Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaiardo, Luis Ricardo Raphael
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15052024-083154/
Resumo: A matemática é fundamental para o ser humano, ela se faz presente no dia a dia das pessoas, porém, mesmo sendo tão importante são muitos os que não gostam da mesma, talvez não goste porque não entende e através desse pensamento, buscou-se formas de tornar a matemática mais atraente para que se torne mais fácil de entender e aprender, pois o não saber pode gerar o não gostar e a partir do momento que o discente começa a entender ele automaticamente passa a gostar e se interessar cada vez mais. A inserção do lúdico foi um caminho encontrado para melhorar a aprendizagem e assim tornar a disciplina mais divertida sem perder o foco da matéria a ser ensinada. O jogo pode transformar a atividade aplicada numa atividade mais prazerosa de ser realizada e ao mesmo tempo em que se brinca, também se aprende e dessa forma o docente consegue atingir seu objetivo que é ensinar e o discente consegue aprender. A busca pela efetivação da aprendizagem é imprescindível, pois infelizmente os alunos estão a cada ano com uma defasagem descomunal e isso prejudica a sequência da disciplina que precisa ser desenvolvida com o educando, sendo assim a recuperação se torna frequente para que o aluno desenvolva o conhecimento necessário para o ciclo em que se encontra. Conhecer as quatro operações é importante para o dia a dia de uma pessoa e a dificuldade para realizar cálculos é impressionante, principalmente em relação à divisão, conhecer essas operações e seus passo a passo é imprescindível. Neste trabalho será realizado a análise da utilização do jogo avançando com o resto com a evolução da aprendizagem dos alunos e assim verificar se o lúdico pode ser eficaz como material de apoio durante a aula.
id USP_68f8c13b3ca391f351a376cfbe532565
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15052024-083154
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"Divisibility, a playful activity: The game \"Advancing with the rest\"DivisãoDivisionGameJogoRestRestoA matemática é fundamental para o ser humano, ela se faz presente no dia a dia das pessoas, porém, mesmo sendo tão importante são muitos os que não gostam da mesma, talvez não goste porque não entende e através desse pensamento, buscou-se formas de tornar a matemática mais atraente para que se torne mais fácil de entender e aprender, pois o não saber pode gerar o não gostar e a partir do momento que o discente começa a entender ele automaticamente passa a gostar e se interessar cada vez mais. A inserção do lúdico foi um caminho encontrado para melhorar a aprendizagem e assim tornar a disciplina mais divertida sem perder o foco da matéria a ser ensinada. O jogo pode transformar a atividade aplicada numa atividade mais prazerosa de ser realizada e ao mesmo tempo em que se brinca, também se aprende e dessa forma o docente consegue atingir seu objetivo que é ensinar e o discente consegue aprender. A busca pela efetivação da aprendizagem é imprescindível, pois infelizmente os alunos estão a cada ano com uma defasagem descomunal e isso prejudica a sequência da disciplina que precisa ser desenvolvida com o educando, sendo assim a recuperação se torna frequente para que o aluno desenvolva o conhecimento necessário para o ciclo em que se encontra. Conhecer as quatro operações é importante para o dia a dia de uma pessoa e a dificuldade para realizar cálculos é impressionante, principalmente em relação à divisão, conhecer essas operações e seus passo a passo é imprescindível. Neste trabalho será realizado a análise da utilização do jogo avançando com o resto com a evolução da aprendizagem dos alunos e assim verificar se o lúdico pode ser eficaz como material de apoio durante a aula.Mathematics is fundamental for human beings, it is present in peoples daily lives, however, even though it is so important, there are many who dont like it, perhaps they dont like it because they dont understand it and through this thought, ways were sought to make mathematics more attractive so that it becomes easier to understand and learn, as not knowing can lead to not liking it and from the moment the student begins to understand it, they automatically start to like it and become more and more interested. The inclusion of play was a way found to improve learning and thus make the subject more fun without losing focus on the subject to be taught. The game can transform the applied activity into a more pleasurable activity to be carried out and at the same time that one plays, one also learns and in this way the teacher can achieve his objective, which is to teach and the student can learn. The search for effective learning is essential, as unfortunately students lag behind each year enormously and this harms the sequence of the discipline that needs to be developed with the student, so recovery becomes frequent for the student to develop knowledge. necessary for the cycle you are in. Knowing the four operations is important for a persons daily life and the difficulty in carrying out calculations is impressive, especially in relation to division, knowing these operations and their step by step is essential. In this work, the analysis of the use of the game will be carried out, moving forward with the evolution of the students learning and thus verifying whether the game can be effective as support material during the class.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, IresGaiardo, Luis Ricardo Raphael2024-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15052024-083154/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-15052024-083154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
Divisibility, a playful activity: The game \"Advancing with the rest\"
title Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
spellingShingle Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
Gaiardo, Luis Ricardo Raphael
Divisão
Division
Game
Jogo
Rest
Resto
title_short Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
title_full Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
title_fullStr Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
title_full_unstemmed Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
title_sort Divisibilidade, uma atividade lúdica: O jogo \"Avançando com o Resto\"
author Gaiardo, Luis Ricardo Raphael
author_facet Gaiardo, Luis Ricardo Raphael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Ires
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaiardo, Luis Ricardo Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Divisão
Division
Game
Jogo
Rest
Resto
topic Divisão
Division
Game
Jogo
Rest
Resto
description A matemática é fundamental para o ser humano, ela se faz presente no dia a dia das pessoas, porém, mesmo sendo tão importante são muitos os que não gostam da mesma, talvez não goste porque não entende e através desse pensamento, buscou-se formas de tornar a matemática mais atraente para que se torne mais fácil de entender e aprender, pois o não saber pode gerar o não gostar e a partir do momento que o discente começa a entender ele automaticamente passa a gostar e se interessar cada vez mais. A inserção do lúdico foi um caminho encontrado para melhorar a aprendizagem e assim tornar a disciplina mais divertida sem perder o foco da matéria a ser ensinada. O jogo pode transformar a atividade aplicada numa atividade mais prazerosa de ser realizada e ao mesmo tempo em que se brinca, também se aprende e dessa forma o docente consegue atingir seu objetivo que é ensinar e o discente consegue aprender. A busca pela efetivação da aprendizagem é imprescindível, pois infelizmente os alunos estão a cada ano com uma defasagem descomunal e isso prejudica a sequência da disciplina que precisa ser desenvolvida com o educando, sendo assim a recuperação se torna frequente para que o aluno desenvolva o conhecimento necessário para o ciclo em que se encontra. Conhecer as quatro operações é importante para o dia a dia de uma pessoa e a dificuldade para realizar cálculos é impressionante, principalmente em relação à divisão, conhecer essas operações e seus passo a passo é imprescindível. Neste trabalho será realizado a análise da utilização do jogo avançando com o resto com a evolução da aprendizagem dos alunos e assim verificar se o lúdico pode ser eficaz como material de apoio durante a aula.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15052024-083154/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-15052024-083154/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257021997383680