Corpo-identidade: leituras, práticas e vivências na formação de professores em diferentes licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marisa Helena Silva Farah
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-06122011-160957
Resumo: Este trabalho investiga os limites e as possibilidades de discussão do tema Corpoidentidade sob as seguintes vertentes: experiências das modificações corporais e experiências identitárias virtuais, sendo ambas focadas na relação professor-aluno. Essas experiências foram discutidas por meio de leituras, práticas e vivências aqui denominadas tríade metodológica para a formação de professores nas diferentes licenciaturas (Português, Matemática, História etc.). A discussão da proposta foi feita a partir de um curso de difusão cultural intitulado: Corpo-Identidade, Didática e Adolescência, realizado em 2010 na Faculdade de Educação da USP FEUSP. Os dados da pesquisa advêm da produção escrita e dos relatos espontâneos das alunas participantes que foram obtidos pelos instrumentos: pergunta final, questionário on line, avaliação institucional, atividade de mapeamentos e observações da pesquisadora durante o curso. A tríade metodológica se apoia nos estudos de Michel Foucault e Maurice Merleau-Ponty para tratar dos termos corpo e corporeidade e as implicações na relação corpo-identidade, abrangendo as questões sobre o corpo em seus processos de subjetivação e o corpo em seus processos de percepção. Os resultados do trabalho para a formação de professores especialistas apontam para os seguintes aspectos: a) a necessidade de incluir o tema Corpo na formação do professor especialista, buscando temáticas que possam realizar um enlace com o período da adolescência e suas implicações com a contemporaneidade; b) a importância de realizar um trabalho articulado entre leituras, práticas e vivências, que permita ao professor o encontro com seu corpo e com o corpo do outro; c) promover um exercício de desnaturalização do olhar do professor sobre os sujeitos-corpos que são seus alunos, por meio de atividade de observação no local de atuação, de modo a possibilitar a formulação de perguntas sobre o que se observou; e d) a necessidade de discussão de políticas que contemplem a reorganização dos espaços e tempos para o tema Corpo nas instituições de formação.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Corpo-identidade: leituras, práticas e vivências na formação de professores em diferentes licenciaturas Body-identity: lectures, practices and experiences in teacher training within different disciplines. 2011-09-02Cecilia Hanna MateLuiza Helena da Silva ChristovKathya Maria Ayres de GodoyKatia RubioMarcos Ferreira dos SantosMarisa Helena Silva FarahUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR adolescence adolescência body corpo didactics didática identidade identity licenciatura teacher training disciplines Este trabalho investiga os limites e as possibilidades de discussão do tema Corpoidentidade sob as seguintes vertentes: experiências das modificações corporais e experiências identitárias virtuais, sendo ambas focadas na relação professor-aluno. Essas experiências foram discutidas por meio de leituras, práticas e vivências aqui denominadas tríade metodológica para a formação de professores nas diferentes licenciaturas (Português, Matemática, História etc.). A discussão da proposta foi feita a partir de um curso de difusão cultural intitulado: Corpo-Identidade, Didática e Adolescência, realizado em 2010 na Faculdade de Educação da USP FEUSP. Os dados da pesquisa advêm da produção escrita e dos relatos espontâneos das alunas participantes que foram obtidos pelos instrumentos: pergunta final, questionário on line, avaliação institucional, atividade de mapeamentos e observações da pesquisadora durante o curso. A tríade metodológica se apoia nos estudos de Michel Foucault e Maurice Merleau-Ponty para tratar dos termos corpo e corporeidade e as implicações na relação corpo-identidade, abrangendo as questões sobre o corpo em seus processos de subjetivação e o corpo em seus processos de percepção. Os resultados do trabalho para a formação de professores especialistas apontam para os seguintes aspectos: a) a necessidade de incluir o tema Corpo na formação do professor especialista, buscando temáticas que possam realizar um enlace com o período da adolescência e suas implicações com a contemporaneidade; b) a importância de realizar um trabalho articulado entre leituras, práticas e vivências, que permita ao professor o encontro com seu corpo e com o corpo do outro; c) promover um exercício de desnaturalização do olhar do professor sobre os sujeitos-corpos que são seus alunos, por meio de atividade de observação no local de atuação, de modo a possibilitar a formulação de perguntas sobre o que se observou; e d) a necessidade de discussão de políticas que contemplem a reorganização dos espaços e tempos para o tema Corpo nas instituições de formação. This study investigates the limits and possibilities of the Body-identity as a topic for discussion, under the following headings: experiences of bodily modifications and virtual identity experiences, both of which are aimed at the teacher-student relationship. These experiences were discussed through readings, practices and real life experiences described here as the triad methodology for teacher training in different disciplines (Portuguese, Mathematics, History etc.). This proposed discussion came about through a cultural dissemination course entitled: Body-Identity, Didactics and Adolescents, held in 2010 at the Faculty of Education, São Paulo University FEUSP. The research data was chosen from written material and from spontaneous comments made by participating students, and was obtained by using the following criteria: final question, on-line questionnaire, institutional assessment, mapping activities, and the researchers observations during the course. The triad methodology is supported by the studies of Michel Foucault and Maurice Merleau-Ponty in the treatment of the terms body and corporality and the implications of the body-identity relationship, covering those issues regarding the body in its subjectivation processes and the body in its perception processes. The results of the study work for specialist teacher training points to the following aspects: a) The need of including the Body as a topic in specialist teacher training, seeking themes that can produce a bond between the period of adolescence and its implications with the contemporaneity; b) the importance of carrying out a well articulated work encompassing readings, practices and real life experiences, that allows the teacher to discover his own body and that of the other; c) to promote an exercise allowing the denaturalization of the teacher views on the body-subjects who are his students, by means of the activity of in situ observation activity, so as to permit the arising of questions about these observations; d) the need to discuss policies that contemplate the reorganization of spaces and times for the Body topic within teaching institutions. https://doi.org/10.11606/T.48.2011.tde-06122011-160957info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:21:30Zoai:teses.usp.br:tde-06122011-160957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:15:07.283188Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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