Alfabetização científica na educação infantil: percepções dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carla Daeski de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3493
Resumo: A ciência está presente em nosso dia a dia, o que torna possível trabalhar com a Alfabetização Científica (AC), desde a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil (EI). No entanto, antes de pensarmos a Alfabetização Científica na sala de aula, ainda mais neste segmento com crianças pequenas, é importante que as(os) professores estejam familiarizados com o termo e o que ele significa. Entendemos que a Alfabetização Científica é um processo dialógico, uma condição para a inserção crítica do sujeito na sociedade, que não ocorre somente na escola e que pode ser trabalhado nesta perspectiva desde a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com 40 professores atuantes na Educação Infantil do município de Ponta Grossa – PR. O questionamento central desta pesquisa é: Como se relacionam as percepções e as propostas de atividades didático-pedagógicas dos professores de EI sobre o Ensino de Ciências (EC) na perspectiva da AC? Para respondê-lo buscamos analisar as percepções que professores de Educação Infantil têm em relação ao Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários, que foram respondidos online e presencialmente; propostas de atividades apresentadas por meio de planejamentos; e transcrição de áudio das discussões ocorridas em encontros presenciais de um curso de extensão. Para tratamento dos dados pautamo-nos na proposta de Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio do software Atlas TI 8.0. Por meio das análises realizadas, entendemos que os professores da EI compreendem que a AC está relacionada com a aprendizagem de conteúdos e conceitos científicos, que a ciência está presente em nosso cotidiano e, ainda, que tem relação com o código escrito. Concluímos que há elementos presentes nas propostas pedagógicas apresentadas pelas participantes que se relacionam com a AC; mas, é preciso pensar em atividades formativas relacionadas ao tema para que possamos trabalhar numa perspectiva de AC desde a EI, levando em consideração todas as especificidades que a etapa exige.
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Alfabetização científica na educação infantil: percepções dos professores. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3493A ciência está presente em nosso dia a dia, o que torna possível trabalhar com a Alfabetização Científica (AC), desde a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil (EI). No entanto, antes de pensarmos a Alfabetização Científica na sala de aula, ainda mais neste segmento com crianças pequenas, é importante que as(os) professores estejam familiarizados com o termo e o que ele significa. Entendemos que a Alfabetização Científica é um processo dialógico, uma condição para a inserção crítica do sujeito na sociedade, que não ocorre somente na escola e que pode ser trabalhado nesta perspectiva desde a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com 40 professores atuantes na Educação Infantil do município de Ponta Grossa – PR. O questionamento central desta pesquisa é: Como se relacionam as percepções e as propostas de atividades didático-pedagógicas dos professores de EI sobre o Ensino de Ciências (EC) na perspectiva da AC? Para respondê-lo buscamos analisar as percepções que professores de Educação Infantil têm em relação ao Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários, que foram respondidos online e presencialmente; propostas de atividades apresentadas por meio de planejamentos; e transcrição de áudio das discussões ocorridas em encontros presenciais de um curso de extensão. Para tratamento dos dados pautamo-nos na proposta de Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio do software Atlas TI 8.0. Por meio das análises realizadas, entendemos que os professores da EI compreendem que a AC está relacionada com a aprendizagem de conteúdos e conceitos científicos, que a ciência está presente em nosso cotidiano e, ainda, que tem relação com o código escrito. Concluímos que há elementos presentes nas propostas pedagógicas apresentadas pelas participantes que se relacionam com a AC; mas, é preciso pensar em atividades formativas relacionadas ao tema para que possamos trabalhar numa perspectiva de AC desde a EI, levando em consideração todas as especificidades que a etapa exige.Science is present in our daily lives, which makes it possible to work with Scientific Literacy (SL) from the kindergarten up until the first stage of School Education. However, before we thinking about Scientific Literacy in the classroom, even more in this segment with young children, it is important that teachers are familiar with the term and what it means. We understand that Scientific Literacy is a dialogical process, a condition for the subject's critical insertion in society, which does not occur only at school and can be worked on in this perspective from kindergarten. The research was conducted with 40 teachers working in Kindergarten in Ponta Grossa - PR. The main question of this research is: How are the perceptions and proposals for didactic pedagogical activities related to kindergarten teachers related to Science Teaching from the perspective of Scientific Literacy? To answer it, we analyze the perceptions that Kindergarten teachers have in concern to science education from the perspective of Scientific Literacy. We used as data collection instruments: questionnaires, which were answered online and in person; activities proposals through planning; and audio transcription of the discussions in person meetings of an extension course. Data analysis was based on the proposal Analysis Textual Discourse (DTA) with the Atlas IT 8.0 software support. Through the analyzes carried out, we understand that Kindergarten teachers understand that Scientific Literacy is concern to the scientific learning contents and concepts, that science is present in our lives, and that it is also related to the written code. We conclude that there are elements present in the pedagogical proposals presented by the participants that relate to SL; however, it is necessary to think about training activities related to the theme so that we can work from an SL perspective from kindergarten, taking into account all the specificities that the stage requires.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2021-11-09T13:32:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Carla Daeski de Andrade.pdf: 1924042 bytes, checksum: a02a277b22990a2b520709f3b542371c (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-09T13:32:51Z (GMT). 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Scientific Education
Kindergarten.
description A ciência está presente em nosso dia a dia, o que torna possível trabalhar com a Alfabetização Científica (AC), desde a primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil (EI). No entanto, antes de pensarmos a Alfabetização Científica na sala de aula, ainda mais neste segmento com crianças pequenas, é importante que as(os) professores estejam familiarizados com o termo e o que ele significa. Entendemos que a Alfabetização Científica é um processo dialógico, uma condição para a inserção crítica do sujeito na sociedade, que não ocorre somente na escola e que pode ser trabalhado nesta perspectiva desde a Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com 40 professores atuantes na Educação Infantil do município de Ponta Grossa – PR. O questionamento central desta pesquisa é: Como se relacionam as percepções e as propostas de atividades didático-pedagógicas dos professores de EI sobre o Ensino de Ciências (EC) na perspectiva da AC? Para respondê-lo buscamos analisar as percepções que professores de Educação Infantil têm em relação ao Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários, que foram respondidos online e presencialmente; propostas de atividades apresentadas por meio de planejamentos; e transcrição de áudio das discussões ocorridas em encontros presenciais de um curso de extensão. Para tratamento dos dados pautamo-nos na proposta de Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio do software Atlas TI 8.0. Por meio das análises realizadas, entendemos que os professores da EI compreendem que a AC está relacionada com a aprendizagem de conteúdos e conceitos científicos, que a ciência está presente em nosso cotidiano e, ainda, que tem relação com o código escrito. Concluímos que há elementos presentes nas propostas pedagógicas apresentadas pelas participantes que se relacionam com a AC; mas, é preciso pensar em atividades formativas relacionadas ao tema para que possamos trabalhar numa perspectiva de AC desde a EI, levando em consideração todas as especificidades que a etapa exige.
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