Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Josias Rogerio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-22022011-104540/
Resumo: Na perspectiva da construção do conhecimento, como uma aquisição do domínio das diversas linguagens da ciência, e suas relações, foi elaborado uma atividade de ensino aprendizagem, na introdução de Física Moderna, no módulo Física de Partículas, no Ensino Médio, em que os alunos, em sala de aula, construíram representações pictóricas para os fenômenos físicos, relatados na história da ciência, que permitiram a distinção entre as radiações alfa, beta e gama. Para que fossem consideradas as características envolvidas no processo de construção das representações pictóricas, buscaram-se trabalhos de pesquisa que abrangiam a utilização das diversas palavras que envolviam sinonímia com desenhos e foram encontrados também em trabalhos de pesquisadores sobre semiótica respaldos para o foco de análise. A questão proposta foi contemplada e com base nos resultados e sintonia com a revisão bibliográfica, destacou-se a construção dos alunos, de representações pictóricas, no ensino de Ciências, como um processo que favorece a construção do conhecimento.
id USP_674acaa57de36d88598fa6f9638ab65f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22022011-104540
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunosPictorial representations in the teaching of modern physics: a construction of the studentsDesenhoEnsino-aprendizagemFísica modernaLanguages of scienceLearning teachingLinguagens da ciênciaModern physicsPictorialPictureRepresentação pictóricaNa perspectiva da construção do conhecimento, como uma aquisição do domínio das diversas linguagens da ciência, e suas relações, foi elaborado uma atividade de ensino aprendizagem, na introdução de Física Moderna, no módulo Física de Partículas, no Ensino Médio, em que os alunos, em sala de aula, construíram representações pictóricas para os fenômenos físicos, relatados na história da ciência, que permitiram a distinção entre as radiações alfa, beta e gama. Para que fossem consideradas as características envolvidas no processo de construção das representações pictóricas, buscaram-se trabalhos de pesquisa que abrangiam a utilização das diversas palavras que envolviam sinonímia com desenhos e foram encontrados também em trabalhos de pesquisadores sobre semiótica respaldos para o foco de análise. A questão proposta foi contemplada e com base nos resultados e sintonia com a revisão bibliográfica, destacou-se a construção dos alunos, de representações pictóricas, no ensino de Ciências, como um processo que favorece a construção do conhecimento.In preparation for the construction of knowledge, as an acquisition of the domain of the various languages of science, and their relationships, was prepared an activity of teaching and learning, the introduction of modern physics, module in Particle Physics, in high school, where students in the classroom, built pictorial representations for the physical phenomena, reported in the history of science, which allowed the distinction between alpha, beta and gamma. To consider the characteristics involved in the construction of pictorial representation, we seek research papers covering the use of different words that involved synonymy with drawings and found too in research on semiotics backrests for our focus of analysis. The question proposed was contemplated and results-based and consistent with the literature review highlight the construction of the students, pictorial, in teaching science as a process that favors the construction of knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Anna Maria Pessoa dePaiva, Josias Rogerio2010-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-22022011-104540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-22022011-104540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos
Pictorial representations in the teaching of modern physics: a construction of the students
title Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos
spellingShingle Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos
Paiva, Josias Rogerio
Desenho
Ensino-aprendizagem
Física moderna
Languages of science
Learning teaching
Linguagens da ciência
Modern physics
Pictorial
Picture
Representação pictórica
title_short Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos
title_full Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos
title_fullStr Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos
title_full_unstemmed Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos
title_sort Representações pictóricas no ensino de física moderna: uma construção dos alunos
author Paiva, Josias Rogerio
author_facet Paiva, Josias Rogerio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Anna Maria Pessoa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Josias Rogerio
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Ensino-aprendizagem
Física moderna
Languages of science
Learning teaching
Linguagens da ciência
Modern physics
Pictorial
Picture
Representação pictórica
topic Desenho
Ensino-aprendizagem
Física moderna
Languages of science
Learning teaching
Linguagens da ciência
Modern physics
Pictorial
Picture
Representação pictórica
description Na perspectiva da construção do conhecimento, como uma aquisição do domínio das diversas linguagens da ciência, e suas relações, foi elaborado uma atividade de ensino aprendizagem, na introdução de Física Moderna, no módulo Física de Partículas, no Ensino Médio, em que os alunos, em sala de aula, construíram representações pictóricas para os fenômenos físicos, relatados na história da ciência, que permitiram a distinção entre as radiações alfa, beta e gama. Para que fossem consideradas as características envolvidas no processo de construção das representações pictóricas, buscaram-se trabalhos de pesquisa que abrangiam a utilização das diversas palavras que envolviam sinonímia com desenhos e foram encontrados também em trabalhos de pesquisadores sobre semiótica respaldos para o foco de análise. A questão proposta foi contemplada e com base nos resultados e sintonia com a revisão bibliográfica, destacou-se a construção dos alunos, de representações pictóricas, no ensino de Ciências, como um processo que favorece a construção do conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-22022011-104540/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-22022011-104540/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090976160940032