O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05072022-152249/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender o processo de construção das corporeidades que se mostram/configuram em travessia pelo universo simbólico do arrollar na Conga em Santiago de Cuba e do jongar no sudeste do Brasil, especificamente na cidade de Piquete, interior de São Paulo. Manifestações culturais de expressão significativa na matriz africana, considerando seus valores ancestrais, sociais, suas performances sonoras, coreográficas, teatral e realidade política. Para isso, estaremos apoiados na oralidade dos mestres e mestras destas culturas, além das interações com os profissionais da arte e da cultura que pautam seus processos criativos e pedagógicos nas manifestações culturais. Para tanto, o percurso metodológico estará ancorado nas abordagens qualitativas que pressupõem o mergulho do pesquisador no campo de investigação de modo a, a partir daí, organizar os modos de coleta e organização do material que é dado pelo campo. O contato com o desempenho do corpo coletivo e individual em trajetória diaspórica na América Latina, de tempos imemoriais, que permanecem distanciados dos contextos educacionais e artísticos, do ponto de vista de uma interação entre o fazer e pensar na dança enquanto processo coletivo e estético. Assim, esperamos que esta Tese cumpra o seu propósito de porta-voz, além das ruas, quilombos, quintais, casas, encruzilhadas, multiplicando-se em possibilidades de transmissão e transformação de uma identidade cultural e que rompa com as fronteiras sociais e históricas e atravesse os espaços em todos os níveis da sociedade brasileira e cubana.
id USP_61c5aacb59306361ba27376e2f631a83
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05072022-152249
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira-ArtArteBlack CultureBrazilian CultureCongaCongaCuban CultureCultura BrasileiraCultura CubanaCultura NegraDançaDanceJongoJongoOralidadeOralityO presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender o processo de construção das corporeidades que se mostram/configuram em travessia pelo universo simbólico do arrollar na Conga em Santiago de Cuba e do jongar no sudeste do Brasil, especificamente na cidade de Piquete, interior de São Paulo. Manifestações culturais de expressão significativa na matriz africana, considerando seus valores ancestrais, sociais, suas performances sonoras, coreográficas, teatral e realidade política. Para isso, estaremos apoiados na oralidade dos mestres e mestras destas culturas, além das interações com os profissionais da arte e da cultura que pautam seus processos criativos e pedagógicos nas manifestações culturais. Para tanto, o percurso metodológico estará ancorado nas abordagens qualitativas que pressupõem o mergulho do pesquisador no campo de investigação de modo a, a partir daí, organizar os modos de coleta e organização do material que é dado pelo campo. O contato com o desempenho do corpo coletivo e individual em trajetória diaspórica na América Latina, de tempos imemoriais, que permanecem distanciados dos contextos educacionais e artísticos, do ponto de vista de uma interação entre o fazer e pensar na dança enquanto processo coletivo e estético. Assim, esperamos que esta Tese cumpra o seu propósito de porta-voz, além das ruas, quilombos, quintais, casas, encruzilhadas, multiplicando-se em possibilidades de transmissão e transformação de uma identidade cultural e que rompa com as fronteiras sociais e históricas e atravesse os espaços em todos os níveis da sociedade brasileira e cubana.The present work aims to identify and understand the process of construction of corporeities that are shown/configured crossing the symbolic universe of the arrollar in Conga in Santiago de Cuba and the jongar in southeastern Brazil, specifically in the city of Piquete, interior of São Paulo. Cultural manifestations of significant expression in the African matrix, considering its ancestral and social values, its sound, choreographic, theatrical performances and political reality. For this, we will be supported by the orality of the masters and masters of these cultures, in addition to interactions with art and culture professionals who guide their creative and pedagogical processes in cultural manifestations. Therefore, the methodological path will be anchored in qualitative approaches that presuppose the researcher\'s immersion in the field of investigation to, from there, organize the methods of collection and organization of the material provided by the field. The contact with the performance of the collective and individual body in a diasporic trajectory in Latin America, from immemorial times, which remain distant from the educational and artistic contexts, from the point of view of an interaction between doing and thinking in dance as a collective and aesthetic process. Thus, we hope that this Thesis fulfills its purpose as a spokesperson, in addition to the streets, quilombos, backyards, houses, crossroads, multiplying in possibilities of transmission and transformation of a cultural identity that breaks social and historical borders and cross spaces at all levels of Brazilian and Cuban society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Felisberto Sabino daAthayde, Vera Cristina Santos e Silva de2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05072022-152249/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-05T18:50:57Zoai:teses.usp.br:tde-05072022-152249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-05T18:50:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
-
title O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
spellingShingle O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de
Art
Arte
Black Culture
Brazilian Culture
Conga
Conga
Cuban Culture
Cultura Brasileira
Cultura Cubana
Cultura Negra
Dança
Dance
Jongo
Jongo
Oralidade
Orality
title_short O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
title_full O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
title_fullStr O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
title_full_unstemmed O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
title_sort O \"Arrolar\" nas ruas de Santiago de Cuba e o Jongar na cidade de Piquete: corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira
author Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de
author_facet Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Felisberto Sabino da
dc.contributor.author.fl_str_mv Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Art
Arte
Black Culture
Brazilian Culture
Conga
Conga
Cuban Culture
Cultura Brasileira
Cultura Cubana
Cultura Negra
Dança
Dance
Jongo
Jongo
Oralidade
Orality
topic Art
Arte
Black Culture
Brazilian Culture
Conga
Conga
Cuban Culture
Cultura Brasileira
Cultura Cubana
Cultura Negra
Dança
Dance
Jongo
Jongo
Oralidade
Orality
description O presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender o processo de construção das corporeidades que se mostram/configuram em travessia pelo universo simbólico do arrollar na Conga em Santiago de Cuba e do jongar no sudeste do Brasil, especificamente na cidade de Piquete, interior de São Paulo. Manifestações culturais de expressão significativa na matriz africana, considerando seus valores ancestrais, sociais, suas performances sonoras, coreográficas, teatral e realidade política. Para isso, estaremos apoiados na oralidade dos mestres e mestras destas culturas, além das interações com os profissionais da arte e da cultura que pautam seus processos criativos e pedagógicos nas manifestações culturais. Para tanto, o percurso metodológico estará ancorado nas abordagens qualitativas que pressupõem o mergulho do pesquisador no campo de investigação de modo a, a partir daí, organizar os modos de coleta e organização do material que é dado pelo campo. O contato com o desempenho do corpo coletivo e individual em trajetória diaspórica na América Latina, de tempos imemoriais, que permanecem distanciados dos contextos educacionais e artísticos, do ponto de vista de uma interação entre o fazer e pensar na dança enquanto processo coletivo e estético. Assim, esperamos que esta Tese cumpra o seu propósito de porta-voz, além das ruas, quilombos, quintais, casas, encruzilhadas, multiplicando-se em possibilidades de transmissão e transformação de uma identidade cultural e que rompa com as fronteiras sociais e históricas e atravesse os espaços em todos os níveis da sociedade brasileira e cubana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05072022-152249/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-05072022-152249/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256699491057664