A imagem corporativa das organizações (uma proposição conceitual revisionada)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Maria Margarida
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09022022-114822/
Resumo: Este trabalho tem por objetivo ampliar o conhecimento a respeito de imagem corporativa das organizações, à partir da sua análise conceitual, propondo-se um novo modelo que incorpora o indivíduo como único detentor da imagem. Considerando-se a aparente superficialidade com que o tema tem sido tratado, ainda que dito estratégico, procurou-se buscar as origens da imagem na Filosofia, Psicologia, Sociologia e Semiologia, e sua posterior adoção ao campo organizacional, desde os primórdios do conceito de imagem corporativa aos tempos atuais. As relações da imagem com a informação e comunicação são igualmente apresentadas. Em se tratando de um assunto de grande complexidade, multidisciplinar, decidiu-se abordá-lo num estágio inicial, investigando-se as percepções salientes, entre profissionais de elevado nível de escolaridade na área de administração, em relação aos vários conceitos inerentes à imagem, imagem corporativa e organização considerados no modelo. Embora os resultados da amostra obtida não permitam extrapolações ou inferências estatísticas à população, eles oferecem subsídios ao modelo, sugerindo a necessidade de se dar maior atenção à teoria e à prática de imagem corporativa.
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spelling A imagem corporativa das organizações (uma proposição conceitual revisionada)The corporate image of organizations: a revisionist conceptual propositionAdministraçãoAdministrationCorporate ImageEstratégia(Marketing)Image(Organization)Imagem corporativaImagem(Organização)Strategy(Marketing)Este trabalho tem por objetivo ampliar o conhecimento a respeito de imagem corporativa das organizações, à partir da sua análise conceitual, propondo-se um novo modelo que incorpora o indivíduo como único detentor da imagem. Considerando-se a aparente superficialidade com que o tema tem sido tratado, ainda que dito estratégico, procurou-se buscar as origens da imagem na Filosofia, Psicologia, Sociologia e Semiologia, e sua posterior adoção ao campo organizacional, desde os primórdios do conceito de imagem corporativa aos tempos atuais. As relações da imagem com a informação e comunicação são igualmente apresentadas. Em se tratando de um assunto de grande complexidade, multidisciplinar, decidiu-se abordá-lo num estágio inicial, investigando-se as percepções salientes, entre profissionais de elevado nível de escolaridade na área de administração, em relação aos vários conceitos inerentes à imagem, imagem corporativa e organização considerados no modelo. Embora os resultados da amostra obtida não permitam extrapolações ou inferências estatísticas à população, eles oferecem subsídios ao modelo, sugerindo a necessidade de se dar maior atenção à teoria e à prática de imagem corporativa.The purpose of this dissertation is to expand the knowledge about corporate image from the standpoint of the conceptual analysis, suggesting a new model which includes the individual as the sole owner of the image. Considering the apparently superficial treatment given to the subject despite being called strategic, this study searched the origins of image in Philosophy, Psychology, Sociology and Semiology, and its further adoption by the organizational field from the introduction of corporate image concept until today. Images relationship with Information and communication is also presented herein. As this is a very complex multidisciplinary subject, the investigation was directed toward the first steps of identifying salient perceptions of highly educated professionals in Business Administration regarding the several concepts implied in the ideas of image, corporate image and organization described in the model. Even though no extrapolation or statistical inference to the population can be drawn from the sample, the results enlighten the model, suggesting that much more attention should be given to both corporate images theory and practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, Fauze NajibSimão, Maria Margarida2001-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09022022-114822/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-09T14:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-09022022-114822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-09T14:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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