Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ricardo Rechi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21122020-172638/
Resumo: A disciplina de Física no ensino médio atualmente é mal compreendida e pouco admirada pela maioria dos estudantes. Isso decorre, em parte, de propostas curriculares descontextualizadas e desarticuladas, no sentido de não promoverem um curso de Física que dialogue com o mundo ou com o cotidiano dos estudantes, e nem os auxilie a entender como esta área do conhecimento científico é estruturada. Porém, elaborar propostas de conteúdos curriculares diferenciados para o ensino da Física não é uma tarefa fácil, dadas as diferentes pressões hegemônicas e condições de produção a que estão submetidos os objetivos escolares e os professores do ensino médio brasileiro. Neste trabalho é analisada uma proposta de conteúdo curricular inovador de Física para esta etapa escolar, que foi aplicada de 2008 a 2015 em uma escola particular paulistana, situando-a dentro do contexto do Ensino de Ciências e à luz das Teorias do Currículo e dos Modelos Educacionais deste século. Refletiu-se sobre a importância de uma prática docente crítico-reflexiva como condição necessária para a elaboração e aplicação de propostas curriculares deste tipo, sejam elas de Física, sejam de outras disciplinas. Foi analisado, também, com elementos da Análise do Discurso, o ambiente onde tal proposta foi construída, através de entrevistas realizadas com diversos atores da escola, o que permitiu reconhecer valores inerentes a uma Escola Reflexiva. Os professores, entendidos como intelectuais críticos, sob a perspectiva de Henry Giroux e Paulo Freire, apareceram também como peças fundamentais de uma estrutura escolar capazes de propor inovações curriculares e pedagógicas neste tipo de ambiente.
id USP_69fb182777f4c9af8b47d1f51434b2d0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21122020-172638
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médioPhysics curriculum and teaching practice: analysis of a innovative proposal of curricular contents for high school.Critical and Intellectual TeacherCurrículoCurriculumEnsino médioFísica - Estudo e ensinoHigh schoolPhysics TeachingProfessor intelectual críticoA disciplina de Física no ensino médio atualmente é mal compreendida e pouco admirada pela maioria dos estudantes. Isso decorre, em parte, de propostas curriculares descontextualizadas e desarticuladas, no sentido de não promoverem um curso de Física que dialogue com o mundo ou com o cotidiano dos estudantes, e nem os auxilie a entender como esta área do conhecimento científico é estruturada. Porém, elaborar propostas de conteúdos curriculares diferenciados para o ensino da Física não é uma tarefa fácil, dadas as diferentes pressões hegemônicas e condições de produção a que estão submetidos os objetivos escolares e os professores do ensino médio brasileiro. Neste trabalho é analisada uma proposta de conteúdo curricular inovador de Física para esta etapa escolar, que foi aplicada de 2008 a 2015 em uma escola particular paulistana, situando-a dentro do contexto do Ensino de Ciências e à luz das Teorias do Currículo e dos Modelos Educacionais deste século. Refletiu-se sobre a importância de uma prática docente crítico-reflexiva como condição necessária para a elaboração e aplicação de propostas curriculares deste tipo, sejam elas de Física, sejam de outras disciplinas. Foi analisado, também, com elementos da Análise do Discurso, o ambiente onde tal proposta foi construída, através de entrevistas realizadas com diversos atores da escola, o que permitiu reconhecer valores inerentes a uma Escola Reflexiva. Os professores, entendidos como intelectuais críticos, sob a perspectiva de Henry Giroux e Paulo Freire, apareceram também como peças fundamentais de uma estrutura escolar capazes de propor inovações curriculares e pedagógicas neste tipo de ambiente.Physics in today\'s high school is poorly understood and low admired by most students. This stems, in part, from decontextualized and disjointed curricular proposals, in the sense of neiher promoting a Physics course that dialogues with the world or with the students\' daily lives, nor helping them to understand how scientific knowledge is structured. However, preparing proposals for different curricular contents to teach Physics is not an easy task, given the different hegemonic pressures and production conditions that are being pursued by school objectives and Brazilian high school teachers. In this work, it is analyzed a proposal for a Physics innovative curriculum for this school stage, which was applied from 2008 to 2015 in a private school in São Paulo, placing it within the context of Science Teaching and in the light of Curriculum Theories and Educational Models in this century. The importance of a critical-reflective teaching practice was discussed as a necessary condition for the preparation and application of curricular proposals of this type, whether they are Physics or other subjects. It was also analyzed, with elements of discourse analysis, the environment where such proposal was built, through interviews with several school players, which allowed recognizing inherent values in a reflective school. Teachers, understood as critical and intellectual workers, from Henry Giroux and Paulo Freire´s perspective, appeared as school structure´s fundamental pieces, able to propose curricular and pedagogical innovations in this type of school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHosoume, YassukoAguiar, Ricardo Rechi2020-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21122020-172638/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-23T02:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-21122020-172638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-23T02:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio
Physics curriculum and teaching practice: analysis of a innovative proposal of curricular contents for high school.
title Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio
spellingShingle Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio
Aguiar, Ricardo Rechi
Critical and Intellectual Teacher
Currículo
Curriculum
Ensino médio
Física - Estudo e ensino
High school
Physics Teaching
Professor intelectual crítico
title_short Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio
title_full Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio
title_fullStr Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio
title_full_unstemmed Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio
title_sort Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta de conteúdo curricular inovador para o ensino médio
author Aguiar, Ricardo Rechi
author_facet Aguiar, Ricardo Rechi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hosoume, Yassuko
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ricardo Rechi
dc.subject.por.fl_str_mv Critical and Intellectual Teacher
Currículo
Curriculum
Ensino médio
Física - Estudo e ensino
High school
Physics Teaching
Professor intelectual crítico
topic Critical and Intellectual Teacher
Currículo
Curriculum
Ensino médio
Física - Estudo e ensino
High school
Physics Teaching
Professor intelectual crítico
description A disciplina de Física no ensino médio atualmente é mal compreendida e pouco admirada pela maioria dos estudantes. Isso decorre, em parte, de propostas curriculares descontextualizadas e desarticuladas, no sentido de não promoverem um curso de Física que dialogue com o mundo ou com o cotidiano dos estudantes, e nem os auxilie a entender como esta área do conhecimento científico é estruturada. Porém, elaborar propostas de conteúdos curriculares diferenciados para o ensino da Física não é uma tarefa fácil, dadas as diferentes pressões hegemônicas e condições de produção a que estão submetidos os objetivos escolares e os professores do ensino médio brasileiro. Neste trabalho é analisada uma proposta de conteúdo curricular inovador de Física para esta etapa escolar, que foi aplicada de 2008 a 2015 em uma escola particular paulistana, situando-a dentro do contexto do Ensino de Ciências e à luz das Teorias do Currículo e dos Modelos Educacionais deste século. Refletiu-se sobre a importância de uma prática docente crítico-reflexiva como condição necessária para a elaboração e aplicação de propostas curriculares deste tipo, sejam elas de Física, sejam de outras disciplinas. Foi analisado, também, com elementos da Análise do Discurso, o ambiente onde tal proposta foi construída, através de entrevistas realizadas com diversos atores da escola, o que permitiu reconhecer valores inerentes a uma Escola Reflexiva. Os professores, entendidos como intelectuais críticos, sob a perspectiva de Henry Giroux e Paulo Freire, apareceram também como peças fundamentais de uma estrutura escolar capazes de propor inovações curriculares e pedagógicas neste tipo de ambiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21122020-172638/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21122020-172638/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090973218635776