Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP], Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP], Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp
http://hdl.handle.net/11449/135152
Resumo: Como é conhecido pela maioria, infelizmente, o ensino de matemática vem enfrentando muitas dificuldades. Cerca o ensino dessa disciplina mitos, preconceitos, que fazem com que o estudante, muitas vezes, já chegue à escola com medo das aulas de matemática. Por outro lado, ainda perdura em muitas escolas um ensino focado na reprodução e não na construção do conhecimento, apesar de alguns professores buscarem alternativas para tornarem as aulas mais atrativas, priorizando atividades interessantes e motivadoras. O famoso livro didático e os caderninhos de apoio enviados pela secretaria do estado da educação ainda continuam sendo os principais recursos disponíveis na sala de aula. Os exercícios e listas, muitas vezes considerados intermináveis, buscam sem sucesso fixar um conhecimento que muitas vezes não foram se quer apropriado pelos alunos. Diante do exposto faz-se necessário pensar em transformações no ensino de matemática que ultrapassem a simples reprodução de exercícios e permitam tanto para o professor, quanto para o aluno um ensino mais atraente e desafiador e principalmente repleto de significados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar ao aluno, a partir dos jogos matemáticos, a diversão e, também, a superação, possibilitando a construção de aprendizagens significativas.
id UNSP_9b6d41727e1b10b74343b37284b9559c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135152
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de MatemáticaJogosEnsinoRestoNúmerosComo é conhecido pela maioria, infelizmente, o ensino de matemática vem enfrentando muitas dificuldades. Cerca o ensino dessa disciplina mitos, preconceitos, que fazem com que o estudante, muitas vezes, já chegue à escola com medo das aulas de matemática. Por outro lado, ainda perdura em muitas escolas um ensino focado na reprodução e não na construção do conhecimento, apesar de alguns professores buscarem alternativas para tornarem as aulas mais atrativas, priorizando atividades interessantes e motivadoras. O famoso livro didático e os caderninhos de apoio enviados pela secretaria do estado da educação ainda continuam sendo os principais recursos disponíveis na sala de aula. Os exercícios e listas, muitas vezes considerados intermináveis, buscam sem sucesso fixar um conhecimento que muitas vezes não foram se quer apropriado pelos alunos. Diante do exposto faz-se necessário pensar em transformações no ensino de matemática que ultrapassem a simples reprodução de exercícios e permitam tanto para o professor, quanto para o aluno um ensino mais atraente e desafiador e principalmente repleto de significados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar ao aluno, a partir dos jogos matemáticos, a diversão e, também, a superação, possibilitando a construção de aprendizagens significativas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 14 - 01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 14 - 01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP]Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]2016-03-02T12:59:58Z2016-03-02T12:59:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-8application/pdfhttp://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jspRevista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-8, 2013.2316-9664http://hdl.handle.net/11449/135152ISSN2316-9664-2013-02-02-1-8.pdf117581678662068048147900570773550000-0002-0260-6976Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T14:59:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
title Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
spellingShingle Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]
Jogos
Ensino
Resto
Números
title_short Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
title_full Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
title_fullStr Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
title_full_unstemmed Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
title_sort Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
author Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]
author_facet Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]
Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]
Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP]
Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]
author_role author
author2 Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]
Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP]
Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]
Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]
Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP]
Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Ensino
Resto
Números
topic Jogos
Ensino
Resto
Números
description Como é conhecido pela maioria, infelizmente, o ensino de matemática vem enfrentando muitas dificuldades. Cerca o ensino dessa disciplina mitos, preconceitos, que fazem com que o estudante, muitas vezes, já chegue à escola com medo das aulas de matemática. Por outro lado, ainda perdura em muitas escolas um ensino focado na reprodução e não na construção do conhecimento, apesar de alguns professores buscarem alternativas para tornarem as aulas mais atrativas, priorizando atividades interessantes e motivadoras. O famoso livro didático e os caderninhos de apoio enviados pela secretaria do estado da educação ainda continuam sendo os principais recursos disponíveis na sala de aula. Os exercícios e listas, muitas vezes considerados intermináveis, buscam sem sucesso fixar um conhecimento que muitas vezes não foram se quer apropriado pelos alunos. Diante do exposto faz-se necessário pensar em transformações no ensino de matemática que ultrapassem a simples reprodução de exercícios e permitam tanto para o professor, quanto para o aluno um ensino mais atraente e desafiador e principalmente repleto de significados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar ao aluno, a partir dos jogos matemáticos, a diversão e, também, a superação, possibilitando a construção de aprendizagens significativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-02T12:59:58Z
2016-03-02T12:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp
Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-8, 2013.
2316-9664
http://hdl.handle.net/11449/135152
ISSN2316-9664-2013-02-02-1-8.pdf
1175816786620680
4814790057077355
0000-0002-0260-6976
url http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp
http://hdl.handle.net/11449/135152
identifier_str_mv Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-8, 2013.
2316-9664
ISSN2316-9664-2013-02-02-1-8.pdf
1175816786620680
4814790057077355
0000-0002-0260-6976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965470596530176