Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06022020-113520/ |
Resumo: | Nestas últimas décadas se tornou mais evidente a crise de mobilidade que a cidade de São Paulo vive, cujo aspecto mais evidente é sem dúvida o tráfego. O impacto deste sobre o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida dos paulistanos, representa um dos principais problemas com os quais os administradores da cidade devem lidar. Esta dissertação avaliou a aplicação de um sistema semafórico adaptativo, em tempo real, visando mitigar os congestionamentos atuais, melhorando o desempenho da rede viária. Através da utilização do microssimulador VISSIM numa área da cidade, foi estudada a viabilidade de um sistema deste tipo, baseado nas tecnologias BALANCE e EPICS, e os benefícios que geraria tanto para os ônibus quanto para os automóveis. Para quantificar os possíveis impactos que a abordagem proposta teria sobre o desempenho da rede viária de São Paulo, os resultados das simulações foram classificados através de indicadores de desempenho tais como velocidade, atraso, número de paradas, entre outros. As simulações alcançaram resultados significativos com todas as tecnologias avaliadas, com uma melhora dos indicadores que varia de 41% até 72%, como no caso da velocidade média nos cenários considerados. Não se produziram evidências para extrapolar estes resultados para regiões com características diferentes como, por exemplo, os corredores metropolitanos. |
id |
USP_641180f88be8aa17fb03a7054bb6186a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-06022020-113520 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.Analysis of real-time traffic control optimization systems to improve the performance of roads nework: a case study in the City of São Paulo.Adaptive traffic control systemsControle de tráfegoEngenharia de tráfegoMicrossimulação de tráfegoOtimização semafórica em tempo realReal-time traffic light optimizationSinalização de tráfegoTraffic engineeringTraffic microsimulationVISSIMVISSIMNestas últimas décadas se tornou mais evidente a crise de mobilidade que a cidade de São Paulo vive, cujo aspecto mais evidente é sem dúvida o tráfego. O impacto deste sobre o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida dos paulistanos, representa um dos principais problemas com os quais os administradores da cidade devem lidar. Esta dissertação avaliou a aplicação de um sistema semafórico adaptativo, em tempo real, visando mitigar os congestionamentos atuais, melhorando o desempenho da rede viária. Através da utilização do microssimulador VISSIM numa área da cidade, foi estudada a viabilidade de um sistema deste tipo, baseado nas tecnologias BALANCE e EPICS, e os benefícios que geraria tanto para os ônibus quanto para os automóveis. Para quantificar os possíveis impactos que a abordagem proposta teria sobre o desempenho da rede viária de São Paulo, os resultados das simulações foram classificados através de indicadores de desempenho tais como velocidade, atraso, número de paradas, entre outros. As simulações alcançaram resultados significativos com todas as tecnologias avaliadas, com uma melhora dos indicadores que varia de 41% até 72%, como no caso da velocidade média nos cenários considerados. Não se produziram evidências para extrapolar estes resultados para regiões com características diferentes como, por exemplo, os corredores metropolitanos.In recent decades, the mobility crises that the city of São Paulo has been experiencing is becoming more evident, which the most obvious aspect is the traffic. The impact of this on the environment, the economy and the quality of life of the people of São Paulo represents one of the main problems that city administrators must deal with. This research project analyzed the possible application of real-time adaptive traffic control systems to improve the performance of São Paulo\'s road network. Through the use of the microsimulator VISSIM in an area of the city, the feasibility of such a system based on BALANCE and EPICS technologies has been tested to understand the benefits it could generate for both the cars and public transport vehicles. To better quantify the impacts that the proposed approach could have, the results will be compared and classified by means of a selection of key performance indicators such as speed, delay, number of stops, among others. The simulations achieved significant results with all technologies evaluated, with an improvement of the indicators ranging from 41% to 72%, as in the case of the average speed in the considered scenarios. No evidence has been produced to extrapolate these results to regions with different characteristics, such as metropolitan corridors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarte, Claudio LuizDi Biase, Luca 2019-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06022020-113520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-06T17:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-06022020-113520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-06T17:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo. Analysis of real-time traffic control optimization systems to improve the performance of roads nework: a case study in the City of São Paulo. |
title |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo. |
spellingShingle |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo. Di Biase, Luca Adaptive traffic control systems Controle de tráfego Engenharia de tráfego Microssimulação de tráfego Otimização semafórica em tempo real Real-time traffic light optimization Sinalização de tráfego Traffic engineering Traffic microsimulation VISSIM VISSIM |
title_short |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo. |
title_full |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo. |
title_fullStr |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo. |
title_full_unstemmed |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo. |
title_sort |
Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo. |
author |
Di Biase, Luca |
author_facet |
Di Biase, Luca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marte, Claudio Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Di Biase, Luca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptive traffic control systems Controle de tráfego Engenharia de tráfego Microssimulação de tráfego Otimização semafórica em tempo real Real-time traffic light optimization Sinalização de tráfego Traffic engineering Traffic microsimulation VISSIM VISSIM |
topic |
Adaptive traffic control systems Controle de tráfego Engenharia de tráfego Microssimulação de tráfego Otimização semafórica em tempo real Real-time traffic light optimization Sinalização de tráfego Traffic engineering Traffic microsimulation VISSIM VISSIM |
description |
Nestas últimas décadas se tornou mais evidente a crise de mobilidade que a cidade de São Paulo vive, cujo aspecto mais evidente é sem dúvida o tráfego. O impacto deste sobre o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida dos paulistanos, representa um dos principais problemas com os quais os administradores da cidade devem lidar. Esta dissertação avaliou a aplicação de um sistema semafórico adaptativo, em tempo real, visando mitigar os congestionamentos atuais, melhorando o desempenho da rede viária. Através da utilização do microssimulador VISSIM numa área da cidade, foi estudada a viabilidade de um sistema deste tipo, baseado nas tecnologias BALANCE e EPICS, e os benefícios que geraria tanto para os ônibus quanto para os automóveis. Para quantificar os possíveis impactos que a abordagem proposta teria sobre o desempenho da rede viária de São Paulo, os resultados das simulações foram classificados através de indicadores de desempenho tais como velocidade, atraso, número de paradas, entre outros. As simulações alcançaram resultados significativos com todas as tecnologias avaliadas, com uma melhora dos indicadores que varia de 41% até 72%, como no caso da velocidade média nos cenários considerados. Não se produziram evidências para extrapolar estes resultados para regiões com características diferentes como, por exemplo, os corredores metropolitanos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06022020-113520/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06022020-113520/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256759157129216 |