the streets, quilombos, backyards, houses, crossroads, multiplying in possibilities of transmission and transformation of a cultural identity that breaks social and historical borders and cross spaces at all levels of Brazilian and Cuban society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Felisberto Sabino daAthayde, Vera Cristina Santos e Silva de2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05072022-152249/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-05T18:50:57Zoai:teses.usp.br:tde-05072022-152249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-05T18:50:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira - |
title |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira |
spellingShingle |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de Art Arte Black Culture Brazilian Culture Conga Conga Cuban Culture Cultura Brasileira Cultura Cubana Cultura Negra Dança Dance Jongo Jongo Oralidade Orality |
title_short |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira |
title_full |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira |
title_fullStr |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira |
title_full_unstemmed |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira |
title_sort |
O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira |
author |
Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de |
author_facet |
Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Felisberto Sabino da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art Arte Black Culture Brazilian Culture Conga Conga Cuban Culture Cultura Brasileira Cultura Cubana Cultura Negra Dança Dance Jongo Jongo Oralidade Orality |
topic |
Art Arte Black Culture Brazilian Culture Conga Conga Cuban Culture Cultura Brasileira Cultura Cubana Cultura Negra Dança Dance Jongo Jongo Oralidade Orality |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender o processo de construção das corporeidades que se mostram/configuram em travessia pelo universo simbólico do arrollar na Conga em Santiago de Cuba e do jongar no sudeste do Brasil, especificamente na cidade de Piquete, interior de São Paulo. Manifestações culturais de expressão significativa na matriz africana, considerando seus valores ancestrais, sociais, suas performances sonoras, coreográficas, teatral e realidade política. Para isso, estaremos apoiados na oralidade dos mestres e mestras destas culturas, além das interações com os profissionais da arte e da cultura que pautam seus processos criativos e pedagógicos nas manifestações culturais. Para tanto, o percurso metodológico estará ancorado nas abordagens qualitativas que pressupõem o mergulho do pesquisador no campo de investigação de modo a, a partir daí, organizar os modos de coleta e organização do material que é dado pelo campo. O contato com o desempenho do corpo coletivo e individual em trajetória diaspórica na América Latina, de tempos imemoriais, que permanecem distanciados dos contextos educacionais e artísticos, do ponto de vista de uma interação entre o fazer e pensar na dança enquanto processo coletivo e estético. Assim, esperamos que esta Tese cumpra o seu propósito de porta-voz, além das ruas, quilombos, quintais, casas, encruzilhadas, multiplicando-se em possibilidades de transmissão e transformação de uma identidade cultural e que rompa com as fronteiras sociais e históricas e atravesse os espaços em todos os níveis da sociedade brasileira e cubana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05072022-152249/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05072022-152249/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256699491057664 |