Representações de manifestações artistas populares do sertão caririense no cinema de Rosemberg Cariry (Ceará, 2006)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Rosemary Alves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28082024-092324/
Resumo: A presente pesquisa investiga as representações das manifestações artísticas populares, do Sertão do Cariri no Sul do Ceará, construídas no cinema contemporâneo do cineasta cearense Rosemberg Cariry (2006). A intenção central do trabalho é analisar o filme longa-metragem de ficção Cine Tapuia (2006), com o objetivo de interpretar os usos da história nas imagens cinematográficas do diretor/produtor, como estratégias para as oportunas ressignificações das representações fílmicas e fortalecimento das identidades culturais cearense, ou das cearensidades, na contemporaneidade. O interesse pelo objeto surgiu após constatarmos que as representações das identidades cearenses têm sido elaboradas de formas estereotipadas, em grande parte da produção do cinema nacional, e das demais áreas das artes. O estudo está situado no campo da História Cultural e das reflexões sobre as relações entre o cinema e a história, e desenvolvido em diálogo com os conceitos de Marc Ferro (1992), Roger Chartier (1995), Michel de Certeau (2012), Néstor Garcia Canclini (2003), Robert Rosenstone (2015). Concluímos que o cineasta Rosemberg Cariry tem utilizado, no seu cinema autoral, os saberes e narrativas da história para, por meio de processos de hibridação e de produção de significados e dos bens simbólicos, renovar e divulgar as representações sobre as artes e a cultura cearense.
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