Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15052024-083154/ |
Resumo: | A matemática é fundamental para o ser humano, ela se faz presente no dia a dia das pessoas, porém, mesmo sendo tão importante são muitos os que não gostam da mesma, talvez não goste porque não entende e através desse pensamento, buscou-se formas de tornar a matemática mais atraente para que se torne mais fácil de entender e aprender, pois o não saber pode gerar o não gostar e a partir do momento que o discente começa a entender ele automaticamente passa a gostar e se interessar cada vez mais. A inserção do lúdico foi um caminho encontrado para melhorar a aprendizagem e assim tornar a disciplina mais divertida sem perder o foco da matéria a ser ensinada. O jogo pode transformar a atividade aplicada numa atividade mais prazerosa de ser realizada e ao mesmo tempo em que se brinca, também se aprende e dessa forma o docente consegue atingir seu objetivo que é ensinar e o discente consegue aprender. A busca pela efetivação da aprendizagem é imprescindível, pois infelizmente os alunos estão a cada ano com uma defasagem descomunal e isso prejudica a sequência da disciplina que precisa ser desenvolvida com o educando, sendo assim a recuperação se torna frequente para que o aluno desenvolva o conhecimento necessário para o ciclo em que se encontra. Conhecer as quatro operações é importante para o dia a dia de uma pessoa e a dificuldade para realizar cálculos é impressionante, principalmente em relação à divisão, conhecer essas operações e seus passo a passo é imprescindível. Neste trabalho será realizado a análise da utilização do jogo avançando com o resto com a evolução da aprendizagem dos alunos e assim verificar se o lúdico pode ser eficaz como material de apoio durante a aula. |
id |
USP_68f8c13b3ca391f351a376cfbe532565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15052024-083154 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"Divisibility, a playful activity: The game \"Advancing with the rest\"DivisãoDivisionGameJogoRestRestoA matemática é fundamental para o ser humano, ela se faz presente no dia a dia das pessoas, porém, mesmo sendo tão importante são muitos os que não gostam da mesma, talvez não goste porque não entende e através desse pensamento, buscou-se formas de tornar a matemática mais atraente para que se torne mais fácil de entender e aprender, pois o não saber pode gerar o não gostar e a partir do momento que o discente começa a entender ele automaticamente passa a gostar e se interessar cada vez mais. A inserção do lúdico foi um caminho encontrado para melhorar a aprendizagem e assim tornar a disciplina mais divertida sem perder o foco da matéria a ser ensinada. O jogo pode transformar a atividade aplicada numa atividade mais prazerosa de ser realizada e ao mesmo tempo em que se brinca, também se aprende e dessa forma o docente consegue atingir seu objetivo que é ensinar e o discente consegue aprender. A busca pela efetivação da aprendizagem é imprescindível, pois infelizmente os alunos estão a cada ano com uma defasagem descomunal e isso prejudica a sequência da disciplina que precisa ser desenvolvida com o educando, sendo assim a recuperação se torna frequente para que o aluno desenvolva o conhecimento necessário para o ciclo em que se encontra. Conhecer as quatro operações é importante para o dia a dia de uma pessoa e a dificuldade para realizar cálculos é impressionante, principalmente em relação à divisão, conhecer essas operações e seus passo a passo é imprescindível. Neste trabalho será realizado a análise da utilização do jogo avançando com o resto com a evolução da aprendizagem dos alunos e assim verificar se o lúdico pode ser eficaz como material de apoio durante a aula.Mathematics is fundamental for human beings, it is present in peoples daily lives, however, even though it is so important, there are many who dont like it, perhaps they dont like it because they dont understand it and through this thought, ways were sought to make mathematics more attractive so that it becomes easier to understand and learn, as not knowing can lead to not liking it and from the moment the student begins to understand it, they automatically start to like it and become more and more interested. The inclusion of play was a way found to improve learning and thus make the subject more fun without losing focus on the subject to be taught. The game can transform the applied activity into a more pleasurable activity to be carried out and at the same time that one plays, one also learns and in this way the teacher can achieve his objective, which is to teach and the student can learn. The search for effective learning is essential, as unfortunately students lag behind each year enormously and this harms the sequence of the discipline that needs to be developed with the student, so recovery becomes frequent for the student to develop knowledge. necessary for the cycle you are in. Knowing the four operations is important for a persons daily life and the difficulty in carrying out calculations is impressive, especially in relation to division, knowing these operations and their step by step is essential. In this work, the analysis of the use of the game will be carried out, moving forward with the evolution of the students learning and thus verifying whether the game can be effective as support material during the class.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, IresGaiardo, Luis Ricardo Raphael2024-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15052024-083154/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-15052024-083154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\" Divisibility, a playful activity: The game \"Advancing with the rest\" |
title |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\" |
spellingShingle |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\" Gaiardo, Luis Ricardo Raphael Divisão Division Game Jogo Rest Resto |
title_short |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\" |
title_full |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\" |
title_fullStr |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\" |
title_full_unstemmed |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\" |
title_sort |
Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\" |
author |
Gaiardo, Luis Ricardo Raphael |
author_facet |
Gaiardo, Luis Ricardo Raphael |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Ires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaiardo, Luis Ricardo Raphael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divisão Division Game Jogo Rest Resto |
topic |
Divisão Division Game Jogo Rest Resto |
description |
A matemática é fundamental para o ser humano, ela se faz presente no dia a dia das pessoas, porém, mesmo sendo tão importante são muitos os que não gostam da mesma, talvez não goste porque não entende e através desse pensamento, buscou-se formas de tornar a matemática mais atraente para que se torne mais fácil de entender e aprender, pois o não saber pode gerar o não gostar e a partir do momento que o discente começa a entender ele automaticamente passa a gostar e se interessar cada vez mais. A inserção do lúdico foi um caminho encontrado para melhorar a aprendizagem e assim tornar a disciplina mais divertida sem perder o foco da matéria a ser ensinada. O jogo pode transformar a atividade aplicada numa atividade mais prazerosa de ser realizada e ao mesmo tempo em que se brinca, também se aprende e dessa forma o docente consegue atingir seu objetivo que é ensinar e o discente consegue aprender. A busca pela efetivação da aprendizagem é imprescindível, pois infelizmente os alunos estão a cada ano com uma defasagem descomunal e isso prejudica a sequência da disciplina que precisa ser desenvolvida com o educando, sendo assim a recuperação se torna frequente para que o aluno desenvolva o conhecimento necessário para o ciclo em que se encontra. Conhecer as quatro operações é importante para o dia a dia de uma pessoa e a dificuldade para realizar cálculos é impressionante, principalmente em relação à divisão, conhecer essas operações e seus passo a passo é imprescindível. Neste trabalho será realizado a análise da utilização do jogo avançando com o resto com a evolução da aprendizagem dos alunos e assim verificar se o lúdico pode ser eficaz como material de apoio durante a aula. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15052024-083154/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15052024-083154/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257021997383680 |