Os sentidos da escola pública para os segmentos de classes subalternizadas: possíveis significados do sucesso-fracasso escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-17052023-112325/ |
Resumo: | A presente investigação se debruça sobre um macro tema caro à educação brasileira, que são as desigualdades que se manifestam e se efetivam nos processos de escolarização. Se por um viés, a escola pode ser compreendida como o espaço-tempo da reflexão crítica, por outras diferentes perspectivas, pode-se falar em uma Instituição social que concorre para a manutenção do status quo. É desse embate, que se delineou o tema da presente pesquisa, voltando-se à compreensão dos significados e sentidos que a noção de sucesso-fracasso escolar pode assumir na contemporaneidade para os segmentos de classes subalternizadas. Na exploração do tema central, outros três tópicos também figuram como fundamentais: a relação com o saber, os sentidos da escola e a possibilidade de ressignificação do conceito tradicional de fracasso escolar. Admite-se que significados e sentidos da escola devem ser pensados em correlação com a realidade vivida e, portanto, são os educandos os agentes capazes de explicitar quais são estes sentidos que permeiam a escola. Nessa esteira, um dos motes da pesquisa não é determinar se a escola pública republicana de massas é ou não dotada de sentido para as classes subalternizadas, mas sim, reconhecer quais são os fatores ou características, eventos ou fenômenos, que levam esses segmentos a atribuir sentidos específicos à escola. Nestes termos, o objetivo central da pesquisa é identificar, analisar e compreender os possíveis significados que o fracasso escolar pode assumir para estudantes de segmentos de classes subalternizadas, a partir de considerações sobre a articulação entre práticas escolares e conjuntura social. Finalmente, a pesquisa tem caráter qualitativo-descritivo, fundamentando-se em princípios indutivos, ao partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica sobre o concreto em busca de possíveis generalizações. A pesquisa empírica foi desenvolvida ao longo de dois meses, entre junho e julho de 2021, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da zona norte da cidade de São Paulo, localizada no distrito da Brasilândia, em um Centro Educacional Unificado CEU, a partir de acompanhamento diário de quatro turmas de nono ano, orientando-se por princípio etnográficos de observação participante, entrevistas em profundidade semiestruturadas e registro em caderno de campo. A cada semana, se revezavam intercaladamente em aulas presenciais e aulas remotas, o que definia uma média de 15 estudantes em cada grupo, mas que considerando as faltas, resultava em uma média de 10 a 12 adolescentes por grupo. Ainda na investigação empírica, considerou-se os princípios etnometodológicos, assim como considerações acerca da fenomenologia da percepção. Para a abordagem de análise, as principais referências foram a psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski e a praxiologia ou teoria estrutural-construtivista de Pierre Bourdieu, sempre no horizonte do materialista histórico-dialética de Karl Marx e Friedrich Engels. Destarte, como identificado na pesquisa de campo, um possível resultado encontrado foi que ainda existe entre os estudantes de classes subalternizadas, uma noção de correlação da escolaridade com empregos menos precarizados, evidenciado em discursos como de ingresso nas forças armadas ou da possibilidade de continuar os estudos após a conclusão da educação básica, em cursos técnicos ou superior. Por outra parte, deve- se mencionar que também foi recorrente falas em que reconhece a escolarização como uma obrigatoriedade, o que pode significar pouca identificação do estudante com o processo. |
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Os sentidos da escola pública para os segmentos de classes subalternizadas: possíveis significados do sucesso-fracasso escolarThe meanings of public school for subaltern class segments: possible meanings of school failure successFracasso escolarRelação com o saberRelationship with knowledgeSchool failureSegmento de classes subalternizadasSenses of the schoolSentidos da escolaSubaltern classes segmentA presente investigação se debruça sobre um macro tema caro à educação brasileira, que são as desigualdades que se manifestam e se efetivam nos processos de escolarização. Se por um viés, a escola pode ser compreendida como o espaço-tempo da reflexão crítica, por outras diferentes perspectivas, pode-se falar em uma Instituição social que concorre para a manutenção do status quo. É desse embate, que se delineou o tema da presente pesquisa, voltando-se à compreensão dos significados e sentidos que a noção de sucesso-fracasso escolar pode assumir na contemporaneidade para os segmentos de classes subalternizadas. Na exploração do tema central, outros três tópicos também figuram como fundamentais: a relação com o saber, os sentidos da escola e a possibilidade de ressignificação do conceito tradicional de fracasso escolar. Admite-se que significados e sentidos da escola devem ser pensados em correlação com a realidade vivida e, portanto, são os educandos os agentes capazes de explicitar quais são estes sentidos que permeiam a escola. Nessa esteira, um dos motes da pesquisa não é determinar se a escola pública republicana de massas é ou não dotada de sentido para as classes subalternizadas, mas sim, reconhecer quais são os fatores ou características, eventos ou fenômenos, que levam esses segmentos a atribuir sentidos específicos à escola. Nestes termos, o objetivo central da pesquisa é identificar, analisar e compreender os possíveis significados que o fracasso escolar pode assumir para estudantes de segmentos de classes subalternizadas, a partir de considerações sobre a articulação entre práticas escolares e conjuntura social. Finalmente, a pesquisa tem caráter qualitativo-descritivo, fundamentando-se em princípios indutivos, ao partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica sobre o concreto em busca de possíveis generalizações. A pesquisa empírica foi desenvolvida ao longo de dois meses, entre junho e julho de 2021, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da zona norte da cidade de São Paulo, localizada no distrito da Brasilândia, em um Centro Educacional Unificado CEU, a partir de acompanhamento diário de quatro turmas de nono ano, orientando-se por princípio etnográficos de observação participante, entrevistas em profundidade semiestruturadas e registro em caderno de campo. A cada semana, se revezavam intercaladamente em aulas presenciais e aulas remotas, o que definia uma média de 15 estudantes em cada grupo, mas que considerando as faltas, resultava em uma média de 10 a 12 adolescentes por grupo. Ainda na investigação empírica, considerou-se os princípios etnometodológicos, assim como considerações acerca da fenomenologia da percepção. Para a abordagem de análise, as principais referências foram a psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski e a praxiologia ou teoria estrutural-construtivista de Pierre Bourdieu, sempre no horizonte do materialista histórico-dialética de Karl Marx e Friedrich Engels. Destarte, como identificado na pesquisa de campo, um possível resultado encontrado foi que ainda existe entre os estudantes de classes subalternizadas, uma noção de correlação da escolaridade com empregos menos precarizados, evidenciado em discursos como de ingresso nas forças armadas ou da possibilidade de continuar os estudos após a conclusão da educação básica, em cursos técnicos ou superior. Por outra parte, deve- se mencionar que também foi recorrente falas em que reconhece a escolarização como uma obrigatoriedade, o que pode significar pouca identificação do estudante com o processo.The present investigation deals with macro and essencial theme to the Brazilian education, which are the inequalities that manifest and take effect in schooling processes. If from a certain bias, the school can be understood as the space-time of critical reflection, from other different perspectives, we can see it as social institution that contributes to the maintenance of the status quo. From this discussion the theme of the present research was delineated, surching the understanding of the meanings and senses that the notion of school success-failure can assume in contemporary times for segments of subaltern classes. In exploring the central theme, three other topics are also fundamental: the knowledge\'s approach, the meanings of school and the possibility of reframing the traditional concept of school failure. It is admitted that the meanings and the senses of the school must be considered in correlation with the lived reality and, therefore, the students are the agents capable of explaining which are these meanings that permeate the school. The motto of the research is not to determine whether or not the mass republican public school is endowed with meaning for the subaltern classes, but rather, to recognize what are the factors or characteristics, events or phenomena, that lead these segments to attribute specific meanings to the school. In these terms, the central objective of the research is to identify, analyze and understand the possible meanings that school failure can assume for students from segments of subaltern classes, based on considerations about the articulation between school practices and social conjuncture. Finally, the research has a qualitative-descriptive character, based on inductive principles, based on bibliography and empirical research on the concrete, avoiding possible generalizations. The empirical research was carried out over two months, between June and July 2021, in a Municipal Elementary School in the northern of the city of São Paulo, located in the Brasilândia district, in a \"Centro de Educação Unificada\"- CEU, in a daily follow-up of four ninth grade classes, guided by the ethnographic principle of participant observation, in-depth semi-structured interviews and recording in a notebook. Each week, they took turns in face-to-face classes and remote classes, which defined an average of 15 students in each group, but considering absences, we had an average of 10 to 12 adolescents per group. Still in the empirical investigation, the ethnomethodological principles were considered, as well as considerations about the phenomenology of perception. For the analysis approach, the main references were the historical-cultural psychology of Lev Vygotsky and the praxiology or structural-constructivist theory of Pierre Bourdieu, always in the horizon of the materialism historical-dialectics of Karl Marx and Friedrich Engels. Thus, as identified in the field research, a possible result found was that there is still among students from subalternized classes, a notion of correlation of schooling with less precarious jobs, evidenced in discourses such as joining the armed forces or the possibility of continuing studies after the completion of basic education, in technical courses or higher. On the other hand, it should be mentioned that there were also recurrent speeches in which he recognizes schooling as an obligation, which may mean little identification of the student with the process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Teresa Cristina Rebolho Rego dePereira, Wellington de Carvalho2023-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-17052023-112325/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-22T21:42:49Zoai:teses.usp.br:tde-17052023-112325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-22T21:42:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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