O dicionário nos estudos de línguas estrangeiras: os efeitos de seu uso na compreensão escrita em italiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucchi, Angela Maria Tenorio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-15052023-120926/
Resumo: Numa perspectiva multidisciplinar, entre os estudos lexicológicos e lexicográficos e o ensino de línguas, desenvolvemos a presente Tese, cujo principal objetivo é verificar o uso do dicionário no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE), especificamente, seus efeitos na habilidade de compreensão escrita em italiano. Com esse fim, abordamos primeiramente o léxico através dos métodos de ensino de LE e o papel do dicionário nesse tipo de ensino. Como nosso foco é a compreensão, versamos sobre esse complexo processo, tocando, inclusive, as noções de textos e construção de conceitos. Em relação aos estudos lexicográficos, tratamos da constituição dos dicionários, das características dos dicionários utilizados na pesquisa e de algumas questões ligadas às pesquisas sobre o uso de dicionários. Enfim, apresentamos nossa pesquisa empírica para dar resposta à questão: se o auxilio de dicionários traz diferenças no sucesso da compreensão de unidades lexicais predeterminadas ou se somente o contexto é suficiente para tal compreensão. Para atingir esse objetivo, pedimos colaboração aos alunos universitários do curso de graduação em Língua Italiana, da FFLCH/USP. Reunimos os voluntários em três grupos distintos: o primeiro com o uso de dicionário monolíngüe (DM - italiano); o segundo, com o uso de dicionário bilíngüe (italiano/português) e o terceiro sem uso de dicionários. O teste consistiu na leitura de quatro textos, dos quais foram evidenciadas quarenta unidades lexicais, cuja adequada compreensão foi verificada através de teste de múltipla escolha. Os resultados já organizados foram submetidos à análise estatísitca realizada no Centro de Estatística Aplicada, CEA-IME/USP. Além dos resultados estatísticos, a metodologia empregada permitiu ainda observar os elementos presentes nas macro e microestruturas dos dicionários que, segundo a opinião dos estudantes, auxiliaram de fato na compreensão. Os resultados da pesquisa empírica demonstraram o importante papel do dicionário na compreensão das unidades lexicais e, por conseguinte, no processo de ensino e aprendizagem de LE. Além disso, deram subsídios aos estudos de Lexicografia Pedagógica e ao ensino do uso de dicionários em aulas de LE
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spelling O dicionário nos estudos de línguas estrangeiras: os efeitos de seu uso na compreensão escrita em italianoThe dictionary in the study of foreign languages (FL): the effects of its use on comprehending written italianCompreensãoComprehensionDicionárioDictionary - empirical researchItaliano e Ensino de Línguas Estrangeiras (LE)Lexicologia e LexicografiaLexicology and Lexicographyltalian and Teaching of Foreign Language (FL)Pesquisa empíricaNuma perspectiva multidisciplinar, entre os estudos lexicológicos e lexicográficos e o ensino de línguas, desenvolvemos a presente Tese, cujo principal objetivo é verificar o uso do dicionário no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE), especificamente, seus efeitos na habilidade de compreensão escrita em italiano. Com esse fim, abordamos primeiramente o léxico através dos métodos de ensino de LE e o papel do dicionário nesse tipo de ensino. Como nosso foco é a compreensão, versamos sobre esse complexo processo, tocando, inclusive, as noções de textos e construção de conceitos. Em relação aos estudos lexicográficos, tratamos da constituição dos dicionários, das características dos dicionários utilizados na pesquisa e de algumas questões ligadas às pesquisas sobre o uso de dicionários. Enfim, apresentamos nossa pesquisa empírica para dar resposta à questão: se o auxilio de dicionários traz diferenças no sucesso da compreensão de unidades lexicais predeterminadas ou se somente o contexto é suficiente para tal compreensão. Para atingir esse objetivo, pedimos colaboração aos alunos universitários do curso de graduação em Língua Italiana, da FFLCH/USP. Reunimos os voluntários em três grupos distintos: o primeiro com o uso de dicionário monolíngüe (DM - italiano); o segundo, com o uso de dicionário bilíngüe (italiano/português) e o terceiro sem uso de dicionários. O teste consistiu na leitura de quatro textos, dos quais foram evidenciadas quarenta unidades lexicais, cuja adequada compreensão foi verificada através de teste de múltipla escolha. Os resultados já organizados foram submetidos à análise estatísitca realizada no Centro de Estatística Aplicada, CEA-IME/USP. Além dos resultados estatísticos, a metodologia empregada permitiu ainda observar os elementos presentes nas macro e microestruturas dos dicionários que, segundo a opinião dos estudantes, auxiliaram de fato na compreensão. Os resultados da pesquisa empírica demonstraram o importante papel do dicionário na compreensão das unidades lexicais e, por conseguinte, no processo de ensino e aprendizagem de LE. Além disso, deram subsídios aos estudos de Lexicografia Pedagógica e ao ensino do uso de dicionários em aulas de LEWith a multidisciplinary perspective among the lexicological and lexicographic studies, as well as language teaching, we developed the following thesis, where the main objective is to verify the use of the dictionary in the teaching process of a foreign language (FL), specifically its effects on comprehension skills in the Italian written form. For this purposes, we first addressed the lexicon through the teaching methods of FL and the role of the dictionary in this type of education. Since our focus is comprehension, we described this complex process, mentioning the notions of texts and the creation of concepts. In relation to the lexicographic studies, we approached the creation of dictionaries, the characteristics of the dictionaries used in this research and some issues related to research about the use of dictionaries. Finally, we present our empirical research as a way to answer the question whether the aid of a dictionary leads to differences for such comprehension. To achieve this goal, we asked for volunteers among students enrolled in the undergraduate program of Italian as foreign language at FFLCH/USP. We created three groups of volunteers, the first one with the use of a monolingual dictionary (Italian); the second one with the use of a bilingual dictionary (Italian/Portuguese) and the third one without the use of dictionaries. The test consisted of four texts reading in which forty lexical units were pointed out, and whose proper comprehension was verified by a multiple-choice test. After being reorganized, the results were submitted to the statistical results, the methodology also allowed the acquirement of elements present in both the macro and microstructures of the dictionaries that really helped in comprehension, according to the students opinion. The results of the empirical research demonstrated the important role of the dictionary in comprehending lexical units, and therefore, also in the teaching and learning process of a foreign language. Furthermore, it gave subsidies to the study of Pedagogical Lexicography and teaching of the dictionaries use in FL classesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPais, Maria Aparecida BarbosaZucchi, Angela Maria Tenorio2010-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-15052023-120926/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-15T15:15:55Zoai:teses.usp.br:tde-15052023-120926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-15T15:15:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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