Inglês Instrumental em cursos de graduação na área de ciência da computação: a formação profissional crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28062023-122557/ |
Resumo: | Considerando as transformações que temos vivenciado nos últimos anos, em especial no que concerne à presença das tecnologias digitais nas nossas vidas, propus-me a pensar a formação de bacharéis em Sistemas de Informação (SI), por esse curso estar dentro da grande área de ciência da computação. Em especial, detive-me à formação proporcionada pelo curso de SI ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, Unidade de Ensino de Penedo, onde atuo como docente da disciplina Inglês Instrumental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1994) com alguns procedimentos autoetnográficos (PARDO, 2019; ONO, 2017), inserida no âmbito das pesquisas em Linguística Aplicada Crítica (LAC) (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006; FERRAZ, 2018). Para sua realização, tive como objetivo geral investigar o entendimento acerca do papel do ensino de inglês em cursos da área de ciência da computação, ou seja, como esse ensino tem sido compreendido nos cursos de bacharelado dessa área da UFAL, em especial no curso de SI mencionado, considerando (a) os papeis e as contribuições da língua inglesa nesse currículo; investigando, sobretudo, (b) se esse ensino leva em conta a multimodalidade e o letramento crítico, sendo essas características relevantes na linguagem digital que é foco para os alunos do curso de SI. Para atingi-lo, fiz uso de alguns instrumentos de pesquisa, tais como: levantamento documental por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de SI da Unidade de Ensino de Penedo (UFAL, 2018), do currículo de Referência para os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação (BRASIL, 2016). Ainda, realizei entrevista semiestruturada com o coordenador do curso de SI, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e principal organizador e articulador do PPC de SI de 2018. Por fim, realizei análise do material didático apresentado como bibliografia básica da disciplina Inglês Instrumental para o curso de SI. Todos os dados levantados foram então analisados e os resultados principais apontam que a visão de ensino de inglês presente no projeto pedagógico do curso de SI é instrumental e segue as diretrizes do projeto de ESP no Brasil, datado da década de 1980, o que está alinhado às políticas públicas atuais concernentes à formação de bacharéis na área de ciência da computação. Destarte, o PPC deixa de lado questões relevantes que poderiam fazer parte da formação destes bacharéis, o qual poderia se dar por meio do ensino de inglês. Ainda, a análise realizada nos materiais didáticos presentes na bibliografia básica da disciplina Inglês Instrumental para o curso de SI também confirmou que eles não contemplam a multimodalidade e o letramento crítico, aspectos relevantes de serem trabalhados por meio da língua inglesa na atualidade. Tais resultados apontam para a necessidade de ressignificação da proposta de ensino de língua inglesa em cursos de bacharelado, segundo as premissas dos letramentos. |
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Inglês Instrumental em cursos de graduação na área de ciência da computação: a formação profissional críticaEnglish for specific purposes in undergraduate majors in the area of computer science: critical professional educationEnglish for Specific PurposesInformation SystemsInglês InstrumentalLetramentosLiteraciesMultimodalidadeMultimodalitySistemas de InformaçãoConsiderando as transformações que temos vivenciado nos últimos anos, em especial no que concerne à presença das tecnologias digitais nas nossas vidas, propus-me a pensar a formação de bacharéis em Sistemas de Informação (SI), por esse curso estar dentro da grande área de ciência da computação. Em especial, detive-me à formação proporcionada pelo curso de SI ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, Unidade de Ensino de Penedo, onde atuo como docente da disciplina Inglês Instrumental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1994) com alguns procedimentos autoetnográficos (PARDO, 2019; ONO, 2017), inserida no âmbito das pesquisas em Linguística Aplicada Crítica (LAC) (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006; FERRAZ, 2018). Para sua realização, tive como objetivo geral investigar o entendimento acerca do papel do ensino de inglês em cursos da área de ciência da computação, ou seja, como esse ensino tem sido compreendido nos cursos de bacharelado dessa área da UFAL, em especial no curso de SI mencionado, considerando (a) os papeis e as contribuições da língua inglesa nesse currículo; investigando, sobretudo, (b) se esse ensino leva em conta a multimodalidade e o letramento crítico, sendo essas características relevantes na linguagem digital que é foco para os alunos do curso de SI. Para atingi-lo, fiz uso de alguns instrumentos de pesquisa, tais como: levantamento documental por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de SI da Unidade de Ensino de Penedo (UFAL, 2018), do currículo de Referência para os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação (BRASIL, 2016). Ainda, realizei entrevista semiestruturada com o coordenador do curso de SI, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e principal organizador e articulador do PPC de SI de 2018. Por fim, realizei análise do material didático apresentado como bibliografia básica da disciplina Inglês Instrumental para o curso de SI. Todos os dados levantados foram então analisados e os resultados principais apontam que a visão de ensino de inglês presente no projeto pedagógico do curso de SI é instrumental e segue as diretrizes do projeto de ESP no Brasil, datado da década de 1980, o que está alinhado às políticas públicas atuais concernentes à formação de bacharéis na área de ciência da computação. Destarte, o PPC deixa de lado questões relevantes que poderiam fazer parte da formação destes bacharéis, o qual poderia se dar por meio do ensino de inglês. Ainda, a análise realizada nos materiais didáticos presentes na bibliografia básica da disciplina Inglês Instrumental para o curso de SI também confirmou que eles não contemplam a multimodalidade e o letramento crítico, aspectos relevantes de serem trabalhados por meio da língua inglesa na atualidade. Tais resultados apontam para a necessidade de ressignificação da proposta de ensino de língua inglesa em cursos de bacharelado, segundo as premissas dos letramentos.Considering the transformations that we have experienced in recent years, especially with regard to the presence of digital technologies in our lives, I have proposed to think about the undergraduation of bachelor\'s in information systems (IS), as I understand the course linked to the large area of computing science. In particular, I have focused on the education provided by the IS course offered by the Federal University of Alagoas (UFAL), Arapiraca campus, Penedo Teaching Unit, where I work as a professor of English for Specific Purposes. This is an interpretative qualitative research (MOITA LOPES, 1994) with some autoethnographic procedures (PARDO, 2019; ONO, 2017), within the scope of research in Critical Applied Linguistics (CAL) (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006; FERRAZ, 2018). For its accomplishment, I have had as general objective to investigate the understanding about the role of teaching English in courses in the area of computer science, that is, how this teaching has been understood in the bachelor\'s degree courses in this area at UFAL, especially in the course of IS mentioned, considering (a) the roles and contributions of the English language in this curriculum, investigating, above all, (b) if multimodality and critical literacy have been considered, these being relevant characteristics in the digital language that is the focus for the students of the course of IS. To achieve it, I have made use of some research instruments, such as: documentary research through the analysis of the Pedagogical Project of the IS Course of the Penedo Teaching Unit (UFAL, 2018), of the Reference curriculum for the bachelor\'s degree courses in Information Systems of the Brazilian Computer Society (SBC, 2003) and the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Computing Courses (BRASIL, 2016). Also, I have conducted a semi-structured interview with the IS coordinator, president of the Structuring Teaching Core (STC) and main organizer and articulator of the IS PPC in 2018. Finally, I have performed an analysis of the didactic material presented as a basic bibliography of the English course for the bachelor in IS. All the data collected have then been analyzed and the main results have indicated that the vision of teaching English present in the pedagogical project of the IS course is instrumental and follows the guidelines of the ESP project in Brazil, dating from the 1980s, which is in line with the current public policies concerning the education of bachelors in the area of computer science. Thus, it leaves aside relevant issues that could be part of the education of these bachelors, which could take place through the teaching of English. Still, the analysis carried out on the teaching materials of the basic bibliography of the English course for the IS bachelor course have also confirmed that they do not include multimodality and critical literacy, relevant aspects which could be worked through the English language today. These results point to the need to reframe the proposal for teaching English in bachelor\'s courses, according to the premises of literacies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMór, Walkyria Maria MonteNascimento, Laudo Natel do2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28062023-122557/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-28T15:32:25Zoai:teses.usp.br:tde-28062023-122557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-28T15:32:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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