A análise dos dizeres de licenciandos de Ciências Biológicas sobre o que é ser professor através do processo de interpelação-identificação: repetição e ressignifica&

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazón, Heron Omar Arraya
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161218/
Resumo: Esta tese busca compreender, através de análises de dizeres dos licenciandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, situada na cidade de Curitiba, o processo de interpelação-identificação que rege as formações discursivas sobre o que é ser professor. A mobilização para escrever este trabalho iniciou-se com o incômodo do discurso corrente sobre a profissão professor associada à ideia de fracasso, muitas vezes, produzido pelo profissional da Educação. A partir da obra O professor que não ensina (ALMEIDA, 1986), foi possível pensar no objeto de pesquisa, tomando a análise os dizeres de professores, através da qual foi constatada a definição negativa enquanto profissional. Assim, acompanhar uma disciplina de licenciatura em Ciências Biológicas foi fundamental para a aproximação do objeto de pesquisa. A pesquisa de campo aconteceu durante o período de um ano (2018) na disciplina de Prática de Docência em Ensino de Ciências e Biologia. Foi aplicado um questionário para quarenta e um licenciandos, a fim de conhecer o interesse dos alunos pela escolha do curso; a trajetória acadêmica até aquele momento; se se imaginam professor; e o que é ser professor. Através do questionário, foi possível saber as condições de produção dos discursos no processo de tomada de posição do licenciando; identificar as inscrições ideológicas dos sujeitos e as posições-sujeitos que compõem o discurso de valorização da modalidade Bacharelado em detrimento da de Licenciatura; fazer o levantamento de acontecimentos discursivos dos licenciandos e compreender as identificações dos licenciandos. Para tanto, organizei a construção de elementos teóricos, baseados nos autores do campo de estudo em Análise de Discurso. A fundamentação teórica se deu através dos estudos de Orlandi (2001), de Indursky (2008) e de Pêcheux (2012; 2014c; 2015). A composição do arcabouço de elementos teóricos é: 1) a formação ideológica e os sentidos; 2) a historicidade e o sujeito; 3) a unidade imaginária a memória discursiva; 4) a forma-sujeito e a tomada de posição e 5) o acontecimento discursivo. Nas revisões bibliográficas, a discussão se desenvolveu em torno da ideia de discurso que se constrói, com destaques para as noções: sujeito, sentido e construção. No primeiro gesto de análise dos excertos, os lugares onde os sujeitos se identificam na estrutura social sobre ser professor se dão através da retomada dos julgamentos de verossimilhança da reconstituição das operações de paráfrases. Foi observado, nas inscrições ideológicas dos sujeitos, rituais praticados com local e tempo específicos nas quais os alunos acreditam ser o sujeito de consciência própria. Por fim, nos levantamentos de acontecimentos discursivos foram observadas camadas heterogêneas que ora enveredam para repetição, ora para o deslocamento. Das ressignificações de sentidos, tem-se: 1) o licenciando valorizando a sua formação acadêmica; 2) colocando-se como profissional sempre em busca da atualização do conhecimento; 3) compreendendo-se como um sujeito que vem superando dificuldades para alcançar grandes patamares; e 4) o estudante que pensa no futuro sabendo que merece melhores condições sobre sua profissão e está constantemente lutando por elas.
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spelling A análise dos dizeres de licenciandos de Ciências Biológicas sobre o que é ser professor através do processo de interpelação-identificação: repetição e ressignifica&The analysis of the speeches of Biological Sciences undergraduates students about what means to be a teacher through the process of interpellation-identification: repetition and resignificationAcontecimento discursivoAnálise de discursoDiscourse analysisDiscursive eventEducational Degree in Biological SciencesInterpelação-identificaçãoInterpellation-identificationLicenciatura em Ciências BiológicasSer professorTo be a teacherEsta tese busca compreender, através de análises de dizeres dos licenciandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, situada na cidade de Curitiba, o processo de interpelação-identificação que rege as formações discursivas sobre o que é ser professor. A mobilização para escrever este trabalho iniciou-se com o incômodo do discurso corrente sobre a profissão professor associada à ideia de fracasso, muitas vezes, produzido pelo profissional da Educação. A partir da obra O professor que não ensina (ALMEIDA, 1986), foi possível pensar no objeto de pesquisa, tomando a análise os dizeres de professores, através da qual foi constatada a definição negativa enquanto profissional. Assim, acompanhar uma disciplina de licenciatura em Ciências Biológicas foi fundamental para a aproximação do objeto de pesquisa. A pesquisa de campo aconteceu durante o período de um ano (2018) na disciplina de Prática de Docência em Ensino de Ciências e Biologia. Foi aplicado um questionário para quarenta e um licenciandos, a fim de conhecer o interesse dos alunos pela escolha do curso; a trajetória acadêmica até aquele momento; se se imaginam professor; e o que é ser professor. Através do questionário, foi possível saber as condições de produção dos discursos no processo de tomada de posição do licenciando; identificar as inscrições ideológicas dos sujeitos e as posições-sujeitos que compõem o discurso de valorização da modalidade Bacharelado em detrimento da de Licenciatura; fazer o levantamento de acontecimentos discursivos dos licenciandos e compreender as identificações dos licenciandos. Para tanto, organizei a construção de elementos teóricos, baseados nos autores do campo de estudo em Análise de Discurso. A fundamentação teórica se deu através dos estudos de Orlandi (2001), de Indursky (2008) e de Pêcheux (2012; 2014c; 2015). A composição do arcabouço de elementos teóricos é: 1) a formação ideológica e os sentidos; 2) a historicidade e o sujeito; 3) a unidade imaginária a memória discursiva; 4) a forma-sujeito e a tomada de posição e 5) o acontecimento discursivo. Nas revisões bibliográficas, a discussão se desenvolveu em torno da ideia de discurso que se constrói, com destaques para as noções: sujeito, sentido e construção. No primeiro gesto de análise dos excertos, os lugares onde os sujeitos se identificam na estrutura social sobre ser professor se dão através da retomada dos julgamentos de verossimilhança da reconstituição das operações de paráfrases. Foi observado, nas inscrições ideológicas dos sujeitos, rituais praticados com local e tempo específicos nas quais os alunos acreditam ser o sujeito de consciência própria. Por fim, nos levantamentos de acontecimentos discursivos foram observadas camadas heterogêneas que ora enveredam para repetição, ora para o deslocamento. Das ressignificações de sentidos, tem-se: 1) o licenciando valorizando a sua formação acadêmica; 2) colocando-se como profissional sempre em busca da atualização do conhecimento; 3) compreendendo-se como um sujeito que vem superando dificuldades para alcançar grandes patamares; e 4) o estudante que pensa no futuro sabendo que merece melhores condições sobre sua profissão e está constantemente lutando por elas.This thesis seeks to understand, through the analysis of the speeches of Biological Sciences undergraduates at the Federal University of Paraná, located in the city of Curitiba, the object of research: the process of interpellationidentification that conducts discursive formations about what means to be a teacher. The mobilization to write this work began with the discomfort of the current discourse about the teaching profession associated with the idea of failure, often produced by the Education professional. From the work O professor que não ensina (ALMEIDA, 1986), it was possible to think about the research object, taking the analysis of teachers speeches, in which a warning was found in which they defined themselves negatively as a professional. Therefore, following a teaching graduation course in Biological Sciences was fundamental for approaching the research object. The field research took place during the period of one year (2018), in the discipline of Teaching Practice in Science and Biology Teaching. A questionnaire was applied to forty-one undergraduates students, in order to know the students\' interest in choosing the course; the academic trajectory until that moment; if they imagine themselves as a teacher; and what it means to be a teacher. Through the questionnaire, it was possible to know the conditions of production of speeches in the process of the undergraduates stance-taking; to identify the ideological inscriptions of the subjects and the subject-positions that make up the discourse of valorization of the Bachelor\'s modality to the detriment of the Licentiate one; to survey the discursive events of the undergraduates and understand the identifications about what means to be a teacher. For that, it was organized the construction of theoretical elements, based on the authors of the field of study in Discourse Analysis. The theoretical foundation was based on the studies of Orlandi (2001), Indursky (2008) and Pêcheux (2012; 2014c; 2015). The composition of the theoretical elements framework it is: 1) the ideological formation and the senses; 2) historicity and the subject; 3) the imaginary unit the discursive memory; 4) the subject-form and the stance-taking and 5) the discursive event. In the bibliographic reviews, the discussion was developed around the idea of discourse that it is constructed, with emphasis on the notions: subject, sense and construction. In the first gesture of analysis of the excerpts, the places where the subjects identify themselves in the social structure of being a teacher occur through the resumption of the verisimilitude judgments of the reconstitution of the operations of paraphrases. It was observed in the ideological inscriptions of the subjects, rituals practiced with a specific place and time in which the students believe they are the subject of their own conscience. Finally, in the surveys of discursive events, heterogeneous layers were observed that sometimes lead to repetition or displacement. From the resignifications of senses, there are: 1) the educational degree student valuing his academic performance; 2) placing yourself as a professional always in search of updating knowledge; 3) understanding himself as a subject who has been overcoming difficulties to reach great heights and 4) the student who looks to the future knowing that he deserves better conditions in his profession and is constantly fighting for them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarzotto, Valdir HeitorCazón, Heron Omar Arraya2022-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08122022-161218/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-12T17:43:52Zoai:teses.usp.br:tde-08122022-161218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-12T17:43:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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