Movimento Escoteiro e Movimento Bandeirante: uma análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156479 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898326.pdf |
Resumo: | O Movimento Escoteiro e o Movimento Bandeirante são propostas de educação não formal que se desenvolvem a nível mundial e que atingem mais de 25 mil associados no estado de São Paulo. A proposta do Movimento Escoteiro visa o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema que prioriza a honra, a partir de uma Promessa e da Lei Escoteira. Já o Movimento Bandeirante tem como missão ajudar no desenvolvimento do potencial máximo de crianças, jovens e adolescentes, como responsáveis cidadãos do mundo, também tendo como base uma Promessa e em leis (Código Bandeirante). A presente pesquisa objetivou, analisar trabalhos científicos (Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações, artigos e monografia relacionados ao Movimento Escoteiro e ao Movimento Bandeirante. Para isso, em um primeiro momento descreve-se como o Movimento Escoteiro e o Movimento Bandeirante organizam propostas, enquanto educação não formal e como podem ter existência, uma vez que ambos ganham vida na base do voluntariado daqueles que assumem a responsabilidade pela formação dos jovens que participam. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa, que objetiva analisar trabalhos científicos sobre o Movimento Escoteiro e Bandeirante. Os documentos analisados foram manuais e regimentos internos de ambos Movimentos. A pesquisa bibliográfica foi realizada nos dois sites nacionais das duas organizações.A leitura da produção científica permitiu definir seis temáticas: 1. O Movimento Escoteiro e a Educação; 2. Crianças e seu desenvolvimento; 3. Questões de gênero, equidade e orientação sexual; 4. Adultos e Grupos Escoteiros; 5. Valores e Formação dos jovens; 6. Unidades de Conservação do meio em que vivemos. Das seis temáticas definidas foram destacadas duas delas por se tratarem de questões polêmicas, por fazerem parte do meu cotidiano e por serem assuntos que precisam ser mostrados ao mundo... |
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