Boas práticas administrativo-pedagógicas que colaboram para o desempenho dos alunos de escolas municipais do ensino fundamental do estado de São Paulo no IDEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jonas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-23102015-111731/
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender a influência das práticas administrativo-pedagógicas que podem colaborar para o desempenho dos alunos de escolas públicas municipais do ensino fundamental do estado de São Paulo no IDEB. Para isso foi realizado uma adaptação da metodologia proposta por Salgado Junior (2013) que envolveu a realização de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu na aplicação da técnica DEA em 1.298 escolas públicas municipais do estado de São Paulo, cuja finalidade foi identificar as escolas eficientes em transformar investimento financeiro, nível socioeconômico e infraestrutura em desempenho no IDEB. A segunda etapa consistiu na realização de um estudo de múltiplos casos, por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação assistemática nas cinco escolas eficientes identificadas pela técnica DEA e em cinco escolas ineficientes (com escore DEA inferior a 0,80) escolhidas por possuírem características semelhantes e estarem localizadas nos mesmos municípios das escolas eficientes. A análise dos resultados, apresentados nos estudos de caso, revelou a existência de 23 práticas administrativo-pedagógicas que apresentam evidências de ter influenciado o desempenho dos alunos no IDEB. Os resultados indicam que a participação da família na vida escolar do filho, assim como a cobrança da comunidade perante o Diretor pode contribuir para melhoria no desempenho dos alunos no IDEB. A preparação específica para a Prova Brasil, a rotatividade de Professores nas disciplinas de Português e Matemática e o sistema disciplinar também foram práticas identificadas nesta pesquisa que podem contribuir para o desempenho dos alunos. Por fim, os resultados encontrados nessa pesquisa podem ser utilizados para definição sobre a destinação dos recursos financeiros por parte da SME e orientar os Diretores na gestão dos processos administrativo-pedagógico da escola, a fim de promover uma melhoria no desempenho dos alunos no IDEB
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spelling Boas práticas administrativo-pedagógicas que colaboram para o desempenho dos alunos de escolas municipais do ensino fundamental do estado de São Paulo no IDEBGood administrative and pedagogical practices that contribute to student performance of municipal elementary schools in the state of São Paulo in IDEBElementary schoolEnsino fundamentalGestão escolarIDEBIDEBInvestimento em educação e análise envoltória de dados (DEA)Investment in education and data envelopment analysis (DEA)School managementEste estudo teve como objetivo compreender a influência das práticas administrativo-pedagógicas que podem colaborar para o desempenho dos alunos de escolas públicas municipais do ensino fundamental do estado de São Paulo no IDEB. Para isso foi realizado uma adaptação da metodologia proposta por Salgado Junior (2013) que envolveu a realização de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu na aplicação da técnica DEA em 1.298 escolas públicas municipais do estado de São Paulo, cuja finalidade foi identificar as escolas eficientes em transformar investimento financeiro, nível socioeconômico e infraestrutura em desempenho no IDEB. A segunda etapa consistiu na realização de um estudo de múltiplos casos, por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação assistemática nas cinco escolas eficientes identificadas pela técnica DEA e em cinco escolas ineficientes (com escore DEA inferior a 0,80) escolhidas por possuírem características semelhantes e estarem localizadas nos mesmos municípios das escolas eficientes. A análise dos resultados, apresentados nos estudos de caso, revelou a existência de 23 práticas administrativo-pedagógicas que apresentam evidências de ter influenciado o desempenho dos alunos no IDEB. Os resultados indicam que a participação da família na vida escolar do filho, assim como a cobrança da comunidade perante o Diretor pode contribuir para melhoria no desempenho dos alunos no IDEB. A preparação específica para a Prova Brasil, a rotatividade de Professores nas disciplinas de Português e Matemática e o sistema disciplinar também foram práticas identificadas nesta pesquisa que podem contribuir para o desempenho dos alunos. Por fim, os resultados encontrados nessa pesquisa podem ser utilizados para definição sobre a destinação dos recursos financeiros por parte da SME e orientar os Diretores na gestão dos processos administrativo-pedagógico da escola, a fim de promover uma melhoria no desempenho dos alunos no IDEBThis study aimed to understand the influence of administrative and pedagogical practices that may contribute to the performance of students in public schools of primary education in the state of São Paulo in IDEB. To this was accomplished an adjustment of the methodology proposed by Salgado Junior (2013) involving the use of a qualitative and quantitative approach to research, divided into two stages. The first step was the application of DEA in 1,298 public schools of São Paulo, whose purpose was to identify the efficient schools in turning financial investment, socioeconomic status and performance in infrastructure in IDEB. The second stage consisted of a study of multiple cases, through semi-structured interviews, document analysis and systematic observation in the five efficient schools identified by the DEA and five inefficient schools (with DEA score less than 0.80) selected for having similar characteristics and located in the same municipalities of effective schools. The results presented in the case studies revealed the existence of 23 administrative and pedagogical practices that show evidence of having influenced the performance of students in IDEB. The results indicate that family participation in school life of the child, as well as pressure of the community before the principal can contribute to improvement in student performance in IDEB. The specific preparation for the Prova Brasil, the turnover of teachers in the disciplines of Portuguese and Mathematics and the disciplinary system were also identified in this research that may contribute to student performance. Finally, the results found in this research can be used for the definition on the allocation of financial resources by the SME and guide the directors in the management of administrative and pedagogical processes of school in order to promote an improvement in student performance in IDEBBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalgado Junior, Alexandre PereiraFerreira, Jonas2015-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-23102015-111731/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-23102015-111731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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