Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp http://hdl.handle.net/11449/135152 |
Resumo: | Como é conhecido pela maioria, infelizmente, o ensino de matemática vem enfrentando muitas dificuldades. Cerca o ensino dessa disciplina mitos, preconceitos, que fazem com que o estudante, muitas vezes, já chegue à escola com medo das aulas de matemática. Por outro lado, ainda perdura em muitas escolas um ensino focado na reprodução e não na construção do conhecimento, apesar de alguns professores buscarem alternativas para tornarem as aulas mais atrativas, priorizando atividades interessantes e motivadoras. O famoso livro didático e os caderninhos de apoio enviados pela secretaria do estado da educação ainda continuam sendo os principais recursos disponíveis na sala de aula. Os exercícios e listas, muitas vezes considerados intermináveis, buscam sem sucesso fixar um conhecimento que muitas vezes não foram se quer apropriado pelos alunos. Diante do exposto faz-se necessário pensar em transformações no ensino de matemática que ultrapassem a simples reprodução de exercícios e permitam tanto para o professor, quanto para o aluno um ensino mais atraente e desafiador e principalmente repleto de significados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar ao aluno, a partir dos jogos matemáticos, a diversão e, também, a superação, possibilitando a construção de aprendizagens significativas. |
id |
UNSP_9b6d41727e1b10b74343b37284b9559c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135152 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de MatemáticaJogosEnsinoRestoNúmerosComo é conhecido pela maioria, infelizmente, o ensino de matemática vem enfrentando muitas dificuldades. Cerca o ensino dessa disciplina mitos, preconceitos, que fazem com que o estudante, muitas vezes, já chegue à escola com medo das aulas de matemática. Por outro lado, ainda perdura em muitas escolas um ensino focado na reprodução e não na construção do conhecimento, apesar de alguns professores buscarem alternativas para tornarem as aulas mais atrativas, priorizando atividades interessantes e motivadoras. O famoso livro didático e os caderninhos de apoio enviados pela secretaria do estado da educação ainda continuam sendo os principais recursos disponíveis na sala de aula. Os exercícios e listas, muitas vezes considerados intermináveis, buscam sem sucesso fixar um conhecimento que muitas vezes não foram se quer apropriado pelos alunos. Diante do exposto faz-se necessário pensar em transformações no ensino de matemática que ultrapassem a simples reprodução de exercícios e permitam tanto para o professor, quanto para o aluno um ensino mais atraente e desafiador e principalmente repleto de significados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar ao aluno, a partir dos jogos matemáticos, a diversão e, também, a superação, possibilitando a construção de aprendizagens significativas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 14 - 01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 14 - 01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP]Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP]Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]2016-03-02T12:59:58Z2016-03-02T12:59:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-8application/pdfhttp://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jspRevista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-8, 2013.2316-9664http://hdl.handle.net/11449/135152ISSN2316-9664-2013-02-02-1-8.pdf117581678662068048147900570773550000-0002-0260-6976Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:47:35.167736Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática |
title |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática |
spellingShingle |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP] Jogos Ensino Resto Números |
title_short |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática |
title_full |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática |
title_fullStr |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática |
title_sort |
Aplicando o jogo Avançando com o resto no Ensino de Matemática |
author |
Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP] Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP] Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP] Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP] Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP] Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Beatriz Alves Ribeiro da [UNESP] Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP] Rosa, Laís Fernanda Macedo [UNESP] Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Ensino Resto Números |
topic |
Jogos Ensino Resto Números |
description |
Como é conhecido pela maioria, infelizmente, o ensino de matemática vem enfrentando muitas dificuldades. Cerca o ensino dessa disciplina mitos, preconceitos, que fazem com que o estudante, muitas vezes, já chegue à escola com medo das aulas de matemática. Por outro lado, ainda perdura em muitas escolas um ensino focado na reprodução e não na construção do conhecimento, apesar de alguns professores buscarem alternativas para tornarem as aulas mais atrativas, priorizando atividades interessantes e motivadoras. O famoso livro didático e os caderninhos de apoio enviados pela secretaria do estado da educação ainda continuam sendo os principais recursos disponíveis na sala de aula. Os exercícios e listas, muitas vezes considerados intermináveis, buscam sem sucesso fixar um conhecimento que muitas vezes não foram se quer apropriado pelos alunos. Diante do exposto faz-se necessário pensar em transformações no ensino de matemática que ultrapassem a simples reprodução de exercícios e permitam tanto para o professor, quanto para o aluno um ensino mais atraente e desafiador e principalmente repleto de significados. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar ao aluno, a partir dos jogos matemáticos, a diversão e, também, a superação, possibilitando a construção de aprendizagens significativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-03-02T12:59:58Z 2016-03-02T12:59:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-8, 2013. 2316-9664 http://hdl.handle.net/11449/135152 ISSN2316-9664-2013-02-02-1-8.pdf 1175816786620680 4814790057077355 0000-0002-0260-6976 |
url |
http://www2.fc.unesp.br/revistacqd/edicoes_anteriores.jsp http://hdl.handle.net/11449/135152 |
identifier_str_mv |
Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D., v. 2, n. 2, p. 1-8, 2013. 2316-9664 ISSN2316-9664-2013-02-02-1-8.pdf 1175816786620680 4814790057077355 0000-0002-0260-6976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Paulista de Matemática - C.Q.D. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-8 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129359137996800 |