Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Priscila Nobre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-10102022-154819/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar as dificuldades com as quais as crianças se deparam no processo de escolarização, especialmente no que tange a aquisição da leitura e a escrita. No trabalho com atendimento clínico de crianças encaminhadas por escolas municipais de ensino fundamental de São Paulo, cujas queixas dirigidas ao profissional da psicologia/psicanálise referem-se aos impasses no processo de alfabetização, deparamo-nos com um mal-estar que espreita o âmbito social da criança, e faz enigma para educadores e familiares. A presente pesquisa dedica-se, então, a abordar o letramento a partir do embasamento teórico psicanalítico. De acordo com o conceito de Letra para Jacques Lacan, é possível pensar que o letramento se dará no processo de constituição do sujeito em três momentos distintos: 1) enquanto é um bebê, cuidado e investido libidinalmente por aquele que exerce a função materna; 2) ao longo da aquisição da fala; 3) e durante a alfabetização. Buscaremos nos aprofundar no estudo das relações entre esses momentos no intuito de contemplar a dimensão subjetiva presente no processo de alfabetização, e abordarmos as dificuldades das crianças no domínio da língua escrita. Para isso, investigaremos como alguns elementos presentes na poética oferecem novas possibilidades de posicionamento e intervenção do psicanalista diante da convocação que lhe é dirigida, tanto no âmbito da prática clínica como na extensão de seus efeitos para o espaço escolar, para os profissionais envolvidos na prática da alfabetização
id USP_70445c126a737b5cf3afd0d69320c8c6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10102022-154819
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  Literacy and poetics: a psychoanalytic interpretation from The obstacles of schoolingEducaçãoEducationLetramentoLiteracyPoéticaPoeticsPsicanálisePsychoanalysisEste trabalho tem como objetivo abordar as dificuldades com as quais as crianças se deparam no processo de escolarização, especialmente no que tange a aquisição da leitura e a escrita. No trabalho com atendimento clínico de crianças encaminhadas por escolas municipais de ensino fundamental de São Paulo, cujas queixas dirigidas ao profissional da psicologia/psicanálise referem-se aos impasses no processo de alfabetização, deparamo-nos com um mal-estar que espreita o âmbito social da criança, e faz enigma para educadores e familiares. A presente pesquisa dedica-se, então, a abordar o letramento a partir do embasamento teórico psicanalítico. De acordo com o conceito de Letra para Jacques Lacan, é possível pensar que o letramento se dará no processo de constituição do sujeito em três momentos distintos: 1) enquanto é um bebê, cuidado e investido libidinalmente por aquele que exerce a função materna; 2) ao longo da aquisição da fala; 3) e durante a alfabetização. Buscaremos nos aprofundar no estudo das relações entre esses momentos no intuito de contemplar a dimensão subjetiva presente no processo de alfabetização, e abordarmos as dificuldades das crianças no domínio da língua escrita. Para isso, investigaremos como alguns elementos presentes na poética oferecem novas possibilidades de posicionamento e intervenção do psicanalista diante da convocação que lhe é dirigida, tanto no âmbito da prática clínica como na extensão de seus efeitos para o espaço escolar, para os profissionais envolvidos na prática da alfabetizaçãoThis research aims to approach the difficulties that children face in the process of schooling, especially regarding the acquisition of reading and writing. Working with clinical practice of children referred by the municipal elementary school of São Paulo, whose complaints addressed to the professional of psychoanalysis refer to the obstacles in literacy process, we face a malaise that surrounds the social scope of the child, and presents itself as an enigma for educators and relatives. The present research is dedicated to approaching literacy from the theoretical basis of psychoanalysis. According to the concept of Letter discussed by Jacques Lacan, it is possible to think that literacy will occur in the process of constitution of the subject in three distinct moments: 1) while a baby, cared for and invested libidinally by the one who exercises the maternal function ; 2) over the acquisition of speech 3) and during literacy. We will seek to deepen the study of the relations between these three moments in order to contemplate the subjective dimension present in the literacy process, and to address the difficulties of children in the domain of written language. For this, we will investigate how some elements present in poetics offer new possibilities of positioning and intervention of the psychoanalyst before the requests addressed to him, so much in the scope of clinical practice as in the extension of their effects to school space, to professionals involved in literacyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDunker, Christian Ingo LenzDavid, Priscila Nobre2022-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-10102022-154819/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-04T19:02:20Zoai:teses.usp.br:tde-10102022-154819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-04T19:02:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
Literacy and poetics: a psychoanalytic interpretation from The obstacles of schooling
title Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
spellingShingle Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
David, Priscila Nobre
Educação
Education
Letramento
Literacy
Poética
Poetics
Psicanálise
Psychoanalysis
title_short Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
title_full Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
title_fullStr Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
title_full_unstemmed Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
title_sort Letramento e poética: uma leitura psicanalítica a partir dos impasses da escolarização  
author David, Priscila Nobre
author_facet David, Priscila Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dunker, Christian Ingo Lenz
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Priscila Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Letramento
Literacy
Poética
Poetics
Psicanálise
Psychoanalysis
topic Educação
Education
Letramento
Literacy
Poética
Poetics
Psicanálise
Psychoanalysis
description Este trabalho tem como objetivo abordar as dificuldades com as quais as crianças se deparam no processo de escolarização, especialmente no que tange a aquisição da leitura e a escrita. No trabalho com atendimento clínico de crianças encaminhadas por escolas municipais de ensino fundamental de São Paulo, cujas queixas dirigidas ao profissional da psicologia/psicanálise referem-se aos impasses no processo de alfabetização, deparamo-nos com um mal-estar que espreita o âmbito social da criança, e faz enigma para educadores e familiares. A presente pesquisa dedica-se, então, a abordar o letramento a partir do embasamento teórico psicanalítico. De acordo com o conceito de Letra para Jacques Lacan, é possível pensar que o letramento se dará no processo de constituição do sujeito em três momentos distintos: 1) enquanto é um bebê, cuidado e investido libidinalmente por aquele que exerce a função materna; 2) ao longo da aquisição da fala; 3) e durante a alfabetização. Buscaremos nos aprofundar no estudo das relações entre esses momentos no intuito de contemplar a dimensão subjetiva presente no processo de alfabetização, e abordarmos as dificuldades das crianças no domínio da língua escrita. Para isso, investigaremos como alguns elementos presentes na poética oferecem novas possibilidades de posicionamento e intervenção do psicanalista diante da convocação que lhe é dirigida, tanto no âmbito da prática clínica como na extensão de seus efeitos para o espaço escolar, para os profissionais envolvidos na prática da alfabetização
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-10102022-154819/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-10102022-154819/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256924597256192