A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Filipa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1520
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico.
id RCAP_aaf506a3c731170fa98989e8aa601aed
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º anoprática pedagógicapensamento algébricosequências pictóricasgeneralizaçãopedagogical practicealgebraic thinkingpictorial sequencesgeneralizationRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico.O presente relatório está organizado em dois capítulos, o primeiro diz respeito ao meu percurso enquanto aluna do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, nos diferentes contextos de estágio, e o segundo foca a promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no âmbito do trabalho de pesquisa com sequências pictóricas. Os estágios realizados ocorreram no contexto de jardim-de-infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico e creche, onde são mencionadas algumas das aprendizagens adquiridas no decorrer cada um. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizaram estratégias distintas em ambas as tarefas mas cada um determina de modo semelhante termos próximos e distantes. Todos manifestam dificuldade em expressar a generalização.The present report contains two chapters, the first of my journey as a student in the Masters in Pre-school Education and Teaching the 1ST CEB in different contexts of stage, and the second focuses on the promotion of algebraic thinking in the early years in the work with pictorial sequences. The internships took place in the garden-of-childhood context, 1st cycle of basic education and child care, where are mentioned some of the learning acquired during each. The study aims to understand how it is that students of the 4TH year analyze and generalize pictorial sequences increasing, in particular as they determine terms coming far and wide, as they express their generalizations. The methodology is qualitative interpretative nature in the form of case study with three students. The collection of data is done through clinical interviews recorded in audio and video and the written production of these students in two tasks that involve the discovery of a near term and one term distant and a generalization to determine any term sequences. The results show that the three students used different strategies in both tasks but each determines similarly terms near and far. All expressed difficulty in expressing the generalization.Branco, NeusaColaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, Filipa2016-06-16T15:25:09Z2015-07-292015-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1520TID:201150417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:20Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:47.325887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
title A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
spellingShingle A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
Correia, Filipa
prática pedagógica
pensamento algébrico
sequências pictóricas
generalização
pedagogical practice
algebraic thinking
pictorial sequences
generalization
title_short A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
title_full A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
title_fullStr A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
title_full_unstemmed A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
title_sort A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano
author Correia, Filipa
author_facet Correia, Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Colaço, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv prática pedagógica
pensamento algébrico
sequências pictóricas
generalização
pedagogical practice
algebraic thinking
pictorial sequences
generalization
topic prática pedagógica
pensamento algébrico
sequências pictóricas
generalização
pedagogical practice
algebraic thinking
pictorial sequences
generalization
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
2015-07-29T00:00:00Z
2016-06-16T15:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1520
TID:201150417
url http://hdl.handle.net/10400.15/1520
identifier_str_mv TID:201150417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028336517120